Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CANTINHO DO DESABAFO : Leitor de Esperança na Paraíba escreve, desabafa, e nós publicamos

efem

Candidatei-me ao cargo de diretor escolar, visto que há eleições para o cargo no Estado, mas o processo foi cheio de confusões, primeiramente  a comissão eleitoral da escola impugnou minha chapa sem nenhum motivo comprovado nem ofertar chance de defesa, tive que recorrer à justiça e, através de um Mandado de Segurança, retornei à disputa, mas a diretora da época liberou as aulas por dois dias para que eu não comunicasse aos alunos o retorno, mesmo assim venci a disputa, o que prova que a comunidade escolar não aprovava tais práticas de injustiça e perseguição, típicas do tempo coronelismo.

Pois bem, insatisfeita, a comissão eleitoral anulou a eleição e anunciou novo pleito, fui à justiça mais uma vez e esta suspendeu o novo ato ilegal. Enquanto isso a Secretária de Educação permanecia inerte assistindo aos acontecimentos.

Com o fim do mandato da gestão, o Governo do Estado nomeou uma gestão interina, sob a justificativa de que precisava analisar o caso. Passaram-se nove meses, e a Secretária de Educação Márcia Lucena só emitiu um parecer em agosto de 2013, e para espanto geral decidiu nomear apenas os vice-diretores para manter no cargo a gestora que é correligionária política do governador na cidade de Esperança.

Como todos sabem a chapa é indivisível, se houvesse irregularidade toda ela seria impugnada e não apenas um membro. Embora haja uma decisão judicial transitada em julgado garantindo a inscrição da chapa, ela foi quebrada pela decisão, o que faz sugerir perseguição política por eu ter feito críticas e cobrado o procurador da educação e a secretária de educação pela morosidade.

Para justificar tal aberração, alegaram uso do facebook para realizar propaganda antecipada, quando o edital que rege o pleito não abordava o tema, era omisso, além disso, o próprio TSE já decidiu que conversas informais com amigos e seguidores em redes sociais não caracterizam propaganda, mas precisava-se de um motivo para mascarar a perseguição. Ressalte-se que se trata de um material impresso cheio de edições e uso de corretivo que utilizaram para fundamentar a questão. Dessa forma tive que recorrer novamente à justiça solicitando posse, mas como é contra um órgão público, os prazos são diferenciados, e o processo ainda tramita, enquanto isso passa o tempo e o voto popular foi jogado no lixo. Então fica o questionamento: Por que realizar eleições se não se respeita o resultado das urnas? Foi este o grande salto que a Paraíba deu na educação?

A Secretaria de Educação já está no terceiro ocupante, pois os dois anteriores renunciaram sob denúncias e suspeitas de escândalos, como se noticiou na imprensa, vimos ocorrerem acusações de empresários de que o procurador da educação cobrava propina nas escolas, vimos o deputado João Henrique afirmar que a Secretária de Educação era como “Santo em quarto de rapariga, que vê tudo e nada diz”.

Na minha escola há denúncias contra a ex-gestora, por assédio moral, irregularidade na prestação de contas, massacre e perseguição e a secretária não toma providências deixando a escola e os alunos à mercê das brigas políticas. Então, afinal, a sociedade quer saber o que se passa na Secretaria de Educação da Paraíba. É preciso que se abra essa caixa preta, pois estão brincando com coisa séria. Enquanto isso Ministério Público e Assembleia legislativa se calam, é tudo muito lento e assim os crimes prescrevem sem punição, o que é um estímulo à impunidade.

leitorLeonardo Araújo Diniz – EEEFM Monsenhor José da Silva Coutinho

Esperança  – PB