Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Sonho que se tornou realidade (Thomas Bruno Oliveira)

 

Monumento quase pronto

 

O SONHO DE UM GAROTO se tornou realidade. Me refiro aqui a um amigo/irmão que tenho no município do Ingá (ali numa porção do agreste parahybano) chamado Dennis Mota Oliveira e o monumento é em alusão a um dos patrimônios culturais mais importantes de toda a região – A Pedra do Ingá – conhecida no mundo inteiro por suas inscrições rupestres gravadas há milhares de anos.

Vou contar como tudo aconteceu: Em fins de 2015, por iniciativa do pesquisador e guia turístico Dennis Mota Oliveira, foi elaborado um projeto de construção de um monumento que valorizasse as inscrições rupestres mais famosas do Estado e este sonho se tornou realidade.

 
 

Desde quando se interessou pela arqueolgia e se tornou guia turístico em seu município, Dennis alimentou esse desejo de construir um monumento na cidade para homenagear o conjunto arqueológico da Pedra do Ingá. O tempo passou e o pesquisador (que também é artista plástico e produtor cultural) recolheu sua idealização até que, em uma das inúmeras visitas semanais à Pedra do Ingá, esteve o empresário Sérgio da Costa Santos. O visitante, maravilhado com a explanação do Dennis sobre este monumento arqueológico, buscou mais informações acerca da cidade e da importância da Pedra do Ingá para o país, foi neste momento em que a ideia do monumento foi ressuscitada. O sr. Sérgio não entendia o porquê que a cidade não dava o tratamento que aquele patrimônio merece e pediu que Dennis esboçasse um projeto com orçamento e o enviasse para análise; de pronto, foi o que o pesquisador fez. Dias após, a resposta: “Dennis, pode tocar o projeto que eu irei bancar”. 

 

Dennis e sua criação artística

 

Inicialmente, o monumento alusivo às inscrições da Pedra do Ingá seria erigido na bifurcação entre o caminho do sítio arqueológico e o município de Mogeiro. Em contato com a Prefeitura Municipal do Ingá, ficou acordado que o monumento deveria ser feito na cidade e a edilidade daria uma contrapartida, e assim aconteceu: a Prefeitura fez a giratória e uma base de concreto na entrada da cidade e o monumento foi construído pelo próprio Dennis Mota, de maneira voluntária.

 

Montagem do monumento

 

As obras se iniciaram dia 05 de dezembro de 2015. A giratória possui 6 metros de diâmetro e o monumento 4 metros de largura por 3 de altura. Em correspondência ao Dennis, Sérgio escreveu sobre o projeto o seguinte: 

 

“Me chamo Sérgio da Costa Santos, sou carioca e tenho dupla nacionalidade Brasileiro e Português. Sou empresário no setor alimentício no Rio de Janeiro no segmento de Candies, atuo também em outros setores no RJ como o imobiliário e de taxis. Tenho 42 anos, Administrador formado a quase 20 anos e tenho participação numa fazenda em Salgado de São Félix de um Primo.

Meu interesse nas Itacoátiaras surgiu após observar com outros olhos o que você colocava durante a apresentação guiada.

Ali pude notar um potencial adormecido e um desconhecimento grande de todos nós brasileiros quanto ao nosso passado. Sabendo de suas qualidades de escultor resolvi somar forças com você, diego, e djan. Assim o fizemos e com a graça de Deus e de todos engajados no projeto, Ingá recebeu essa homenagem e pode então se abrir a novas possibilidades turísticas e culturais podendo entrar no circuito cultural da minha querida Paraíba.

Esse é um pequeno resumo de como chegamos até aqui.

Forte abraço e sucesso.”

 

O sítio arqueológico Pedra do Ingá ganha uma bela homenagem e o município do Ingá-PB obtém um monumento que certamente será alvo de inúmeras fotografias a todos aqueles que visitarem a cidade, mais um atrativo turístico do agreste e do estado da Paraíba. Além da amizade, eu sou fã desse idealista que tanto faz pela nossa terra. Dennis, meu abraço a você e que Deus permita vida longa para a realização de todos os seus sonhos. Detalhe: Após a construção desse monumento, a prefeitura resolveu fazer um monumento na entrada da BR valorizando o sítio arqueológico A Pedra do Ingá.

 

PbAgora