Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

    Vamos à 31ª Baratona (Marcos Pires)

 

Vamos à 31ª Baratona (Marcos Pires)

            Convido todos vocês, seus familiares e amigos para um evento muito bacana. No próximo sábado (dia 3 de fevereiro) a partir do meio dia, o bloco Baratona vai se concentrar no quiosque Maverick, antigo Maguilas. Se você descer a Epitácio Pessoa e dobrar à direita, é o primeiro quiosque do Cabo Branco. Vamos ficar ali ao som da orquestra até o sol esfriar, quando sairemos pela calçadinha em direção ao Manaíra. No percurso, como fazemos todos os anos, pararemos nos 42 barzinhos da orla em homenagem aos 42 quilômetros da prova olímpica maratona, porque a Baratona é uma maratona de bares.

               Mas preciso explicar aos meus animadíssimos leitores o que é a Baratona. É o único bloco do mundo que não cobra nada dos participantes, não tem hino nem estandarte, não tem camiseta nem abadá, não tem cordão de isolamento, não tem nada de obrigatório. Nem Diretoria tem. É de uma simplicidade absoluta. Qualquer pessoa que queira participar basta chegar. Só pagará o que consumir, mas pode economizar e levar de casa seu combustível. Temos lá o Cata-bebo, que é uma Van pronta para entregar em domicilio os foliões que se excederem na alegria. Serão duas maravilhosas e internacionalmente famosas orquestras que só tocam frevo. Nada de pagode, axé e outras milongas.

         E ao contrário do que muitos afirmam, a origem da Baratona não se perde na noite dos tempos. Está muito bem registrada na memória dos cabras-safados que me deram a ideia de criar o bloco e que depois fugiram na hora de organizar a primeira saída da Baratona. Fiquei sozinho mas tinha ainda viva a minha mãe, Creusa Pires, que me deu a maior força, além de Mãe Leca, é claro. E deu certo; tanto que quem abriu a folia foi uma suíça belíssima, dessas louras de cinema, que não se sabe como materializou-se lá. Aliás, isso de gente famosa é o que mais dá; basta lembrar daquele perito criminal famoso no mundo todo, o Dr. Ricardo Molina, que também chegou na folia. Mas o bom mesmo é o povo, só gente amiga e bacana, famílias inteiras, inclusive bloquinhos de 3 gerações que trazem o verdadeiro, tranquilo e animado espirito carnavalesco para a beira mar de João Pessoa.

            A Baratona não aceita nenhum patrocínio; grana pública é para custear saúde, educação e segurança. Deixa com esse maravilhoso povo paraibano a animação, que é de graça e do coração.

           E tome frevo!  

 

Att,

Pires Bezerra Advocacia