Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 

RICARDO DIZ QUE EM NOVE MESES IRÁ FAZER MAIS DO QUE CERTO SENADOR EM FEZ EM OITO ANOS.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), durante entrevista ao programa Conexão Master, nesta segunda-feira (16), deixou claro que diferente de certas pessoas, não teme perder o foro privilegiado, pois segundo ele, não responde a nenhum processo e que tal receio jamais pesou na sua decisão em completar o mandato. Disse ainda o governador que é contra o foro privilegiado para crimes comuns. Confirmou que não precisa de foro privilegiado e que precisa são os seus adversários. Na visão dele RC os adversários precisam porque senão vão parar atrás das grades. Ainda sobre a sua permanência até o final do mandato, Ricardo reafirmou estar à vontade com a sua decisão e garantiu que seus nove meses restantes de gestão serão mais produtivos para a Paraíba do que “oito anos de um certo senador paraibano”, se referindo naturalmente ao tucano Cássio Cunha Lima.

LUCÉLIO CARTAXO É CITADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E POR SER FANTASMA

Nesta semana circulou nas redes sociais a denúncia de improbidade administrativa que Lucélio Cartaxo quando foi gestor por treze anos da CBTU. No processo fica claro que ele Lucélio é acusado de ter desviado recursos financeiros daquela empresa para aquisição de bebidas e outros gêneros para o seu Bloco Picolé de Manga. Já ontem o portal PB Agora denunciou que ele Lucélio de que o pré-candidato do PV ao Governo do Estado recebe de R$ 15 mil por mês como um dos 25 assessores do gabinete do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD).

LUCÉLIO CARTAXO É CITADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E POR SER FANTASMA II

Segundo o portal citado, Lucélio está lotado como assessor de Rômulo Gouveia desde dezembro de 2015, ou seja, exatamente no ano que ele e o irmão, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, deixaram o PT para se filiar ao PSD, partido de Rômulo. O fato é que ele Lucélio é funcionário fantasma, já que não teria local de trabalho fixo nem em Brasília, onde o deputado Rômulo atua, nem na Capital, já que sequer é mais filiado à legenda do parlamentar”, “Em um cálculo rápido, nesses quase três anos de vínculo, entre vencimentos, férias e décimo terceiro, Lucélio já embolsou aproximadamente R$ 400 mil da Câmara Federal”. Assim é dose.

CORIOLANO COUTINHO É ACUSADO DE FANTASMA

Aliás, para revidar a acusação de ‘fantasma’ com relação à Lucélio Cartaxo, a turma que recebe contracheques de duas grandes prefeituras do nosso Estado, utilizando um conhecido portal pertencente a um parente de um político tucano, noticiou que o irmão de Ricardo Coutinho, Coriolano, seria lotado no gabinete do Deputado Damião Feliciano. Sim e daí? É necessário saber se o mesmo se encontra trabalhando, o fato de ser irmão do governador não o torna impossibilitado de exercer nenhuma atividade profissional e nem tal parentesco decreta a sua morte civil. Ricardo tem onze irmãos e nenhum nomeado para os quadros do Estado, bem diferente dos seus antecessores. Tal denúncia é tão capciosa, que o portal insinua que o filho de Damião é secretario de Turismo do Estado e em troca Coriolano teria sido nomeado para o gabinete, ou seja, seria um nepotismo cruzado. Ora, ou é muita má-fé ou ignorância mesmo, pois o secretario de Turismo do Estado até a semana passada era o deputado Lindolfo Pires.

LÍGIA FELICIANO: ‘NADA A DECLARAR’

Os ventríloquos pagos por duas grandes prefeituras do nosso Estado e que vivem nas redes sociais só para malhar o Governo do Estado, estavam eufóricos na última segunda-feira, com a entrevista que a vice-governadora iria conceder a um determinado órgão de imprensa, pois imaginavam que a mesma iria revelar possíveis irregularidades da gestão. Ora, Ligia Feliciano é partícipe da gestão e se a mesma só agora de acordo com a sua conveniência viesse revelar algo grave que saberia desde sempre, demonstraria falta de caráter e poderia até ser enquadrada no crime de prevaricação, já que teria a obrigação de denunciar incontinenti e não o fez.

LÍGIA FELICIANO: ‘NADA A DECLARAR’ II

Por outro lado, um eventual rompimento de Ligia e do seu grupo com RC, eles só teria a perder, pois estariam praticamente solitários na disputa em outubro vindouro, pois os Partidos existentes já estão gravitando em torno do Projeto Girassol, são 17 legendas e os demais com a oposição. Na Entrevista, Ligia deixou no ar que poderia ser candidata ao Governo do Estado e este aprendiz de digitador, depois de conversar com um amigo desta coluna, afirma sem medo de errar, que a mesma não será candidata a absolutamente nada, pois lhe falta musculatura política para tanto e já estará no lucro se o seu marido Damião Feliciano, conseguir sua reeleição a Câmara Federal.

A LEI DO VEREADOR BRUNO FARIAS E AS CARROÇAS NA CAPITAL

Desde 2016 a Câmara Vereadores de João Pessoa aprovou um projeto de autoria do vereador Bruno Farias, sendo sancionado pelo Prefeito Luciano Cartaxo, proibindo o trânsito de carroças, por não ser mais tolerável que tal aconteça numa capital com milhares de automóveis e com o transito já bem Caótico. A idéia lei era que a Prefetira deveria: cadastrar os carroceiros, oferecer assistência social, abrir linhas de créditos especiais no Banco Cidadão, construir um Centro de Apreensão de animais de grande porte e entregar aos carroceiros os chamados “cavalos de lata” (bicicletas ou motocicletas com carroça), como já ocorre em outras capitais brasileiras.

