Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Para que serve um vereador (Marcos Pires)

Para que serve um vereador

Marcos Pires

Quem faz atividades físicas à beira mar ou ao redor de praças bem sabe que não tem absolutamente qualquer possibilidade de usar um banheiro para um xixi básico. Imaginem só o sufoco dos idosos, que geralmente sofrem de incontinência urinária.
Seria simples resolver a questão dos banheiros ao longo das praias e das praças para os idosos que fazem suas caminhadas. Não há necessidade de construir banheiros como os que existem nas praias do Rio de Janeiro ou em espaços como o Ibirapuera em São Paulo. Os banheiros de João Pessoa já existem, estão lá. Basta somente que um vereador tenha coragem de apresentar um projeto de lei que obrigue os titulares dos quiosques, que são concessões públicas, a deixarem aberto um dos seus banheiros e mantê-lo limpo, mesmo que isso se faça no sistema de rodizio. Seria o mínimo que esses comerciantes poderiam devolver à sociedade pelo privilegio que desfrutam do lucro na exploração dos espaços públicos.
Outra coisa abjeta; aquelas filas preferenciais em supermercados e outros que tais. Existe sempre uma única fila para os idosos que ali se amontoam contra diversas filas para os que um dia, se sobreviverem, serão segregados ao duvidoso “privilegio” dessa preferência ingrata. Se o idoso tem o privilégio de ser atendido prioritariamente ele deveria poder exercer esse direito em qualquer fila. Era chegar e com licença, desculpa aí, sou idoso. Em qualquer fila ele deveria ter o direito de passar à frente. Que espécie de direito é esse que só pode ser exercido em determinados espaços?
Porém os vereadores seguem ignorando solenemente os problemas dos idosos. E nem venham alegar que essa atribuição é de outras esferas do poder; não cola. Provarei em sendo necessário.
Não quero chegar ao extremo de um amigo que ao ler este escrito em primeira mão disse que nas Câmaras Municipais só deveriam existir três vereadores; dois para brigar e um terceiro para apartar a briga. Mas convenhamos, talvez tenha razão o meu amigo: “- Ô Marcão, se nem abrir a porta de um banheiro eles conseguem, para que servem os vereadores?”.
Oxalá algum deles leia este escrito e compadeça-se dos idosos.