Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

RETA FINAL DAS ELEIÇÕES Marcos Bacalháo

marcos baclhao

É a reta final . Para um político conseguir ser eleito, ele precisa desenvolver uma campanha eleitoral forte e bem estruturada. Além das estratégias tradicionais de campanha, agora os políticos têm a possibilidade de usar novos recursos a seu favor, como a internet e as mídias sociais.

 

Uma campanha de marketing político inicia com um bom planejamento. Para isso, alguns elementos precisam ser definidos logo no início:

 

Equipe: é preciso montar uma equipe que ficará responsável pelo marketing da campanha, delimitando as responsabilidades de cada membro.

 

Filosofia Política: engloba a escolha de temas a serem tratados e a definição das posições a propósito dos temas, além da formulação e da adoção de uma personalidade e estilo pessoal próprio, que amplie as qualidades do candidato.

 

Mídias de comunicação: é necessário definir quais canais serão utilizados para a divulgação da campanha, levando em consideração o público-alvo, os custos, a possibilidade de interação com os eleitores e as normas de divulgação política.

 

Monitoramento é indispensável estabelecer estratégias para o monitoramento da campanha, bem como realizar um cronograma com as datas e os responsáveis por esse trabalho. Esses benefícios são, basicamente, as ações que serão tomadas pelo político caso ele vença, ações essas que devem ser coerentes com os desejos dos eleitores atingidos pela campanha.

 

É muito importante descobrir quais são as necessidades e vontades dos potenciais eleitores, traçando um perfil do público que o candidato quer atingir. Com isso, é possível definir estratégias específicas que proporcionarão maiores chances de acertos.

 

Imagem do candidato: obviamente, um candidato político precisa ter carisma. Mas não é só isso que deve ser levado em consideração. Dependendo do público-alvo, é possível definir se a linguagem utilizada será mais formal ou mais informal.

.

 

É muito importante que o candidato se preocupe com a sua imagem e realize ações coerentes com os ideais da campanha. Além disso, é preciso ser participativo, isto é, marcar presença em eventos ou locais relacionados ao público-alvo que o político deseja atingir, divulgando fotos e vídeos desses momentos e interagindo com os potenciais eleitores.