Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

Papo d‘ Esquina

AÇÃO PRETENDE QUE CORONEL EULER PERCA A PATENTE E VOLTE A SER MAJOR DA RESERVA

Uma Ação Declaratória de Ato Nulo que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública poderá resultar em decisão inédita na Paraíba : a despromoção e o afastamento do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves.A Ação foi ajuizada pelo ex policial militar Moacir Pereira de Moura, que foi excluído da corporação em março do ano passado, mesmo estando reformado por invalidez. A base da petição inicial é um conjunto de documentos divulgados pelo deputado João Henrique que revelam a ilegalidade dos atos de promoção do então major Euller Chaves, que foi promovido na gestão de Cássio Cunha Lima a Tenente-Coronel e posteriormente a Coronel, quando se encontrava ocupando um cargo civil, ou seja, assessor palaciano. O fato é que o então major Euller Chaves.

AÇÃO PRETENDE QUE CORONEL EULER PERCA A PATENTE E VOLTE A SER MAJOR DA RESERVA II

Ação que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública sob o número 0800075-96.2018.8.15.2001 poderá resultar no atendimento dos pedidos, ou não. Caso o entendimento da Justiça seja pela declaração de atos nulos, os das promoções do major Euller, à tenente coronel e a coronel, e da nomeação dele comandante geral da PM, o comandante pode ter suas promoções tornadas sem efeito, e afastado do cargo de comandante geral.Um dos fundamentos da Ação Declaratória de Ato Nulo é o artigo 90, inciso VII, da Lei 3.909/77 ( Lei que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Paraíba). O dispositivo legal deixa claro que o policial militar que ficar mais de dois anos em cargo público civil não eletivo, deverá ser transferido “ex-officio” para a reserva remunerada.

VENEZIANO PODE SER CANDIDATO A SENADOR APOIADO POR RICARDO

Faz muito tempo que se comenta a insatisfação do deputado Veneziano Vital com a sua legenda o agora MDB. Esta semana surgiu a informação de que ele está em vias de deixar o MDB. Se cometa que o mesmo vem conversando com o governador Ricardo Coutinho (PSB), e teve um encontro com o pré-candidato socialista João Azevêdo (PSB). O governador Ricardo Coutinho e o pré-candidato do PSB João Azêvedo tiveram diálogos nos últimos dias com o deputado, o que pôde indicar a ida de Veneziano ao PSB, com possibilidades de compor a majoritária numa vaga de Senado.

LIRA DIZ QUE CHAPA ENCABEÇADA POR MARANHÃO COMPORTA CÁSSIO E OS TUCANOS

O senador Raimundo Lira surpreendeu a todos quando em entrevista no Programa Conexão Master revelou que a chapa do MBD ser encabeçada pelo senador José Maranhão tem espaço para o senador Cássio Cunha Lima e para o seu PSDB. Lira revelou ainda não concordar com outra candidatura da oposição, pois na sua visão poderá inviabilizar uma eventual vitória da oposição, favorecendo assim o candidato da situação. Aproveitando a entrevista Lira rasgou eleogios ao senador Cássio Cunha Lima e disse que a chapa majoritária comporta ele e Cássio

MARANHÃO DIZ QUE CARTAXO COSPE NO PRATO QUE COMEU

Por falar em José Maranhão, o mesmo não tem papas na língua e cobrado pelo Prefeito Luciano Cartaxo, em razão de alguns cargos que membros do seu partido ocupam na estrutura da Prefeitura da Capital, ele Maranhão foi rápido, disse o emedebista que Cartaxo estaria “chovendo no molhado”, já que os cargos ocupados por pessoas do MDB estão à inteira do gestor. Ele recomednou ao mesmo que use sua prerrogativa de chefe do executivo: demita o pessoal que não merece sua confiança. Por fim disse Maranhão que ele Luciano é um ingrato, pois tias pessoas foram nomeadas por terem ajudado a ele se eleger em 2016. Agora ele eleito de barriga cheia, cospe no prato que comeu.

