Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Quem cuida dos policiais? ( Marcos Pires)

 

Marcos Pires

Tenho um respeito profundo pelos policiais. Acredito que como os médicos e professores são pessoas vocacionadas para um fim nobre, melhorar a qualidade de vida da população. No caso deles obviamente a evidente segurança que sentimos na sua presença é cada vez mais indispensável, fruto do esgarçamento do tecido social que a cada dia mais se deteriora em consequência principalmente da má distribuição de renda.

Digo isso porque tive acesso a uma informação que até pouco tempo não possuía. Trata-se da remuneração dos policiais. Mais grave, o valor que passam a receber quando aposentados ou, pior ainda, quando a aposentadoria se dá por incapacidade física em consequência de ferimento no enfrentamento de bandidos.

É tão pouco o que recebem que grande parte desse pessoal quase sempre é obrigada a morar em locais onde também residem marginais. Não é difícil ouvir histórias de militares que saem de casa trajando roupas civis e só põem a farda quando chegam aos quarteis, bem assim de terem a preocupação de colocarem as fardas para secar, depois de lavadas, em locais invisíveis aos olhos dos passantes. Isso não é covardia deles, é sim VERGONHA para a sociedade que não consegue dar um mínimo de conforto a esse pessoal em consequência da péssima remuneração que lhes cabe.

Mas vamos ao que mais importa. É chocante saber que os policiais (creio que aí se incluam tanto os militares como os civis) não levam para as suas aposentadorias os valores que recebem quando no exercício da profissão. Ocorre que seus vencimentos são constituídos de vários itens (penduricalhos) e grande parte deles não será mais recebida ao final da carreira. Portanto, não é desarrazoado supor que o policial é penalizado na aposentadoria com UMA REDUÇÃO no seu contracheque que pode chegar aos 35%. Apesar de não dispor de dados mais específicos embora tenha tentado ter acesso aos mesmos, a informação que estou dando foi confirmada por três fontes diferentes.

Não é justo!

Esse pessoal é que dá a segurança que nós precisamos cada vez mais. No entanto, quem vai dar a segurança que eles precisam para uma velhice tranquila depois de muitos anos expondo suas vidas diariamente em nosso benefício?