Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Algodão orgânico paraibano e Moda Sustentável participam de encontro em Brasília pelo fortalecimento da cadeia produtiva

A cotonicultura orgânica do Estado da Paraíba esteve em evidência durante encontro de lideranças com ações permanentes pelo fortalecimento da cadeia produtiva do algodão orgânico no estado e região em reunião com o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Brasília, Jorge Viana.

O encontro aconteceu no último dia 09 e dentre as lideranças participantes destaque para o prefeito da cidade de Ingá, Agreste paraibano, Robério Burity, que no coletivo expositor apresentou o sequenciado trabalho com o algodão no município e na região do Agreste. “Como resultado da reunião, o presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, tomou conhecimento das peculiaridades deste segmento da moda sustentável na indústria da moda brasileira e prometeu a visita ao estado para conhecer a cadeia produtiva. Declarou ainda que irá para a Paraíba ‘o mais breve possível’. Ainda não há data oficial, mas a ideia é visitar os campos de algodão em Ingá em março deste ano”, explica a assessoria da Associação Brasileira da Moda Sustentável (Abrimos), que tem como diretora presidenta, Francisca Vieira, articuladora e participante do evento. “Francisca Vieira é reconhecida pela articulação na inserção do algodão colorido e orgânico da Paraíba na indústria da moda nacional e internacional por meio da marca Natural Cotton Color e do Projeto Algodão Paraíba”, reforça aquela assessoria.

Já o gestor Robério Burity colocou sua intensão continuar a luta pelo fortalecimento da discussão pela Inserção da Paraíba no Mapa da Rota da Moda Criando o Polo MODA SUSTENTÁVEL no Estado da Paraíba em Ingá; incentivar o fortalecimento da produção do algodão na agricultura familiar, produção têxtil, produção da Renda Renascença, dentre outras ações na cadeia da cotonicultura sustentável.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom