Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARABÉNS SENADOR CÁSSIO ! (Por Rui Galdino Filho)

 

Ultimamente tenho feito alguns comentários sobre este “moído” sem fim a respeito do possível rompimento de Cássio com o governador Ricardo. E nos meus comentários sempre externei o que acho de tudo isso. Já disse que acho melhor Cássio ficar ao lado do governador, e não vou mais comentar sobre esse assunto, pois este “moído”, já se tornou um tema político chato e repetitivo. Vamos aguardar a decisão do nosso senador, ok !

Antes que alguém diga alguma besteira, quero deixar bem claro que independente da posição de Cássio, continuo firme ao lado do governador Ricardo, pois, sei que ele está fazendo um grande governo, colocou a Paraíba nos trilhos do desenvolvimento, da ordem, do progresso e com certeza merece ser reeleito, queiram ou não os desesperados.

Porém, o assunto deste artigo é outro, vejamos:

No último dia 27 de novembro de 2013, a comissão de assuntos econômicos ( CAE ) do senado federal, realizou um importantíssimo seminário sobre a CRISE e DESAFIOS da nossa FEDERAÇÃO. O senado como a casa da federação brasileira, foi muito feliz ao realizar este seminário, pois, ali foram tratados vários assuntos no que diz respeito ao fortalecimento da nossa federação, visando mais autonomia financeira e fiscal para os estados, melhor divisão do “bolo tributário” da união, perdão de débitos que já foram pagos e que o “sistema” os tornam impagáveis da maneira que está, revisão dos encargos das dívidas dos estados para com a união com indexador menor, etc, ou seja, se faz necessário uma NOVA AGENDA no sentido de revisar o pacto federativo, com repartição de responsabilidades e nova política de desenvolvimento regional.

 

Da forma que se encontra, o atual modelo econômico brasileiro não se sustenta. Estão apenas jogando a bola pra frente e este “caldeirão econômico e social”  vai explodir em breve. A união cada vez mais forte e centralizadora e os estados mais fracos e dependentes. Algo precisa ser feito urgentemente, estamos diante de um grande desafio, porém, durante o seminário ficou bem claro que existe caminhos e saídas, só depende de decisões políticas do congresso nacional e da presidência da república, ou seja, só depende dos nossos representantes.

 

Um fato que me chamou à atenção, foi que durante o seminário, estavam presentes secretários da fazenda de todos os estados do norte, sul, sudeste e centro-oeste. Do nordeste, região mais sofrida e que vive de pires nas mãos pedindo esmolas ao governo federal, apenas o secretário da fazenda do estado de pernambuco, Sr. Paulo Câmara, estava presente. E os outros por quê não estavam lá ? Paulo Câmara usou da palavra, expôs os problemas do estado de pernambuco e até defendeu de maneira geral os demais estados do nordeste.

 

Até quando o nordeste e a Paraíba em especial, vai continuar sem investimentos estruturantes, sufocados pela união e pedindo esmolas ao governo federal ? Na verdade a maioria dos nossos políticos só pensam em si, nas suas reeleições e no que pode faturar para si. Basta o presidente da república dar alguma vantagem ao político ou ao partido político e eles se calam e se agacham covardemente. Só voltam a falar e a fazer críticas quando estão fora do “esquema” ou tem seus interesses contrariados. Que pena ! Isso é uma vergonha !!! Infelizmente essa é a nossa realidade e esse é nosso Brasil.

 

No último dia 05 de fevereiro, o nosso senador Cássio fez duro e correto discurso na casa da federação, criticando o palácio do planalto por ter desonrado acordo para aprovar projeto a favor da dívida dos estados, bem como, alertando também seus colegas senadores no sentido de aprovarem o PLC 99/2013 que estava em pauta para ser votado naquela data. Resultado: prevaleceu o rolo compressor do governo federal e o projeto foi adiado. Com isso o governo federal ( PT ) vai ter tempo para manipular tal projeto perante as comissões ( CAE e CCJ ) e ganhar o máximo de tempo possível.

 

Só quem perdeu com isso foi os estados, e perdeu exatamente dentro da casa que representa os estados: o senado federal. Então, senadores votaram contra os seus estados ?  SIM, exatamente isso. Eu não sei se aqui na Paraíba, Cícero e Vitalzinho votaram contra o seu estado, o que eu sei,  é que Cássio votou a favor, defendeu a Paraíba e os demais estados brasileiros, teve a coragem de bater de frente contra o governo federal e por isso honrou os votos que os paraibanos lhe deram, inclusive, o meu.

 

Parabéns senador Cássio ! O senhor realmente tem mudado bastante a sua maneira de atuar politicamente. Infelizmente no passado o senhor cometeu alguns erros, talvez induzido por assessores irresponsáveis e babões, e sofreu as consequências desses erros. Claro, que o senhor também teve grandes acertos. Porém, nos últimos anos o senhor tem melhorado bastante a sua atuação como político. Ser bonito, agradável, simpático, bom orador, ter boas conversas, etc, tudo isso ajuda, no entanto, a Paraíba e o Brasil precisam mesmo é de resultados práticos e rápidos que realmente beneficiem o seu povo e a federação.

 

Siga em frente senador Cássio, ouça seu coração, escute a voz de Deus no silêncio devido, cuidado com pressões indevidas, faça uma ponderação de valores, continue brilhando no senado e ajudando a nossa querida e sofrida Paraíba, não pense apenas no futuro político de alguns, pense antes de mais nada, na Paraíba do saudoso Ronaldo Cunha Lima e de tantos outros que também honraram o nosso estado e povo.

 

Parabéns Cássio, o voto que lhe dei de graça e de livre e espontânea vontade em 2010 você tem honrado e espero que continue honrando. Continue defendendo a Paraíba independente daqueles que só pensam em si e que querem ver a Paraíba retroagir. Eu sinto que você quer que a Paraíba continue crescendo, porém, está bastante pressionado ultimamente. Saiba que o povo está ficando mais esclarecido e está vendo tudo calado. O sofrimento ensina as pessoas a agirem diferente.

 

Senador Cássio. Dizem que na Paraíba e no Brasil o voto já está sendo negociado entre R$ 100,00 e R$ 200,00 por cabeça, isso é um absurdo, uma falta de respeito para com as pessoas, afinal, ninguém é mercadoria. Dizem também que já tem até uma tabela de preços de acordo com o cargo que o candidato disputará. Não acredito que seja verdade, acho que essa prática está em extinção, porém, é sempre bom ficar vigilante nos períodos eleitorais. Se  o senhor souber quem está comprando voto use a tribuna do senado para denunciar o comprador e o vendedor, pois, ambos são BANDIDOS e estão contribuindo para o atraso da Paraíba e do Brasil. Faça também alguma coisa nesse sentido, pois, a compra de votos é a origem e desenvolvimento de toda corrupção em nosso país.

 

Parabéns e boa sorte, senador Cássio !

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.

– See more at: http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2014/02/09/parabens-senador-cassio/#more-96123