Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

Papo d‘ Esquina

RC: ‘O DEPUTADO QUE LER UMA LEI E NÃO SABE INTERPRETA-LA NÃO REPRESENTA NINGUÉM’

O governador Ricardo Coutinho ao falar a imprensa nesta semana se disse muito feliz com a constante lembrança do seu nome para o Senado em 2018, principalmente num momento com o de agora com tanta descrença na classe política. Ele enfatizou que mais do que um mandato para ele é muito mais importante a continuidade do ciclo de desenvolvimento que a Paraíba está atravessando. Já ao falar da bancada de oposição na Assembleia Legislativa RC jogou duro e disse que lamenta a postura de parlamentares, que nesta semana fizeram dura campanha contrária a aprovação de um projeto encaminhado pelo Estado prevendo aumento na multa do IPVA. Ricardo fez questão de lembrar que foi parlamentar muito anos e a primeira coisa que ele se preocupava era ler e entender os projetos. Na sua visão, quando se lê e não entende, é porque não há capacidade de representar ninguém. Não se pode fazer a política do terrorismo. Essa oposição vive de terrorismo”.

RC: ‘O DEPUTADO QUE LER UMA LEI E NÃO SABE INTERPRETA-LA NÃO REPRESENTA NINGUÉM’ II

Ricardo ainda fez questão de relembrar outras críticas sofridas por sua gestão, como a parceria público-privada para setores da Educação e o fim do racionamento de água em Campina Grande. “Disseram que eu ia privatizar a Educação e eu fiz um desafio e os mesmos sumiram. Esses dias anunciei concurso público para mil vagas na educação e eles os deputados de oposição não deram um pio. Atualmente Disseram que Boqueirão ia secar e Boqueirão tem 66 mil metros cúbicos a mais. Agora disseram que ia aumentar uma multa em 100%, ignorando que tal multa será apenas para aqueles que tentarem fraudar a guia de pagamento. Disse por fim Ricardo que quem faz alarde falso mentindo sobre um projeto teria que pedir desculpas públicas”, cobrou.

EFRAIM FILHO APRESENTA RELATÓRIO PELO FIM DO FORO PRIVILEGIADO

Quem acompanha a política paraibana sabe que o deputado Efraim filho, ainda muito jovem e apenas no segundo mandato, vem se destacando na Câmara Federal, já sendo líder dos Democratas um dos partidos mais importantes do nosso País. Ele Efraim foi escolhido relator da PEC do fim do Foro privilegiado, de autoria do senador Álvaro Dias e já aprovada no Senado. O deputado Efraim Filho já entregou seu parecer favorável a tal PEC, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O parlamentar justificou que o momento atual do país não permite mais a diferenciação em julgamentos e que “todo cidadão brasileiro deve ser subordinado à mesma lei”. Disse mais: “Entretanto, minha visão é que o foro cumpriu sua missão e conseguiu fazer a transição entre Ditadura e Democracia sem que houvesse perseguição a quem era contra o sistema, mas hoje representa mais uma blindagem e passa uma mensagem de estímulo à impunidade”.

ELIZA VIRGINIA QUER SER SENADORA

A deputada estadual Eliza Virgínia (PSDB) parece que finalmente encontrou o seu caminho na política, pois em entrevista ao Sistema Arapuan , a parlamentar admitiu que pode ingressar no Patriotas, partido Patriota de Bolsonaro e talvez até disputar uma vaga ao Senado.Eliza disse que existe uma conversa preliminar e alegou que na Paraíba ela é uma das pessoas que mais se identifica com a agenda de Bolsonaro que é ‘mais conservadora e de direita‘. Como a mesma sequer obteve votos para ganhar uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa, resta saber onde irá buscar votos para se eleger para uma das duas vagas para o Senado, no próximo ano. Em tempo: Esse Partido Patriota na verdade é o antigo o PEN (Partido Ecológico Nacional), que nunca teve relevância alguma na área da ecologia e usava tal nome para enfeitar.

TIÃO GOMES INGRESSA NO AVANTE

Tião Gomes, deputado estadual e ex-presidente do PSL, Partido que administrou por muitos anos fechou mesmo com o Avante (antigo PT do B), que na verdade é outra tapeação dos muitos partidos do Brasil, que estão trocando de nomes para assim confundir o eleitor. Esse Avante é o antigo PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil), partido nanico que de trabalhista nunca teve nada. Depois de dizer que havia sofrido um estupro político, nesta semana Tião se encontrou com o presidente estadual da sigla, Genival Matias e fechou com tal legenda, levando também para tal agremiação o deputado João Bosco Carneiro e um grupo de pré-candidatos a deputado estadual. Em tempo: Chega a informação de que João Bosco Carneiro, provavelmente irá refugar o convite e não irá para o Avante.

