Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA ( com Pedro Marinho)

 A CITAÇÃO DE CÁSSIO PARA DISPUTAR O GOVERNO É MISSA ENCOMENDADA

Ainda ontem quando vi várias pessoas nas redes sociais indicando Cássio Cunha Lima como candidato ao Governo do Estado, de bate pronto fui logo dizendo que se tratava de missa encomendada pelo próprio interessado, em detrimento dos alcaides de João Pessoa e Campina Grande Cartaxo e Romero a quem o senador jurou total fidelidade na aliança formada em 2016. Primeiro foi Camila Toscano, que veio a publico e indicou Cássio como um bom nome. Mas não ficou só nisso, pois eis que Ruy Carneiro, presidente do PSDB, na mesma toada fez a mesma indicação e cravou: “Cássio detém todas as prerrogativas para representar a oposição na disputa pela sucessão do governador Ricardo Coutinho. Mais tarde outra tucana Eliza Virginia, falou que o nome de Cássio seria bem interessante para a disputa ao governo do Estado. Resta saber quem serão os próximos escalados para elogiar o senador e lançar o seu nome para a disputa. A velha raposa política José Maranhão logo cedo percebeu a jogada e pulou fora dessa aliança, que aparentemente caminha para o seu fim.

O RETRATO DO ABANDONO DA CAPITAL PELO PREFEITO CARTAXO.

Andar no centro de João Pessoa se tornou um verdadeiro vexame, pois impera a sujeira e total descaso com tudo que se observa. No centro se verifica engraxates tomando os poucos bancos existentes e espalhando o seu material, vendedores ocupando todos os espaços, principalmente ali na Rua Visconde de Pelotas, cujas grades do viaduto se tornaram mostruário para roupas e outros artigos para venda. Defronte a tradicional Igreja da Misericórdia, ocorre a mesma coisa, o seu gradil serve hoje para mostruário até de peças intimas e na sua frente parece uma feira livre de frutas e até banca de jogo do bicho, impedindo a visão de todos e até mesmo uma simples foto que algum turista queira tirar da bela edificação.

O RETRATO DO ABANDONO II

No Varadouro a coisa é bem pior, pois como não é uma área de grande visibilidade, o abandono por parte da Prefeitura é total. Só para se ter uma ideia, uma das mais antigas ruas de nossa capital a 5 de Agosto, há anos, foi parcialmente destruída, com todas as pedras arrancadas do seu calçamento arrancadas, em razão das águas das chuvas. Por se tratar de uma via estreita, os carros estacionam a sua esquerda e pela outra parte livre, em razão dos estragos, só é possível subir até a Rua Maciel Pinheiro se for de trator ou caminhão. Estamos tratando aqui da parte histórica, onde teve início a nossa cidade e do tradicional Ponto de Cem Reís também bem desprezados, locais sempre a vista de todos, sendo o quadro bem pior nos bairros periféricos, áreas residenciais totalmente ignoradas pelo Prefeito Luciano Cartaxo e pelos seus secretários e assessores, que, aliás, jamais são vistos nas ruas, verificando os muitos problemas existentes.

LUCIANO CARTAXO ABANDONA AS ESCULTURAS DA CIDADE

Ainda flanado no Prefeito Prefeito Luciano Cartaxo ou ele não gosta de esculturas, ou a guerra dele é contra tudo aquilo que Ricardo Coutinho deixou como gestor municipal. Dia desses, por conta daquela ponte que está sendo construído na Avenida José Américo de Almeida, ele Cartaxo mandou retirar da rotatória ali existente a bela escultura ‘As aves de arribação’, , obra de Arte do Escultor Marcos Pinto. O fato é que as esculturas que não somem, ele Cartaxo deixa se acabar. Para comprovar o descaso basta dar uma volta pela cidade e constatará a ferrugem consumindo a base do busto de Duque de Caxias no Ponto de Cem Réis, o Busto de Mané Caixa d‘água, com parte da base arrancada e cheio de lixo e mato ao seu redor, a escultura do girador do Bessa shopping, sendo consumida pela ferrugem, a degradação da escultura existente na praia de Manaíra, exatamente defronte ao prédio da PB-tur, onde circulam mensalmente milhares de turistas. Se depender dele Luciano Cartaxo logo todas essas esculturas desaparecerão.

