Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Turma do Pio XI – Campina Grande-PB (Dunga Junior)

Turma do Pio XI – Campina Grande-PB

1981 era o ano de minha vinda para estudar o 2º Grau – Primeiro Científico – no Colégio Diocesano Pio XI na cidade de Campina Grande-PB, eu morava em Boqueirão e todos os dias vinha estudar, era maravilhoso acordar por volta das 4h da manhã e pegar o transporte, imaginem um adolescente de 14 anos de vida tomar um banho essa hora e viajar por quasse 1h e meia de Boqueirão para Campina, pois não existia a estrada asfaltada ainda, tudo isso fazia parte de uma grande jornada rumo ao hoje.
Eu adolescente, tive como muitos de minha época muita acne que me marcaram o rosto até hoje, magro, e muito, mas, muito tímido, ao ponto de nunca ter encarado a quadra de basquete ou não responder presente na hora da aula, consegui jogar no time de vôlei para minha vitória e superação pessoal.
O Colégio Pio XI era um destaque na cidade por seus ex-alunos faziam história na política e parte da história na cidade de Campina Grande, os alunos vindo do interior de cara já encontravam aquele desafio que era conviver com os colegas da cidade grande, mas, minha turma tinha umas pessoas especiais.
Arnaldo, Sohad, Severino, Ana (minha esposa “na época não falava comigo”), Isamar, Cassiano, Elaine, Elane, Ronald, Sérgio, faziam parte daquele núcleo de amigos e tantos outros que acolheram e confortaram a galera que era de outras cidades, todos estavam na nossa turma de primeiro Ano Científico.
Cursamos todos os três anos do científico no PIO XI, e, as amizades se multiplicaram, classes e turmas mudadas, tempo passado, muitas saudades restadas, da cantina, a coxinha com refrigerante, os jogos internos, feira de ciências, desfile 7 setembro, as paqueras, as meninas do PIO XI, as fugidas na mercearia de S Carvalho, Caldo do Peixe, e o encontro mais esperado a entrada e saída do colégio.
O tempo passa, na era Facebook, encontro Sohad e começamos uma escalada para rever e reencontrar nossos colegas isso 30 anos após nossa última aula no terceiro ano, primeiro reencontro no café poético estava Eu, Ana (minha esposa),Sohad, Suzana, Beth, Iala, Marcia, e logo, já na era WhatsApp criamos um grupo para reencontrar quem pudesse localizar e quisesse participar do grupo.
Hoje, somos mais de 41 participantes do grupo, Hussein, Karla, Dudu, Beth, Arnaldo, Ana, Iala, Marcia, Elaine, Elane, Lígia, Rossana Macedo, Sérgio, Severino. Sohad, Zélia, Ronaldo, Aldicéia, Adriana, Rosalva, Célia, Cassiano, Wamberto, Mivson, Socorro, Ronald, Pedro Paulo, Isabel, Hussenia, Mágida, Suzana, Wladymyr, Simone, Aninha, Rildo, Ildejean, Iradilson, Cecílio, Cácio, Alberto, Múcio, antes da pandemia os encontros eram verdadeiras festas de época, o grupo é uma alegria, é reviver as escadas do Pio XI, é viver nós hoje, pais, mães e avós, 50tamos e estamos em ascendência numérica de idade rumo aos sessenta, perdemos nesse período Rose, Gerusa e Pepeu.
Fazemos surpresas, comemoramos aniversários, nascimento de netos, casamento de filhos, compartilhamos sonhos, vivemos esperanças, restabelecemos laços, entramos na sala de aula, falamos como ontem, respiramos as manhãs frias do colégio, choramos e rimos muito de todos nós.
Me homenagearam no meu aniversário com uma impressão de um texto meu falando de mim e de nós, guardarei e mostrarei a Maria Cecília para que ela no seu tempo mostre aos filhos dela como podemos e devemos perpetuar amizades, construir e compartilhar histórias, escrever o bem viver da vida.
Tou com uma saudade danada de nosso próximo encontro, mas, deixo para reflexão dos meus valiosos leitores, quando você se encontrou pela última vez com sua turma de 1 e 2 graus, se fizer sentido, reencontre e conte a história de vocês, deve ser muito massa como a nossa.
De um dia de domingo.
Dunga Jr