Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

REFAZER MEU COMPROMISSO COM A VIDA (Prof. Marcos Bacalháo)

marcos baclhao

 

Um espinho de tristeza espeta o meu coração: noto que já tive tempo para jogar fora. Não, não pretendo reconstruir o que jaz nas cavernas do passado. Desisto de qualquer tentativa de ressuscitar o que já se aquietou debaixo do lajeado da decepção.

 

Para refazer meu compromisso com a vida, preciso me desfazer das grandes narrativas. Me inquieta a incoerência que separa o discurso e prática nas cruzadas. Deixo de lado os que tentam nos reduzir ao racionalismo iluminista. Nossos sentimentos, tão cheios de altos e baixos, igualmente, nos definem. 

 

Para refazer meu compromisso com a vida, preciso desistir de tentar levar a ferro e fogo o que considero imprescindível. Devo fazer as pazes com os meus erros. Difícil admitir: alguns me fizeram bem. Meus erros me deixaram cioso da força da maldade. Me construí como uma equação, com sinais negativos e positivos.

 

Minha vida aconteceu na mistura de sombras e luzes. Se amigos me entristeceram, desconhecidos me acolheram. Estranhei pessoas queridas e fui leniente com o estrangeiro. Na maioria das vezes, rechacei o diferente sem sequer conhecê-lo.

 

Para refazer meu compromisso com a vida, preciso envelhecer sem zanga. Devo ritualizar os raros instantes de meu futuro breve. Quero celebrar cada manhã como uma ressurreição. Prometo aguardar o pôr-do-sol como a grávida espera pelo primeiro choro do filho.

 

Refaço o meu compromisso com a vida. Desejo estar plácido como um lago entre duas montanhas no dia da minha morte. Espero fechar os olhos sem qualquer nesga de frustração e encarar o meu sábado final com um sorriso maroto, sorriso de quem partiu dizendo: valeu viver.