PONTE DA BEIRA RIO A OBRA MATUSALÉM

Por falar em Luciano Cartaxo, o mesmo iniciou aquela construção da ponte na Avenida José Américo de Almeida, em junho de 2014, com previsão para inaugurar em fevereiro de 2016. Tal obra já interrompeu por anos a metade da via, trazendo sérios transtornos ao trânsito ali que antes já era bem caótico. O fato é que uma ponte que não chega sequer a 70 metros, até agora fevereiro de 2018, com o Prefeito ameaçando renunciar já em busca de outro cargo, sequer está concluída. Só para fazer uma comparação como o nosso gestor e sua equipe trabalham, a Ponte Rio/Niterói que tem 13 quilômetros de extensão teve inicio em 1969 e foi entregue em 1974, portanto apenas cinco anos de construção e a nossa em Junho ira completar quatro anos, já sendo apelidada pela nossa população de ‘Ponte Matusalém’. Diante de tanta inércia e como ele Cartaxo prometeu fazer a ponte Mangabeira/Geisel e jamais cumpriu, o governador Ricardo Coutinho já autorizou a sua construção, que irá atender aos moradores de ambos os bairros.

CIDADES MADURAS

O governador Ricardo Coutinho já entregou quatro Condomínios denominados ‘Cidade Madura’ construídos na Paraíba exclusivamente para idosos que não possuíam moradia própria.Os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira já possuem este tipo de condomínio e, em breve, a cidade de Sousa também ganhará o seu Cidade Madura.Já fora investidos mais de R$ 18 milhões na construção dos quatro condomínios Cidade Madura para proporcionar condições mais dignas de moradia aos idosos da Paraíba.Todas as moradias são adaptadas para as necessidades do idoso, contando com itens como barras de apoio no banheiro e rampas de acesso conforme as Normas de Acessibilidade. O local também tem Centro de Vivência, Núcleo de Assistência à Saúde, um bloco destinado à guarita e administração do condomínio, praça, redário, equipamentos para ginástica, horta integrada à parte urbanística e outros itens.

JUSTIÇA DETERMINA QUE PÂMELA BÓRIO SE RETRATE PUBLICAMENTE

Após acordo judicial, a jornalista e ex-primeira dama Pâmela Bório fez, através de seu perfil no Instagram, uma retratação pública sobre uma das acusações contra o governador Ricardo Coutinho (PSB). A postagem foi feita na última sexta-feira (23) e no texto, ela admite que usou suas redes sociais para divulgar informação inverídica sobre a ausência de pagamento de pensão alimentícia. Porém, a ré não cumpriu integralmente a determinação da Justiça e, por isso, a defesa do governador requereu na tarde desta segunda-feira (26), o pedido de cumprimento da sentença. A requisição foi pedida ao juiz da 6ª Vara Criminal, aonde tramitou o processo em que o governador, no ano passado, ingressou contra Pâmela, pelos crimes de calúnia e difamação.

NABOR WANDERELY, HUGO MOTA AMEAÇAM DEIXAR O MDB

O deputado estadual Nabor Wanderley (MDB) revelou, em entrevista na manhã desta terça-feira (27), que ele e seu filho, o deputado federal Hugo Motta (MDB) podem estar de partida do MDB.Nabor explicou que tudo dependerá se o MDB conseguirá uma boa coligação partidária, para as disputas nas eleições deste ano. De acordo com o parlamentar, na eleição anterior, os políticos que disputaram cargos pela legenda tiveram dificuldades, pois a disputa não estava no mesmo patamar de outros partidos. Outro que também se manifestou contra Maranhão foi o vice presidente do Diretório da Capital o Vereador 3emedebista Mangueira, que classificou Maranhão como egocêntrico e disse mais que a postura do presidente estadual do MDB, José Maranhão, está fazendo com que os componentes do partido queiram abandonar a legenda.

VENEZIANO RECEBE CONVITE PARA SE CANDIDATAR AO SENADO

Outro emedebista que aparentemente na se encontra muito confortável na legenda é o deputado federal Veneziano Vital do Rego, que revelou nesta segunda-feira, que foi procurado pelo governador Ricardo Coutinho para sair candidato ao Senado na chapa que será encabeçada por João Azevedo ao governo do Estado. Esclareceu Veneziano que ficou muito honrado, mas que irá esperar até abril quando então definirá o seu futuro político. É preciso não esquecer que Veneziano um simples vereador de Campina Grande, disputando a Prefeitura da Rainha da Borborema, derrotou em dois pleitos Rômulo Gouveia apoiado por Cássio Cunha Lima e que ele Veneziano no último pleito, disputado uma vaga para a Câmara Federal, foi o mais votado naquela cidade e o segundo no Estado.

A INTERFERÊNCIA SEMPRE FORA DE HORA DA OAB

Essa OAB passou esses anos de bandalheira no nosso País inteiramente submergida, sem dar um pio em absolutamente nada. Quando a situação chega ao fundo do poço e o Exército é convocado para agir, eis que essa gente da OAB, querendo aparecer na mídia vem se imiscuir apenas para tentar atrapalhar a intervenção. O que não falta é trabalho para esses dirigentes profissionais da OAB, que muitas vezes esquecem até de advogar para ficar ali aboletado numa diretoria da Ordem, sem que se saiba de que vivem tais profissionais, já que abandonamos seus respectivos escritórios. Seria bom esse povo da OAB buscar, por exemplo, meios de tornar a Justiça mais célere, pois seria bom para os advogados e para os cidadãos.

