Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

Papo d‘squina

 O INDICADO POR JULIAN LEMOS JÁ FOI EXONERADO

Há dias se aguardava a reunião do ministro Onyx Lazaroni com a equipe de Governo Bolsonaro, para tratar da definição das macro políticas voltadas ao Nordeste, mas tal reunião acabou sendo implodida, dizendo fontes ligadas ao Ministério da Casa Civil que a causa do cancelamento se deve à interferência do vereador Carlos Bolsonaro, filho do Presidente, por não gostar do deputado federal eleito pela Paraíba, Julian Lemos (PSL). Como se sabe existia por parte do Governo a intenção de se criar uma Secretaria Especial ligada à Presidência da República, funcionando como articuladora do projeto Nordeste, e, sob ela, estaria o BNB, SUDENE, Codevasf e DNOCS, além de todas as ações direcionadas para o NE passando diretamente por ela. O caso de retaliação é de tamanha repercussão que ele mandou tornar sem efeito a nomeação do executivo Tárcio Handel Pessoa, ligado a Julian Lemos, cujo ato já foi publicado no DOU.

O INDICADO POR JULIAN LEMOS JÁ FOI EXONERADO II

No ano passado, Julian Lemos entrou na hora certa na onda Bolsonaro e conseguiu para ser deputado federal uma votação que jamais alguém esperaria, ou seja, um simples acaso como aconteceu com Toinho do Sopão e o Anão Santino, que sequer conseguiram renovar os respectivos mandatos. No caso de Julian o mesmo ficou bastante deslumbrado e já cogitava ele até ser presidente da Câmara Federal, Líder do Governo e até mesmo ministro de Estado, seu deslumbramento não colou, o máximo que conseguiu foram modestas indicações, sendo que uma delas Tarcio Handel Pessoa, nem esquentou a cadeira e já foi exonerada a pedido de Carlos Bolsonaro que não ver com bons olhos Julian Lemos. Pelo visto Julian Lemos mas vai atrapalhar do que ajudar a Paraíba.

 

RAONI / FELIPE LEITÃO – REI MORTO REI POSTO

A política é uma seara bem difícil e a moeda que pesa realmente é o voto e ponto final. No último pleito o deputado Raoni Mendes, apesar de bem votado não renovou o seu mandato e acaba de perder para o deputado estadual Felipe Leitão a presidência do Democratas (DEM) de João Pessoa que ficou com Felipe Leitão, que acabou de ingressar na legenda do DEM. A informação foi confirmada pelo deputado federal Efraim Filho. A motivação de Felipe Leitão para deixar o Patriota foi o não alcance da cláusula de barreira pela legenda. Ele já havia inclusive demonstrado sua preferência pelos Democratas. A Raoni para adquirir musculatura política restará como suplente tentar uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa.

O ÓCIO REMUNERADO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS

Por falar em Assembleia Legislativa os deputados começaram muito mal a atual legislatura, pois depois de um longo recesso, visitando as suas bases no interior do Estado e outros até batendo perna pela fora do país, eis que na primeira sessão do ano de 2019, a deputada Cida Ramos, que é deficiente física, aproveitando os generosos holofotes da mídia esbraveja em razão da falta de acessibilidade a tribuna daquela Casa de Leis, mesmo tendo sido gasto recentemente ali no plenário mais de R$ 4 milhões. A citada deputada foi eleita no início de outubro do ano passado e mesmo se existisse descaso por parte dos dirigentes do Parlamento estadual ela teve todo tempo do mundo para fazer tal reclamação e achar uma solução. A propósito o deputado que acaba de deixar a presidência do Legislativo, Gervazio Maia, revelou que em 20 minutos,l um marceneiro teria resolvido a questão cortando 20 centímetros do púlpito motivo da reclamação. O respeito a população é zero.

A BOMBA DO FANTÁSTICO SE REVELOU UM TRAQUE – NOTA DO GOVERNO

A respeito de matéria veiculada neste domingo no Fantástico, da Rede Globo, o Governo do Estado da Paraíba reafirma sua posição em continuar trabalhando para assegurar a manutenção da qualidade da prestação de serviços em todas as unidades hospitalares em funcionamento sob contratos com organizações sociais, protegendo a gestão e a aplicação correta dos recursos públicos. Como se sabe, os hospitais de alta complexidade na Paraíba atingiram patamares de qualidade muito diferentes do que registravam antes de 2011. E, neste sentido, o Governo vem ao longo de todos esses anos tomando medidas preventivas a fim de preservar e aprimorar as metas conquistadas. Estando pronto para cobrar que os contratos sejam seguidos na sua mais eficiente integridade, sem riscos para o erário público e, especialmente, para o bem estar da população.

