Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TIÃO LUCENA EM : Aos amigos que não tenho mais

tiaopequenaImpressionante como uma campanha política pode transformar pessoas em seres irracionais. Não falo dos candidatos,de todos os mais comedidos. Falo de nós, o povo, o eleitor que torce pelo candidato A ou pelo candidato B. De repente, nos descabelamos, saímos do normal, partimos até para a agressão verbal a pessoas até bem pouco tempo amigas fraternais,sem perceber que as marcas nos agredidos serão perpétuas,enquanto as campanhas em breve não passarão de lembranças, de poeira.

A pergunta que fica é esta: uma amizade vale menos do que um voto?

Vale muito mais. Amizade é um sentimento construído devagarinho, na mansidão da boa conversa, na intimidade das confidências, no nascer do bem querer. O voto é um ato mecânico e obrigatório, que se dilui com a apuração e de tão repetido, tornar-se-a chato com a chegada da rotina.

Não conto quantos amigos perdi por causa de uma opção política. E sinto muito por isso.Sinto saudade desses amigos perdidos que talvez não voltem mais ao aconchego de nossas amizades; e de repente me vejo na iminência de perder outros em razão da inconsequência de uma palavra, de um comentário que fere, de uma declaração que machuca e até mesmo de uma ingratidão que quando não mata, aleija.

Abelardinho Jurema uma vez me disse que o seu pai Abelardão, do alto de sua experiência, lhe dizia que após certa idade não é bom perder amigos, pois não lhe sobra tempo para encontrar amigos novos.

E olhe que muitas vezes os amigos novos não são tão sinceros quanto os amigos que se foram. Aqueles já tinham provado sobejamente que eram amigos pelo simples fato de gostar, de querer bem, de ser solidário. Muitos dos novos amigos, por conta dos tempos modernos, revelam-se apenas amigos do que você pode fazer por eles. E por isso, quando tiram tudo o que deveriam tirar de você, o despacham com um chute na bunda.

Por isso, amigo, participe da política, vote no seu candidato, mas não esqueça que no dia seguinte sua vida voltará ao normal.E será no despertar do dia seguinte, curtindo a ressaca da véspera, que você vai precisar do seu amigo,do amigo do peito,do ombro aconchegante, do abraço sincero e da certeza de poder contar com a solidariedade verdadeira e desinteressada de quem verdadeiramente lhe ama.