Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

QUEM É NOSSO VERDADEIRO AMIGO? ( Prof. Marcos Bacalháo )

 

“ A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades” (Millor Fernandes)

 

Procuro fazer o melhor, mas sinto que não faço que deveria ser feito. Também acho que a amizade é um grande tesouro na nossa vida e que deveríamos valorizá-lo mais. Às vezes, nos afastamos de nossos amigos por pequenos problemas , mal-entendidos ou coisa parecida. Isso também os afasta de nós.

            Para mim, amizade sempre foi patrimônio essencialmente emocional, afetivo e até espiritual. Mas andei confundindo as coisas e acabei comprando “amizades” em vez de conquistá-las, o que resultou em muitas frustrações e tristezas. Contudo, continuo querendo amizades, mas cultivadas com sinceridade, confiança, honestidade e amor.

            Sou um ser cheio de imperfeições, por isso praticar paciência, respeito, cumplicidade e sacrifício não é tarefa fácil.  Às vezes sem querer acabamos que julgando até nossos amigos. Somos carentes de atenção, somos seres humanos. Mas, acredito que hoje sou melhor que ontem, e amanhã serei melhor que hoje. Eu amo todos os meus amigos e se precisar pedir perdão pelos os meus erros que cometo diariamente, peço com todo amor de  minha alma.

            O verdadeiro amigo nos aceita como somos,mas não deixa de nos dar conselhos para que mudemos, sempre para melhor. E nós aceitamos esses conselhos porque sabemos que vêm de quem se importa conosco.

            O verdadeiro amigo se alegra com nossas alegrias, com nossos sucessos, e torce pela realização de nossos sonhos.

            O verdadeiro amigo, preocupa-se quando estamos tristes e, frente a situações difíceis para nós, está sempre disposto a ajudar,

            O verdadeiro amigo não precisa estar presente em nossas vidas todos os dias, mas sabemos que está na nosso alcance quando sentimos saudades, quando quisermos saber se ele está bem, ou quando precisamos dele.

            Distâncias não encerram amizades sólidas, em uma época onde a comunicação é tão fácil. Mas, mesmo sem um contato constante, o sentimento de afeto não se abala.

            Se cativamos um amigo, então somos responsáveis por essa amizade. Devemos saber retribuir as atenções e o carinho recebidos. Com a nossa dedicação.

            Afinal, a real amizade é como uma estrada de duas mãos: nos dois sentidos os sentimentos são semelhantes. Realmente, com o verdadeiro amigo, temos a chance de praticar o real amor para com o próximo, ainda tão difícil de praticar com todos, como Jesus recomendou.

            Temos a chance de praticar o perdão, pois nosso caro amigo tem o direito de errar como qualquer ser humano o tem. E, se errar conosco, que o perdoemos, pois amanhã talvez sejamos nós a pedir perdão.

            Amigos são verdadeiros presentes que Deus nos dá. Muitas vezes são antigos companheiros de jornada que reencontramos, para que continuemos juntos, nos apoiando nesta nova caminhada.

            Não busquemos quantidade, mas, sim, a qualidade, certos de que a verdadeira amizade deve ser  cultivada e cuidada como algo de real valor em nossa vida, algo que não nos pode ser tirado, e que levaremos conosco eternamente. Tenho dito!