A OPOSIÇÃO PODE TER DUAS CANDIDATURAS AO GOVERNO

O prefeito de Campina Grande e pré-candidato ao Governo do Estado, Romero Rodrigues (PSDB), refutando qualquer possibilidade de ser candidato a qualquer outro cargo que não seja o de governador, declarou em entrevista à Rádio Correio de Campina Grande, que o senador e também pré-candidato José Maranhão (MDB) estaria disposto a desistir de sua eventual candidatura ao governo, para apoiar ele Romero Rodrigues. Segundo Romero, o senador disse que essa porta não estava fechada para essa possibilidade e que ele gostaria de continuar ajudando na união das oposições, e que nesse cenário seria possível desistir. Ora, se tal acontecer, Luciano Cartaxo que também não pretende desistir de sua candidatura partiria para o embate e ai então em tese teríamos o candidato João Azevedo apoiado pelo Governador Ricardo Coutinho e a oposição rachada com duas candidaturas a de Romero e de Cartaxo. Ruim, muito ruim para a oposição que se dizia unida até então.

LÉO MICENA, MOFIO E SAMUKA DUARTE O FUNDO DO POCO NÃO CHEGOU AINDA

O ex-candidato a prefeito de Bayeux, Léo Micena, terceiro colocado na última eleição, anunciou a pré-candidatura a deputado estadual. A decisão, segundo ele, se deu após uma longa avaliação do cenário político atual do país, dos últimos acontecimentos na cidade. Outros que também se lançam candidatos são os radialistas Mofio e Samuka Duarte, o primeiro a deputado federal e o segundo a estadual. Aqueles que pensavam que a nossa política já tinha chegado ao fundo do poço estão redondamente enganados, pois como se observa pelos candidatos que surgem a tendência é piorar muito o quadro atual. As chances dos citados são muito boas, pois as pessoas que irão votar em 2018, são as mesmas que elegeram Anitta a mulher do Ano e Pablo Vitttar como o melhor cantor de 2017..

AS RUAS ESBURACADAS DO BESSA

Parece até que passou um furacão pelo bairro do Bessa, pois praticamente todas as ruas se encontram em péssimo estado de conservação, com as pedras do pavimento se soltando talvez em decorrência dos muitos caminhões que hoje trafegam por ali, em razão da obra do Parque Parahyba e também em razão da construção dos muitos edifícios. O fato é que a Seinfra deveria agilizar os reparos ali, pois já existem buracos que já fizeram até aniversario e com o fluxo dos caminhões e dos carros de passeio as pedras se soltam ainda mais e em alguns ruas via chegar a hora de ser impossível se trafegar. Fica o apelo.

ACOMPANHE DIARIAMENTE NO BLOGDOPEDROMARINHO A COMOVENTE HISTÓRIA DOS JOVENS SADI E ÁGABA

A partir de hoje o blogdopedromarinho.com passará a publicar diariamente, a triste história do romance dos jovens paraibanos Sadi e Ágaba, cujo desfecho foi o assassinato do mesmo e o suicídio da desolada jovem, fato ocorrido há décadas nesta capital e que Camilo Macedo adaptou para um filme a ser produzido brevemente pelo cineasta Daniel Rizzi. Se trata de uma história comovente que merece a atenção de todos.

PINÇADOS DAS REDES SOCIAIS

MUDARAM O FINAL DA ÓPERA CARMEN – LEILA ARAUJO
• 
Mudaram o final da ópera Carmen, de 1875, para “combater a violência contra as mulheres”. No final original, a cigana é apunhalada pelo ensandecido Don José, que cai em desgraça. No novo final, a Carmen que irá matar Don José (aparentemente não há problema nenhum com a violência em si, apenas com um único tipo dela).Aguardem as novas versões dos clássicos da literatura mundial, orwellianamente pasteurizados. Um Narciso que milita contra os padrões de beleza, um Don Quixote que tem uma ONG antimanicomial, um Aquiles cadeirante pacifista…

AS MÚSICAS DE LUAN SANTANA TÊM A PROFUNDIDADE DE UM PIRES – ALBERGIO GOMES MEDEIROS
• 
Matérias incontestavelmente enriquecedoras: Uma repórter enfrentando águas e corredeiras querendo que o telespectador sinta emoções semelhantes às que sentiu; na sequência veicularam Luan Santana com músicas na profundidade de um pires, e melodia com complexidade de uma ameba; em seguida, pedaço de trajetória de uma Iguana (creio eu, pois quando sintonizei estava acabando a matéria, e apareceu uma enrolada por uma cobra); isso tudo em momentos que sintonizei no Fantástico, enquanto transcorria intervalos em uma emissora com sinal para assinantes.Cada vez mais explicado o elevadíssimo nível intelectual da massa brasileira; e as fabulosas perspectivas para os próximos 20, 30 anos.

Esta coluna é publicada diariamente no blogdopedromarinho.com e em três portais