Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ACVPB CHAMADA PARA SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO: “As gigantes lições do Coronavírus”

 

ACVPB

CHAMADA PARA SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO:

“As gigantes lições do Coronavírus”

 

Atenção, poetas cordelistas de todo o país, amantes da cultura popular:

 

            A exemplo do que foi feito quando do CORDEL COLETIVO “O drama de Mariana e Brumadinho sob o olhar da poesia”, de ampla repercussão nacional e reconhecida aceitação do público, o poeta Marconi Araújo, presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), lança agora, com apoio logístico decisivo desta entidade que preside, mais um novo e importante desafio:

 

Cordel Coletivo Virtual para divulgação gradativa e imediata nas redes sociais e impressão física futura, intitulado AS GIGANTES LIÇÕES DO CORONAVÍRUS, contendo mote de sua autoria, assim descrito: “A lição do corona é tão gigante / Que é marcante pra toda geração”. Na mesma linha, lança o Sarau Virtual “As gigantes lições do Coronavírus” como outro produto componente deste projeto apoiado pela ACVPB.

 

            A ideia é que seja apresentada, por poetas cordelistas de todo o país interessados nesta temática e iniciativa, uma única estrofe escrita e se possível também declamada, enfatizando um ou mais aspectos positivos, marcantes e significativos que se possa extrair deste difícil momento por todos enfrentado no mundo inteiro (atitudes, comportamentos, ações concretas, o que se deva fazer ou não fazer para o bem comum em face desta pandemia, etc). Enfim, quais as lições que ficam dos gestos dignificantes percebidos no nosso país e em todo o universo, fundamentais para o conhecimento e reflexão profunda desta e das futuras gerações.

 

            O poeta Marconi Araújo enfatiza, por oportuno, que o foco não será, ressalte-se, “trazer à baila exibições ou discussões de natureza político-partidária, mas, fundamentalmente, exaltar as medidas de solidariedade e demais gestos do bem compartilhados mundo afora por ocasião da pandemia do COVID-19, assim como outras atitudes percebidas como de elevada significância, através das quais se possa extrair aspectos essenciais à observância fiel do princípio universal de zelo e respeito à dignidade humana.

 

            Os interessados podem começar a glosar suas décimas no mote proposto, hipótese interpretada como demonstração positiva de autorização para inserção no cordel coletivo (apenas uma estrofe, observados os aspectos de métrica/rima/oração) e encaminhar seus versos, preferencialmente, para o WhatsApp do poeta presidente da ACVPB, sob número (83)99307-4525, ou para qualquer um dos grupos zap de que este participa, contendo: nome do poeta, cidade e estado de nascimento, o que poderá ser feito também através de email ([email protected]).

 

            Aqueles que encaminharem vídeo em torno de um minuto expondo sua estrofe, identificação pessoal e cidade/estado de nascimento, terá sua exibição destacada em canal do YouTube e no sítio eletrônico da ACVPB (www.academiadecordel.com.br) , entidade parceira desta iniciativa, assim como na página da academia no Facebook, além da exibição diária, por ordem de apresentação dos trabalhos, na página do instagram intitulada #cordelemrede. Assim, através do YouTube, Facebook, sítio eletrônico e Instagram, o Sarau Virtual “AS GIGANTES LIÇÕES DO CORONAVÍRUS” ocorrerá diariamente por ocasião deste período de isolamento social, alimentando-se as redes sociais com mensagens positivas e edificantes, que é a proposta do projeto em apreço, tomando como base o mote sugerido pelo poeta Marconi Araújo.

 

            O cordel coletivo virtual e físico, com previsão de divulgação gradativa e imediata nas redes sociais e de impressão física futura e oportuna, terá capa com xilogravura a cargo do exímio poeta e renovado xilogravurista Marcelo Soares, devendo contar com um máximo de 64 estrofes, podendo ser ampliado a critério da organização do projeto em tela. Vários lançamentos presenciais regulares e periódicos da ACVPB abrigarão oportunamente o cordel coletivo, dentre os quais o “Cordel no Museu”, em Campina Grande, e o “Poemas e Cantos da Cidade”, em João Pessoa, realizados em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba e o Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, respectivamente, assim como outros programas culturais assemelhados e canais de comunicação disponíveis.

 

            Por tratar-se de cordel coletivo duplo com xilogravura, composto de 16 páginas e 64 estrofes, consoante estimativa da organização do projeto cultural sob exame, o investimento, eminentemente para fins de impressão física e remessa oportuna pelos correios, de 20 exemplares, corresponderá ao valor simbólico de R$ 65 reais, uma vez que desprovido de qualquer interesse de lucro. A ordem dos primeiros 64 depósitos garantirá a participação no material impresso, especialmente. A seguir, dados para depósito e datas programadas. Fiquem atentos. Viva a cultura popular!

 

            Conta para Depósito: Banco do Brasil S/A – Agência 1617-9 – CC 307.101-4 – CPF 930.190.684-87 – Idalma Silva de Arroxelas Macedo Pereira – Valor de R$ 65 reais.

            Data-limite para envio da estrofe e depósito: 08/04/2020.

            Impressão prevista de até 1500 exemplares: 15/04/2020.

 

João Pessoa (PB), 30 de março de 2020.

 

            Saudações poéticas,

                                                        Poeta Marconi Araújo

                                                        Presidente da ACVPB