MARCOS WÉRIC ASSUME DIREÇÃO DA COMUNICAÇÃO DA AL

Bastante conceituado entre todos, os jornalista Marcos Wéric, foi escolhido pelo presidente Adriano Galdino (PSB), como o novo Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).Marcos Wéric começou como estagiário no WSCom, foi repórter, subeditor e chegou à editoria. Passou ainda por outros veículos de comunicação do Estado e, atualmente, mantém um blog com foco na divulgação dos bastidores políticos no ar, além de ser apresentador do programa Master News, da TV Master. Dias desses Marcos Weric havia sido nomeado assessor especial das Docas Cabedelo, mas como se trata de um profissional muito correto, já deve ter solicitado o seu desligamento daquela empresa.

 

PINÇADOS NAS REDES SOCIAIS:

O PROJETO DO MINISTRO SÉRGIO MORO – ALBERGIO GOMES DE MEDEIROS

“…De acordo com Sérgio Moro, a “ideia principal” do projeto é “melhorar a qualidade de vida” dos brasileiros, que desejam “viver em um país mais seguro”.É claro que segurança faz parte, e que proporciona tranquilidade que ao final integra o espectro “Qualidade de Vida”; todavia, qualidade de vida começa por melhor remuneração e acesso a educação, saúde e segurança pública.Oxalá sejam boas “medidas”, e que revelem-se “objetivas”, embora as hermenêuticas criativas, especialmente as heterodoxas, findem transmudando e transformando qualquer teleologia objetiva em alvedrio, encarcerando-o na cela do “santo graal” do “entendimento”.

OS RISCOS DE SE CAMINHAR NA BARREIRA DO CABO BRANCO – CRISTIANO MACHADO

O transeunte desavisado sabe do risco que está correndo. Mas o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, sabe que está colocando a vida dessas pessoas em perigo. Será possível que ninguém vai chamar o feito à ordem? Esse prefeito está destruindo nossa cidade, é uma administração tsunami. Uma das mais belas referências de João Pessoa está ruindo, desmoronando, e não há uma ação…

VIL METAL, POR QUÊ? – VIRGOLINO DE ALENCAR

O dinheiro é estigmatizado como “vil metal”. “Vil” é qualidade da personalidade humana. “Metal” é inanimado, não tendo ação má ou boa.Vil, então, é quem faz mau uso dele, o homem, que se porta hipocritamente em relação ao dinheiro, que ele não dispensa.O uso honesto do dinheiro não é pecado. E o uso desonesto é ato vil do ser humano.Devemos falar claro e sem medo quando pleiteamos pagamento justo, digno, do trabalho ou da criação, artística, intelectual, ou produção de bens e serviços.Com efeito, a vilania recai na forma de procurar esse meio de vida, cometendo um crime na obtenção fora da lei, das normas sociais, da moral e da ética.O resto é hipocrisia, são falsos princípios.

BOTANDO O PINGO NOS ‘IS’ – SEVERINO OLIVEIRA

Em decorrência de uma depressão que eu tive, mas que já estou curado, a minha vida ficou um pouco desorganizada. Quase um ano sem trabalhar desequilíbra qualquer um. Para retomar minhas atividades sai oferecendo meus serviços a preço de banana. Fui esnobado. Ouvi coisas depreciativas.Mas meu orgulho e minha vontade de vencer foram maiores do que essas coisinhas. Sem nenhuma modéstia sou um profissional de grande capacidade no que faço. Minha competência minha dedicação sempre foram motivos de elogios. Também não estou de esmola. Possuo patrimônio suficiente para passar o resto da vida sem trabalhar. Portanto senhores estou de volta. Com todo gás e todo orgulho.

RENAN CANALHEIROS PRIMEIRO E ÚNICO – LEILA ARAUJO

Sei lá, mesmo nos muitos políticos que considero pessoas odiosas, consigo ver um vestígio de alguma coisa – talvez ideologia – que, por mais tênue que seja, não justifica, mas explica um pouco as atitudes cretinas que tomam. Mas o Renan não, este é o canalha em seu estado mais puro, o filhodaputa da mais fina linhagem: Renan Canalheiros, primeiro e único.

 

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em tres portais