Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

RAMALHO LEITE EM : Encontro com Itamar

 

RAMALHO LEITE
Decorria o mês de agosto do ano de 1993 do século passado e Itamar Franco era o Presidente do Brasil após o impedimento de Collor. Ontem como hoje, deputados e senadores sempre procuram o Chefe da Nação para se queixar de desprestígio mais do que para reivindicar investimentos públicos nos seus Estados. Por ambas as razoes a bancada paraibana, excetuando-se os pmdebistas, lograram uma audiência com o Presidente. 
Sob o comando do Senador Raimundo Lira fomos todos: Adauto Pereira, Evaldo Gonçalves, Rivaldo Medeiros, Efraim Morais e eu, que assumira no lugar de Ivan Burity. Alguns cargos ocupados por indicação do pefelê, hoje DEM, estavam sendo substituídos por gente do PMDB via Senador Humberto Lucena à época Presidente do Senado e sempre com muito prestígio. Eu já contei essa história mas não custa repetir, diante da partida do ex-presidente. 
Ouvidas com paciência as reclamações dos presentes, o presidente indagou como poderia compensar as nossas perdas. Foi por conta dessa indagação presidencial que eu saí do Palácio do Planalto praticamente nomeado Diretor do Banco do Nordeste, já que minha permanência na Câmara Federal tinha prazo curto e se encerrava naquele mês de agosto. 
Mas o que me marcou no encontro com o Presidente e traduziu uma avaliação da sua simplicidade foi outro fato. Todos se sentaram nas cadeiras disponíveis. Sendo eu o mais humilde dos presentes, até por que era deputado na condição de suplente, deixei que todos se sentassem e fiquei em pé, pois a única poltrona que restava era a do Presidente. 
Vendo-me em pé, mais que depressa o Presidente Itamar voltou à sua mesa onde existiam duas cadeiras e pegando uma delas veio conduzindo-a para que eu me sentasse. Vendo esse gesto de fidalguia e naturalidade, corri e atalhei sua ação, tomando-lhe a cadeira e eu mesmo cuidando da minha acomodação.
Esse gesto assinalou para mim a personalidade desse mineiro nascido a bordo de um navio, que navegando sempre em águas tranqüilas, muitas vezes provocou tempestades. Ao lembrar Itamar Franco o faço com carinho, menos pela nomeação que me fez e mais pelo gesto de desafetação tão incomum em outros ocupantes da mesma cadeira presidencial.Que Deus lhe destine um bom lugar.( Republicado em homenagens aos politicos sérios deste Brasil)