Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

POLÍCIA FEDERAL QUER IDENTIFICAR EX- ASSESSOR DE CÁSSIO, QUE TERIA RECEBIDO PROPINA DA ODEBRECHT

Reportagem publicada pelo jornalista Marcelo Rocha, da Época, na tarde desta terça-feira (10), deu o que falar aqui na Paraíba. A reportagem informa que o delator Alexandre Barradas, vinculado ao grupo Odebrecht, teria dito que o ex-funcionário do gabinete do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), Luiz Stern, teria sido o responsável por negociar o repasse de R$ 800 mil ao tucano. Na versão de Barradas, Cássio Cunha Lima teria o apresentado a um tal de “Luiz”, e tal pessoa teria ficado responsável pela negociação da propina para a campanha dele Cássio ao Governo do Estado em 2014, quando foi derrotado por Ricardo Coutinho. Quando tal denúncia foi divulgada a primeira vez foi dito inclusive que um dos pontos colocados na mesa pela Odebrecht era o de que, caso Cássio ganhasse o pleito, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) deveria ser privatizada em favor daquele grupo empresarial. Tentando esclarecer em definitivo quem é realmente Luiz apresentou a Barradas uma foto de tal pessoa, tendo ele achado muito parecida com aquele assessor do passado que lhe procurou, estando agora a PF tentando localizar esse ex-assessor para o reconhecimento formal de Barradas.

ENIVALDO RIBEIRO TACHA OPOSIÇÃO DE INCOMPETENTE

O vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (PP, bem ao seu estilo, demonstrou que não anda nada satisfeito e tachou a oposição de “incompetente” ao criticar a demora na definição do candidato a governador. Na sua visão o grupo tinha condições de vencer a eleição no primeiro turno e se perderam pelo caminho. Enivaldo na sua entrevista ainda revelou que pode a vir a conversar com o PSB do governador Ricardo Coutinho. Enivaldo com a sua experiência na seara política, lembrou que a oposição, que há pouco tempo estava numa posição muito cômoda. De repente, seus principais candidatos, como o prefeito Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues pularam fora da disputa e agora terá que obrigatoriamente que correr atrás do prejuízo, enquanto as bases do lado do governo saíram muito bem com candidato João Azevedo bem fortalecido.

JOSÉ MARANHÃO DIZ QUE EX-ALIADOS FIZERAM POUCO CASO DE SUA CANDIDATURA

Mesmo não citando nomes, o presidente estadual do MDB na Paraíba, José Maranhão, usou as redes sociais nas últimas horas para acusar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), de tentarem prejudicarem sua pré-candidatura ao Governo do Estado, fato que certamente fez com que ele Maranhão resolvesse de forma definitiva jogar para o alto uma aliança que parecia consolidada desde 2016. Utilizando o seu perfil no instagran, registrou Maranhão. “Desde o anúncio do meu nome como o pré-candidato do MDB-PB, muitas oposições e alguns que se sentem ameaçados, tentam desacreditar da minha candidatura”, destacou Maranhão. Nem precisar registrar, que depois do desembarque de José Maranhão, a sempre festejada aliança entre as maiores forças do Estado, ficou bem precária, o que levou as desistências do eventuais candidatos ao Governo do Estado, os prefeitos Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues, estando agora a oposição literalmente sem norte e anunciando a cada dia um candidato diferente.

SANDRA MARROCOS QUER SER DEPUTADA FEDERAL

Mesmo tendo perdido a reeleição para vereadora em 2012, demonstrando falta de consistência e peso político junto ao eleitorado, a vereadora de João Pessoa Sandra Marrocos (PSB) comunicou a militância que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal, este ano. Ela tem argumentado que as bandeiras que defende se identificam com as discussões que devem ser travadas em Brasília. A questão é que existem na disputa pela legenda nomes como Gervasio Maria e Nonato Bandeira, Edvaldo Rosa, sem falar outros que compõem …….como Efraim Moraes e a pretensão dela Sandra Marrocos, pode não soa muito bem no Jardim Girassol.