JUTAY MENESES REVELA QUE SERÁ CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

De acordo com Jutay Meneses, o mesmo informa que irá disputar uma cadeira na Câmara Federal, mesmo direção nacional do PRB o tendo sondado para receber como filiado da legenda o deputado Hugo Motta que certamente ira tentar a reeleição. Informa Jutay o projeto não é meu, mas do grupo. Até aceitaria abrir mão da candidatura de deputado federal ou estadual para coordenar as campanhas e fortalecer o partido, mas mantenho a postulação porque não só tenho o apoio da Igreja Universal, mas de várias lideranças sindicais. Disse ainda que o Prefeito Luciano Cartaxo esperou muito para que seu nome fosse lançado para a disputa em nome dos partidos de oposição o que é ruim pois não é momento de se perder tempo.

O PROJETO DE BRUNO CUNHA LIMA E A PEGADINHA

Esses dias o deputado estadual Bruno Cunha Lima fez o maior Carnaval, tendo em vista que o governador Ricardo Coutinho de forma responsável vetou um projeto de tal parlamentar que tratava de benefícios para as crianças acometidas de autismo. Logo a ele se juntaram outros oposicionistas, buscando palanque eleitoral mesmo com completa ausência de argumentos consistentes, trazendo à baila um discurso desprovido de conteúdo, pois ao governador não cabia outra providencia senão o veto, por se tratar de matéria eivada de vícios seja na sua iniciativa e constitucionalidade. Ontem no Programa ‘Fala Governador’, Ricardo Coutinho explicou que tais projetos são apenas politiqueiros e servem para alguns parlamentares tentarem demonstrar serviço, enganando as pessoas e que são verdadeiras pegadinhas. Disse ainda, que tal deputado deveria saber que em 2011 a atendia apenas 9 autistas e hoje atende 390, graças aos muitos programas implantados ali pela atual gestão.

PINÇADAS NAS REDES SOCIAIS:

A OAB ESTÁ DE COSTAS PARA TODOS – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

• Não concordo com a OAB, por sinal, não me representa há muito tempo, dados aos posicionamentos dos últimos 15 ou 16 anos (nem me recordo o marco inicial). Em minha leitura, a OAB está de costas para mim, e, não duvido, para maior parte dos inscritos. Por sinal, ela tem se imiscuído em diversos eventos e poderes, no entanto não faz o dever de casa; por exemplo, as eleições são diretas apenas para a presidência da Ordem, ou seja, numa lista fechada contendo conselheiros estaduais e federais, sem que passem pelo crivo do voto direto dos inscritos. Isso é um resquício de arbítrio ainda não derrubado. Considero inadmissível e antidemocrático esse tipo de eleição onde só as “chapas” são eleitas, empurradas goela abaixo. Quem assim permanece não tem autoridade nem exemplo para se meter em nada. E como disse o colega e amigo, Americo Gomes de Almeida, a Ordem precisa lembrar-se é do inscrito, e prestar serviços priorizando-o ao invés de ficar emitindo “notinhas” e “opiniões”. Mas, reconheço que maior parte disso acontece porque votamos em candidatos que são professores e advogados; empresários e advogados; políticos e advogados etc. No dia em que elegermos um candidato só “e advogado”, veremos uma grande mudança.

OS EMBATES DO FACEBOOK – LEILA ARAUJO

Tem dias que eu acordo e olho o Facebook e tenho a sensação que estou na Europa no meio das guerras religiosas do século XVII. Tenho uma estalagem na beira da estrada e varro o alpendre porque minha vassoura não voa. Os dois grupos que se embatem duramente são donos da verdade absoluta e se possível, que hoje alguma reputação seja incinerada. Afinal, o outro lado faz o mesmo. Isenção? Nenhuma. Tenho muito claro em quem NÃO vou votar, mas de gente fanática eu quero distância.

NÃO SEI PORQUE AINDA ME ESPANTO!!! – CARLOS HENRIQUE ANGELO

Está na página de Cláudio Humberto: PENSE NUM ABSURDO:
Vítima de atentado terrorista durante a ditadura ainda luta por reparação. Orlando quer uma pensão como a do terrorista que o mutilou.Para entender: Orlando Lovecchio Filho foi vítima de um atentado terrorista em 1968. Ele tinha 22 anos e passava pelo consulado dos Estados Unidos em São Paulo, na Avenida Paulista, quando explodiram uma bomba. Ele escapou por milagre, mas perdeu parte da perna e viu destruído o sonho de ser piloto. A Comissão de Anistia premiou o autor do terrorismo com pensão vitalícia, mas negou o benefício a Orlando, alegando que ele não comprovou “militância de esquerda”. É ou não para chorar de ódio?

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em três portais.