Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

10 atitudes racistas que as pessoas têm todos os dias

10 atitudes racistas que as pessoas têm todos os dias

 Por vezes, pequenos hábitos diários, realizados por conta da inserção cultural, são cometidos sem que as pessoas se dêem conta de que aquilo é realizado por racismo

racismo é crime inafiançável no Brasil, tipificado no código penal. Mas nem sempre as atitudes racistas são tão explícitas, quanto os xingamentos ou a agressão física. Por vezes, pequenos hábitos diários, realizados por conta da inserção cultural, são cometidos sem que as pessoas se dêem conta de que aquilo é realizado por racismo. São detalhes tão discretos que muitas pessoas sequer percebem, mas que reforçam a exclusão dos negros da sociedade.

Veja 10 atitudes racistas que muitas vezes passam sem serem notadas. Confira:

1. Encarar. Se você “acha estranho” uma pessoa negra estar em determinado local, isso só mostra o quanto elas são excluídas da sociedade, não?

2. “Cor de pele”. O tom “cor de pele” é associado a cores claras, mas “cor de pele” vai desde os tons mais claros até os mais escuros. Marrom também é cor de pele. 3. Chamar de “nega”. “Nega” e “pretinha”, ainda que ditos de forma carinhosa, são ofensivos para muitas pessoas.

4. Ter medo de ser roubado. Você atravessa a rua quando vê um negro se aproximando em sua direção? Ou observa mais atentamente um cliente negro quando ele entra na loja? Isso é racismo.

5. Pegar no cabelo. Muitas pessoas negras já passaram pela situação desconfortável de estar em um local e uma pessoa de repente pegar no seu cabelo. Mesmo as pessoas conhecidas não tem esse direito.

6. Deduzir que negros são pobres.

7. Tratar negros como “exóticos”. 55% da população brasileira é negra, por isso, não é “diferente” ser negro – e muito menos exótico.

8. Dizer que um negro não é negro. Negras são negras, não as diminua com expressões como “morena clara”, como se ser negra fosse um problema, uma ofensa. .

9. Esperar que negros eduquem os brancos sobre racismo. A obrigação é sua de quebrar preconceitos e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

10. Achar que nenhuma destas atitudes é racismo e que tudo é “vitimismo” e “frescura”. “Racismo não é mimimi. Só porque você não sofre, não pense que não existe”, diz Marli Rosa, professora de inglês.