Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A Paraíba comemora nesta quarta-feira (17) o Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira. Criado há quase 12 anos para homenagear as comunidades negras e sua forte presença na cultura local.

A Paraíba comemora nesta quarta-feira (17) o Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira. Criado há quase 12 anos para homenagear as comunidades negras e sua forte presença na cultura local.

A Lei 8.776 de 15 de abril de 2009 incluiu no Calendário Oficial do Estado da Paraíba o “DIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA”, a ser comemorado sempre no DIA 17 DE MARÇO.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) é a responsável por manter e estimular a preservação dos elementos culturais e históricos das comunidades afro-brasileiras, sobretudo, por 40 quilombos espalhados pelo Estado, além de expressões culturais que estão presentes em vários campos das artes e da religião, como os cultos religiosos de matriz africana.

Nessas comunidades, as características principais são:
– Apego às coisas da terra;
– Paixão pela cultura ancestral; e,
– Força em preservar as tradições entre as gerações.

Caiana dos Crioulos, localizada no município de Alagoa Grande, a 120 km da Capital, é a principal comunidade quilombola em território paraibano e uma das 13 comunidades legítimas no país, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares. Lá vivem cerca de 900 pessoas.

Uma das ações culturais do Estado de incentivo à promoção da Cultura Afro-Brasileira é a realização do “Festival Quilombola”, que reúne representações dessas comunidades anualmente. O evento possui uma programação que inclui ações de divulgação da cultura e de assistência social.

Um outro evento apoiado integralmente pela Secult-PB é o “Tambores da Paz”, uma reunião de grupos afros, que ocorre todos os anos, na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

#SomosTodosParaíba
#DiaEstadualDaCulturaAfroBrasileira
#CulturaAfroBrasileira
#povosafricanos
#cambomblé
#religioesdematrizafricana

https://www.instagram.com/p/CMhjTPHpSUY/?igshid=1qub2rkqckd1r