Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

POR QUE O BRASIL CONTINUARÁ SENDO UM PAÍ CORRUPTO? ( Prof. Marcos Bacalháo)

 

 

            Se queremos diminuir a corrupção que permeia e contamina as instituições políticas brasileiras, é preciso reduzir os poderes nas mãos dos políticos. Uma sociedade de homens livres deve reclamar para si o direito de escolher o que fazer com sua vida, liberdade e propriedade sem ter que delegar parte fundamental de sua  autonomia a uma autoridade política.

            Os políticos brasileiros são bons empreendedores, enriquecem com muita rapidez e eficiência em curto espaço de tempo, são zelosos com o dinheiro deles, depositam em paraísos ficais por serem mais seguros, são solidários, pois nunca se esquecem de empregar seus parentes e amigos.

            Não chega a ser uma grande novidade a afirmação de que a corrupção é uma das grandes chagas que ainda insistem em impedir o desenvolvimento do Brasil e a resolução de diversos problemas que ainda nos prendem ao subdesenvolvimento.

            O padrão de corrupção identificado aqui na Paraíba é típico de muitas capitais  e cidades do Brasil. Em vez de procurar cumprir suas promessas eleitorais em benefício da população, os eleitos usam essas mesmas promessas para empregar amigos e parentes, para favorecer aqueles que colaboraram com suas campanhas,  ou para privilegiar alguns comerciantes “amigos” em detrimento de outros.

            Grande parte do orçamento do município é orientado em proveito do restrito grupo que assume o poder municipal e se beneficia dessa situação Isso é uma estratégia utilizada habitualmente em desvios de recursos públicos se dá por meio de  notas fiscais fictícias ou “frias” que são  aquelas as quais os serviços declarados não são  prestados ou os produtos discriminados não são entregues.

            A burla pode ser feita com as chamadas empresas-fantasmas, ou seja, que  inexistem física ou juridicamente. Para isso, foi criado um  comércio fluente de venda de “notas-frias” desse tipo de empresa. Há pessoas especializadas em negociá-las.

            Realmente, os  fatores que destorcem o ser humano são: A Política sem Princípios, o Prazer sem Responsabilidade, a Riqueza sem Trabalho, a Sabedoria sem Caráter, os Negócios sem Moral, a Ciência sem Humanidade e a Oração sem Caridade. Tudo isso porque já as eleições dos nossos representantes são realizadas de modo a  institucionalizar o crime, pois os grupos econômicos, ao patrocinarem a eleição de Presidente, Governadores, Prefeitos etc, assim o fazem, como é natural, sob a condição de obterem financiamentos graciosos, participarem de  licitações premiadas, privatizarem o espaço público, multiplicando lucros excessivos.

            Vemos também que certos partidos políticos passam a funcionar, assim, como autênticas quadrilhas, cujos membros seguem a lógica do quem dá mais, por isso  que trocam de legenda constantemente, impunimente. Porque apesar das fraudes, insistimos em perpetuar  determinados criminosos no poder, e a tudo assistimos passivamente; porque a Polícia, que deveria, junto ao MP, formar instituição única, está subordinados ao Poder Executivo, de sorte que são prováveis investigados(Governadores, Prefeitos etc,  que em última análise comandam as investigações. O BRASILÉ E CONTINUARÁ SENDO UM PAÍS CORRUPTO SIMPLESMENTE PORQUE ESTÁ ESTRUTURADO PARA SÊ-LO!