A LEI DO VEREADOR BRUNO FARIAS E AS CARROÇAS NA CAPITAL II

O problema é que tendo em vista que a Prefeitura alegou dificuldades para colocar em pratica a lei o próprio autor Bruno Farias se posicionei favorável ao adiamento e fez uma emenda própria lei, estabelecendo um vacatio legis de 18 meses, prazo que encerrou agora em fevereiro e nenhuma providencia por parte da Prefeitura para se fazer cumprir a lei em pleno vigor. Quem quiser saber o que é perigo, circule na Avenida Tancredo Neves no inicio da noite, quando eles os carroceiros levam o material reciclável a ser vendido no Varadouro e trafegam sem nenhum aviso ou sinal. Será que vai ser preciso que ocorra um grande acidente para que o Prefeito Luciano Cartaxo faça cumprir a citada lei.

O MAU ESTADO DA FACHADA DO PALÁCIO DA REDENÇÃO

Ninguém ignora o grande gestor e tocador de obras que é o Governador Ricardo Coutinho, mas, existe um ditado que diz: ‘casa de ferreiro espeto de pau’. É exatamente isso que vem acontecendo com o nosso belo e histórico Palácio da Redenção, pelo menos no seu exterior. Dia desses fotografei a calçada lateral do prédio com seu piso todo retirado em razão da passagem do fio do ar condicionado central e assim permaneceu por muitos meses. Ontem passando por ali, verifiquei que a pintura do prédio se encontra em péssimo estado de conservação e o Governador RC poderia mandar urgentemente pintar todo prédio, pois se trata de um imóvel visitado diariamente por dezenas de turistas.

AS MENTIRAS SOBRE AS AÇÕES DE LULA

As mentiras repetidas a exaustão terminam como verdade absoluta, principalmente na cabeça dos incautos. Lula trabalhou exatamente igual a todos os nossos gestores com erros e acertos. Fez uma gestão sem grandes arroubos e nada de extraordinário, pois até mesmo o que poderia lhe consagrar, que seria a transposição do Rio São Francisco, em oito anos, ele executou apenas 20% da obra. Depois a obra passou por Dilma que executou 50% e até hoje o Temer está tocando a mesma com previsão para inaugurar totalmente só em dezembro deste ano. Não esquecendo que até as bombas de alta potencia que estão sendo utilizadas na transposição, foram emprestadas pelo governador Geraldo Alkimin, pois eram da Cantareira e naturalmente terão que ser devolvidas quando solicitadas.

A IRRITANTE PUBLICIDADE SOBRE A HOMOFOBIA – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Alguém sabe informar quando essas baboseiras de propagandas que algumas instituições estão pagando para emissoras, de rádio e tv, veicularem avisos de “cumprimento de lei”? Está pior do que aquela musiquinha de “Um elefante incomoda muita gente”. “1 elefante incomoda muita gente. 2 elefantes incomodam, incomodam muito mais. 3 elefantes incomodam muita gente. 4 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais (…)”(Galinha Pintadinha). Pois é meu caro Albergio, se trata de um projeto de lei do Deputado Anísio Maia, que foi aprovado e se tornou lei. Só não entendi porque a necessidade desenfreada de divulgar essa cantilena contra o a homofobia o dia inteiro, muito menos a exigência de postar aquele cartaz em local de destaque até mesmo em funerárias. O exagero é tanto que parece aquela música de Simone ‘Então e Natal’, que é executada a exaustão nos shoppings no período natalino, tanto que um lojista, já com os ouvidos incomodados, entrou na Justiça e conseguiu proibir a execução no shopping onde trabalhava. No caso aqui dessa lei da homofobia, eu acho que tem alguém levando alguma vantagem nessa excessiva e irritante publicidade.

COM BOAS INTENÇÕES SE CONSTROEM GRANDES INJUSTIÇAS – LEILA ARAUJO

Não consigo conter minha estranheza quando leio coisas como “primeiro presidente negro…” ou “primeiro médico negro”… “primeiro astronauta negro” etc…parece sempre que estamos falando de alguém vindo de outro planeta ou coisa parecida.
Talvez o preconceito seja reforçado por posições assim…e não combatido. A mim soa sempre como uma celebração que apenas reforça estereótipos. Até compreendo a intenção da abordagem…mas com boas intenções se constroem grandes injustiças.

DEPUTADO “SERAFIM DA ERA LULA”? – CARLOS HENRIQUE ANGELO

A quem pensam que enganam os petistas que incorporam Lula a seu “nome de guerra”? Ninguém mais acalenta a mais tênue esperança de que ele possa não apenas se livrar da cadeia, como também candidatar-se à presidência. O objetivo claro é surfar nas ondas de sua popularidade na esperança de dela abocanhar a parcela necessária à própria reeleição ou, para os que estão de fora, uma vaga no céu da Câmara. Ou, melhor ainda, na morada dos deuses senatorial. Todos sabem que um novo julgamento encerra de uma vez qualquer lembrança do barbudo. E ele os tem às pencas, todos na boca da caçapa. Daí para a frente é o ocaso. Podem anotar que a partir de outubro Lula praticamente só aparece no noticiário por conta de novas condenações. Os oportunistas querem, então, aproveitar o momento. Um atentado na cadeia, então, seria um sonho.

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em outros três portais.