O ESTADO DO PARANÁ VAI COPIAR O PROGRAMA ‘CIDADE MADURA’

A experiência pioneira do programa Cidade Madura, criado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habilitação Popular (Cehap), para atender idosos servirá de modelo para o estado do Paraná. A gestão do condomínio e a promoção da integração entre os idosos residentes foram alguns dos pontos que chamaram a atenção do Governo do Estado do Paraná, que mapeou todos os programas e políticas voltadas para esta faixa etária nos demais estados brasileiros e acabou optando pelo modelo paraibano. Nesta terça-feira (10), equipes técnicas da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e da prefeitura de Jaguariaíva, primeira cidade que desenvolverá o projeto, visitaram os condomínios do Cidade Madura em Guarabira e em João Pessoa. O Programa ‘Cidade Madura’ foi o primeiro programa habitacional do País voltado para a terceira idade, e já serviu de referência para outros estados, além de ter conquistado diversos prêmios.

O ABANDONO DO PARQUE PARAHYBA

Durante toda primeira gestão do Prefeito Luciano Cartaxo, a população dos Bairros do Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube e Valparaiso, tentaram em vão uma simples audiência com o Prefeito Luciano Cartaxo, para que o mesmo cumprisse o que havia sido autorizado em duas plenárias da própria Prefeitura, a construção do Parque Parahyba um desejo antigo dos moradores daqueles núcleos residenciais. O máximo que os moradores conseguiram no longo período foram conversar com alguns secretários municipais que sempre saiam pela tangente, informando da impossibilidade da construção, tendo em vista que a área estaria judicializada, ou seja, existia uma disputa jurídica com o Aeroclube, ignorando propositadamente, que as demais áreas que circundam os canais do Rio de Jaguaribe e que são de propriedade da edilidade e que, portanto não existia nenhum óbice para iniciar o tão sonhado parque. O fato que o próprio Prefeito Cartaxo foi abordado por moradores numa solenidade pública e se esquivou, repetindo a desculpa que como existia um litígio não se poderia iniciar o Parque Parahyba.

O ABANDONO DO PARQUE PARAHYBA II

Cansados de esperar e necessitando de uma área para o lazer e esporte de milhares de moradores, uma comissão foi conversar com o então secretário João Azevedo, que ficou sensibilizado com o o justo pleito e prometeu que iria falar com o Governador Ricardo Coutinho e se o mesmo autorizasse o Estado então tomaria para si a construção do importante equipamento e depois repassaria para aos cuidados da Prefeitura.Tendo então o Governo do Estado, construído o Parque Parahyba II e II, no entorno dos dois canais existentes no Bessa. A questão é que quando todos pensavam que o problema estaria resolvido, eis que a Prefeitura usando as mais diversas desculpas se recusa até agora a receber os equipamentos e no primeiro momento até mesmo as lixeiras tiveram que ser adquiridas pelos moradores, considerando que os responsáveis pela Sedurb alegavam não dispor de estoque de lixeiras. A questão é que até a questão da jardinagem ocorre muito raramente por parte da Sedurb e de forma bem precária.

O ABANDONO DO PARQUE PARAHYBA II

Os dois canais se encontram cheios de Lixo e com a vegetação marinha tomando todo leito, impedindo o fluxo das águas o que com certeza irá trazer sérios transtornos com o inverno que se aproxima, pois as águas invadirão a ciclovia e outras áreas dos dois parques. A má vontade pro parte da Prefeitura é tanta, que jamais a Guarda Municipal esteve ali para zelar pelo equipamento e até mesmo ajudar na segurança dos seus milhares de freqüentadores. Realmente lastimável que o Prefeito Luciano Cartaxo, resolva penalizar milhares de pessoas, em razão de problemas de ordem política e ciumeiras com o gestor estadual, ou seja, não construiu o equipamento que seria da sua responsabilidade e agora se recusa a fazer a sua obrigação no cuidado e na preservação dos dois parques.

