Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TRABALHE

TRABALHE

 

Esse fundamento, conceito, mantra, vida, foi por mim ouvido e ensinado, em toda a minha existência.

Meu pai costuma dizer que só declama até hoje uma poesia, e é justamente “O Trabalho”, de Olavo Bilac, que narra o propósito da semeadura até a colheita, destacando a responsabilidade que remete ao próprio eu, à consciência de seu dever.

No meu crescimento, foram os tempos e as estações, onde acertos e erros – e muito mais os erros – que me fizeram “capitão da minha alma e senhor do meu destino”, de Napoleon Hill, livro a mim presenteado por minha mãe, em 1995, que mais tarde me fez capitão de minha mente, onde eu não podia me fazer sofrer nem machucar quem eu amo .

A ressignificação e a resiliência fazem parte desse amadurecimento, em vida, capaz de não repetir o erro cometido. Ressignificar é fruto bom para a consciência da profundidade do abismo e do cheiro da lama podre, que persegue o caminhar do ser humano, levando-o e defendendo-o para o bem, para o caminho bom e à pessoa sã.

Já na sala de aula, sou apresentado ao discurso de Nizan Guanaes, por mim a tempos admirado, que diz: “Não paute sua vida e sua carreira pelo dinheiro. Ame seu ofício com o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar e o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só no dinheiro não consegue ser nem um grande bandido, nem um grande canalha…” .

Ainda no segundo conselho, ele proclama: “Pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si…”.

Por fim, no terceiro conselho, ele cita o texto bíblico da carta de Laudicécia: “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito: é preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio…”.

Dia 07 de outubro de 2022, precisamente 11 horas de um dia ensolarado, meio frio, na cidade de São Paulo, participei, como palestrante, no evento _smartcitiesconnect_, honrosamente representando o município de Campina Grande – PB no painel _Mobilidade – Data Analytics_ . Desde as primeiras horas daquela manhã, revivi, em meu próprio HD, os conceitos de meus pais, e o quente e frio de Laudicéia.

Os erros cometidos serão os fundamentos para os acertos que sucedem a vida, desde que a ressignificação seja lúcida e possa ser tratada no papo reto com seu legado.

O seu propósito deverá ser escrito e lido sempre, para ter definido o seu roteiro de onde está e onde quer chegar.

Pensar em si, comungar consigo, festejar e celebrar a vitória… é fundamental a satisfação também de todos que lhe fazem bem, e analisar o quente e o frio, pois essa temperatura será parte que lhe ergue – e que seja sempre decisiva essa temperatura, no ambiente da impetuosidade humana.

Aí, para encerrar, eu canto o canto que João Gomes declama em oração:

“Levanta cedo pra labuta que eu ‘tô’ pronto

Eu muito conto com meu Deus que ‘tá’ no céu

Eu tenho a senha pra correr em todo canto

Humildade e a disciplina dos ‘sermão’ que mãe me deu…”.

Pois, eu sou o Capitão da minha alma e o Senhor do meu destino…Tudo só depende de nós mesmos.

 

Dunga Jr

De um dia de domingo 16/10/2022