Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Você estudou matemática? (Marcos Pires)

Você estudou matemática?

Marcos Pires

Que me desculpem os amantes da nobre ciência, mas até hoje eu jamais entendi porque perdemos tanto tempo estudando matemática ao longo de nosso período escolar. Eu até gostava da tal da matemática enquanto eram apenas números, mas a partir de um determinado ano escolar os professores começaram a misturar os números com as letras do alfabeto. Aí complicou. Tínhamos que encontrar sempre o valor do X, sendo que o X não se conformava com o valor que tinha, e a cada problema mudava de valor. Era como se fosse uma dessas moças de má fama que vivem tentando se valorizar. Pior ainda era quando entravam outras letras nos problemas, principalmente o A e o B, com numerozinhos escanchados ao final das tais letras.

Aí a porca torcia o rabo, porque nas provas você passava meia hora fazendo todo tipo de cálculos e o resultado que encontrava não estava em nenhuma das opções das respostas ofertadas nas provas. E fosse reclamar ao professor! Ele dizia logo que os cálculos estavam errados. Para resolver o problema teria que usar um macete. Ora macete… por que é que os professores nunca ensinavam os macetes antes de oferecer o problema? Sempre achei uma covardia. Simplesmente nós não tínhamos elementos suficientes para resolver o problema; faltava-nos exatamente o tal macete. Numa determinada época pensei em ficar rico escrevendo um livro só sobre macetes, mas tive medo de ser preso, confundido com os colegas que vendiam a fila da prova (hoje em dia chamam cola), ou, no caso de Zé Moreira, a segunda via do estêncil no qual a prova fora impressa e que a secretária deixava de bobeira na lata do lixo da sala dela.

Outra coisa interessante é que todos os professores faltavam às aulas eventualmente, menos o professor de matemática. Para piorar, quando havia uma aula vaga, a diretora sempre completava esses espaços…com aulas de matemática. Parece que o asilado não tinha mais nada para fazer e ficava ali só esperando os outros professores faltarem. Eu, hem!

Agora me pego pensando… para que eu estudei tanta álgebra, hipotenusa, máximo divisor comum…seja sincero, leitor; qual foi a última vez que você usou em sua profissão uma raiz quadrada? Na verdade, a única coisa que me valeu foi a tal da regra de três. Ainda hoje gosto de me “amostrar” para meus netos fazendo regras de três. Só que os celulares deles têm calculadoras que chegam aos resultados bem mais rápido.

E a tabuada, hem?Marc