AS MULHERES DO TALHADO MANTÉM ACESA A TRADIÇÃO DE LOUCEIRAS

AS MULHERES DO TALHADO MANTÉM ACESA A TRADIÇÃO DE LOUCEIRAS

As louceiras do Quilombo do Talhado produzem artigos em cerâmica há gerações. O ofício vem sendo repassado de mãe para filha, desde quando as primeiras quilombolas habitaram a Serra de Santa Luzia – PB, há mais de um século.

A matéria-prima utilizada para a produção das louças é o barro extraído de um sítio da região, que passa por um delicado processo de dessalgue, para alcançar a consistência de argila, ideal para modelagem das peças.

A produção migrou da zona urbana (no alto da serra), para a “parte de baixo” (no bairro São José, próximo a região central da cidade) há muitos anos, dadas as melhores condições de trabalho e mercado, existentes na zona urbana de Santa Luzia.

Lá elas fundaram a Associação de Louceiras Negras da Serra do Talhado: No local, foi instalado um galpão que serve como oficina para produção, venda e armazenamento das mercadorias fabricadas, tradicionalmente por mulheres, que incluem peças como:
– panelas,
– pratos,
– travessas
– tigelas,
– vasos
– cofrinhos,
– oratórios para imagens de santo
…E muito mais!

O ofício é bem árduo, exige muita habilidade e cuidado, dada a fragilidade das peças. Além disso, envolve uma série de etapas, como:
– coleta de barro;
– dessalgue do barro,
– maceração do barro em argila,
– moldagem de peças,
– modelagem,
– cozimento (são assadas num forno),
– raspagem,
– polimento
…Até a finalização do artigo doméstico.

Muitas das artesãs, levam a atividade como principal fonte de renda. Manter viva a tradição do ofício de louceira não é uma tarefa fácil, mas o amor pela ancestralidade e a paixão pelo ofício tem sido o combustível destas trabalhadoras, que vêm conquistando novos públicos e parcerias.

No próximo domingo (dia 27), haverá exposição e comercialização das peças produzidas pelas louceiras do Talhado, além de artesanato, gastronomia dos demais quilombos e apresentações artísticas, no 2º Festival de Cultura Quilombola da Paraíba

Vai ser lindo!

REALIZAÇÃO:
Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB)

APOIO:
Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana
Prefeitura Municipal de Santa Luzia

https://www.instagram.com/reel/ClU2g_0Dv6m/?igshid=MDJmNzVkMjY=