Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VIDA SOLITÁRIA (Marcos Bacalháo)

 

O MOMENTO MAIS SOLITÁRIO DA VIDA DE ALGUÉM, É QUANDO VOCÊ ASSISTE SEU MUNDO INTERIOR  DESMORONAR E TUDO O QUE VOCÊ PODE FAZER É OLHAR PARA O NADA.  (F. Scott Fitzgerard)

 

Não devemos confundir solidão com isolamento social. Tenho a impressão que a solidão envolve sentimento, falta de troca afetiva. “É um estado psicológico que pode ser experimentado estando acompanhado ou mesmo em um relacionamento afetivo”.

Segundo o IBGE, o crescimento da expectativa de vida, a redução do tamanho das residências, a verticalização urbana e o aumento das separações e divórcios estão entre os fatores que contribuem para a expansão do número de “famílias unipessoais”. Viver só, entretanto, não é sinônimo de distanciamento social.

 

Todo mundo pode passar por um momento de solidão na vida sem que isso cause danos graves. Os perigos surgem quando esse afastamento social é constante e se torna crônico. Por isso, invista no contato com as pessoas e aprecie estar na companhia dos amigos e da família.

 

Algumas pessoas com redes sociais fortes ainda podem se sentir sozinhas, até mesmo quando cercada por pessoas que as amam. Outros escolhem o isolamento social e até mesmo o preferem.

 

Solidão ou morar sozinho parecia ser particularmente ruim para adultos de meia-idade, na comparação com idosos na mesma situação. Pode ser que as pessoas solitárias de meia-idade apresentem maior probabilidade de se envolver em comportamentos de risco e menor chance de buscar tratamento médico, enquanto os idosos podem prestar mais atenção à saúde. Ou pode ser que os idosos estejam sozinhos em função da morte do cônjuge e não tenham necessariamente vivenciado anos de isolamento social.

 

Ninguém é uma ilha pra viver completamente só. Sem reciprocidade, não pode haver doação. Qualquer palavra de afeto, de carinho ou demonstração de amor será o bálsamo de reconhecimento do valor da outra parte. É a angústia da incerteza, que sempre nos leva a lugar algum.

 

O certo a se fazer é aprender a meditar em Deus e viver solitariamente com ele pelo menos por algum tempo, se por acaso seus amigos, pessoas próximas e família te abandonarem um dia, você ter alguém para confiar e  esperar, e em ninguém mais no mundo que não venha de Deus ou de Jesus Cristo.