BAILE DA AMIZADE – CHIQUINHO & SOCORRO SOUZA

O conhecido casal de artistas da noite paraibana, Chiquinho e Socorro Souza, farão no próximo dia 20 de abril, as 20 horas na Sede do Aeroclube, no Bairro do Bessa, um grande evento dançante, denominado ‘Baile da Amizade‘, que tem como sub-título o convite ‘Vem dançar com a gente‘. Chiquinho se destaca no canto e violão, além de outros instrumentos musicais e Socorro Souza pela bela voz, que lembra muito a cantora paraibana de renome nacional Roberta Miranda.Considerando o prestigio do casal e o vasto número de amigos e admiradores, será realmente uma noite imperdível, razão pela qual é importante buscar logo adquirir ingresso individual ou mesa.

PINÇADOS NAS REDES SOCIAIS:

LEMBRAM DE ISABEL CRISTINA FERNANDES (BEL) – MARCELA SITÔNIO

Lembram de Isabel Cristina Fernandes (Bel), aquela mãe que conseguiu juntar e vender mais de uma tonelada de latinhas para seu filho, Pedro Fernandes, 19 anos, fazer um intercâmbio na Finlândia? Pois ela está fazendo a mesma coisa, só que, desta vez, é para comprar o anel de formatura do filho mais velho, Severino Ferreira Neto. Ele concluirá o curso de Farmácia na UFPB, em julho próximo. 
Foram cinco anos de muito sacrifício, conta Bel. O filho saia cedo de casa, pegava dois ônibus para chegar na universidade. Logo que começou a cursar Farmácia, Severino ganhou duas bolsas de pesquisa e com o dinheiro comprava as passagens de ônibus, os livros e as xérox necessárias para estudar.Bel disse que não mede esforços para realizar os sonhos dela e dos filhos, “eles são merecedores de qualquer sacrifício”, assegurou.

 

NESSA PRÓXIMA ELEIÇÃO ESTAMOS LASCADOS – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Essa próxima eleição será atípica, pois não haverá financiamento oriundo de empresas, o que beneficiará, e muitíssimo, candidatos ricos, partidos políticos com saldo positivo em caixa (do fundo partidário), e, principalmente, candidatos dos clãs, principados e feudos, esses, normalmente agraciados pelos servos e deslumbrados, têm votos “cativos” não esqueçamos que a esquerdalha, especialmente o PT, tem sindicatos, movimentos sociais e diversos braços clandestinos como MST etc. Estamos lascados …

A VELHA CHORADEIRA DA MILITÂNCIA – LEILA ARAUJO

A coisa mais divertida dessa choradeira de todas as militâncias babonas em relação aos isentões é que ela lembra caçula tomando chinelada da mãe, por conta do vaso da sala quebrado, e reclamando que o irmão mais velho não está apanhando junto. “Ele não quebrou o vaso”, justifica a mãe, e o moleque: “Mas se ele estivesse lá na sala na hora e tivesse segurado o vaso, isso não tinha acontecido!”

PRACABÁ COM A POBREZA – CARLOS HENRIQUE ANGELO

A mais bela das criações de Lula foi a divisão do Brasil entre “nós” e “eles”. Claro que “divide et vinces” não é criação sua, mas isso não lhe vem ao caso, posto que ter conseguido aplicá-la com uma desenvoltura que faria arroxear-se de inveja Sun Tzu e Maquiavel. Ele apropriou-se também, sem jamais ter lido um livro, de outra máxima histórica: “si fecisti, nega” – que dispensa tradução.Eis alguns exemplos magistrais do “nós” e “eles”.1 – A imprensa é parte do grupo “eles”, pertence ao capital internacional e é contra o “povo humilde que compra tv, celular, anda de avião”. Mas os jornalistas que o defendem são do grupo “nós”. E acreditam que possa haver jornalista sem imprensa. 2 – Azelite são eles, inimigos. Mas os novos ricos das esquerdas, dos sindicatos, das universidades e do serviço público têm imunidade: são “nós”. E ajudam a demonizar justamente aqueles aos quais Lula se aliou para “acabar com a pobreza”. Exatamente como faz Maduro na Venezuela

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em outros três portais.