AEROCLUBE É FECHADO PELO DECEA

Informa o blogueiro Dema Macedo, com forte liderança no Bairro do Bessa, que Aeroclube no Bessa foi fechado pelo Comando da Força Aérea na tarde desta sexta-feira (29), por falta de apresentação do plano básico de zona de proteção do aeródromo. Ainda enfatizou Dema o seu contentamento pela medida, entendendo que a sua cobrança em tal sentido valeu a pena e que todos sairão ganhando com esta decisão do DECEA. Espera ainda que o Aeroclube vá para um local apropriado e que o Bessa e Manaíra, além da segurança aérea ganharão o maior parque do hemisfério sul o Parque Parahyba

EM ENQUETE, RAIMUNDO LIRA E WILSON SANTIAGO NÃO SÃO LEMBRADOS PARA O SENADO

Em enquete realizada nesta quinta-feira (28) no programa Correio Debate, 50 ouvintes revelaram sua intenção de voto para o Senado nas eleições de 2018. O fato que despertou a atenção dos ouvintes foi exatamente a falta de citação dos nomes do atual senador Raimundo Lira (PMDB), bem como do ex-senador Wilson Santiago, que pelo que se informa pretende disputar o próximo pleito, provavelmente buscando uma cadeira na Câmara Federal. Do total de participantes, 21 informaram que pretendem votar no senador Cássio Cunha Lima (PSDB), 15 pessoas revelaram a intenção de votar no governador Ricardo Coutinho (PSB), 7 pessoas disseram que vão votar nulo, Lucélio Cartaxo obteve 4 intenções de voto e Luiz Couto, Maria Paraíba e Leila Fonseca tiveram 1 voto cada.

LEI DE AUTORIA DE LUCAS DE BRITO QUE LIBERA O USO DE APLICATIVOS COMO O UBER ENTRA EM VIGOR

Foi promulgada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa e publicada no Diário Oficial a Lei nº 1.866/2017 que libera o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos como o Uber para fins de transporte remunerado, individual ou coletivo, no município. O texto que entrou em vigor é de autoria do vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) e revoga a Lei nº 13.105/2015 que proibia o serviço.“O Uber foi proibido por esta Casa antes mesmo de funcionar na cidade de João Pessoa e na legislatura passada nós nos mostramos contrários à proibição porque não podemos restringir o ingresso da tecnologia na Capital e dizer como as pessoas devem ser transportadas”, salientou Lucas, que foi o único parlamentar da atual legislatura a votar contra a aprovação da matéria na ocasião.

LEI DE AUTORIA DE LUCAS DE BRITO QUE LIBERA O USO DE APLICATIVOS COMO O UBER ENTRA EM VIGOR II

O texto anterior dispunha sobre a exploração do serviço de transporte de passageiros através de aplicativos, softwares, programas ou qualquer suporte tecnológico com fins lucrativos na Capital paraibana. “Essa Lei, que era um empecilho, pode ser reavaliada a partir de um projeto de nossa autoria e ela foi revogada por aprovação da maioria do Plenário. A Casa corrige seu erro histórico”, celebrou o vereador. Lucas de Brito aproveitou para pedir a mobilização dos colegas na CMJP pela não aprovação do PLC 28/2017 de autoria do deputado federal Carlos Zarattini, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, que regulamenta o serviço em todo o país. “Esse é um equívoco que o Senado quer cometer em relação à matéria. Ao discutir esse projeto, pretende-se transformar um transporte individual de passageiros em uma espécie de concessão pública”, avalia. O vereador destaca que isso irá burocratizar o serviço e representa um retrocesso para Brasil.

 

COLHIDOS NAS REDES SOCIAIS:

TRE PRECISA SABER QUE O CIDADÃO NÃO É DESOCUPADO – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Observem como no Brasil há inversão da razão de existência do estado. O TRE passou meses a fio convocando o eleitor para atualização de cadastro habilitando-o ao título digital. As incessantes propagandas indicavam uma data bem dilatada com epílogo aventando as comezinhas ameaças ao eleitor – a exemplo de todas -, porventura não comparecessem em tempo hábil ao cartório eleitoral. Ponto.De uns dias para cá, por razões pouco explicáveis, entendeu o Tribunal de encurtar sobremodo aquele prazo mais dilatado, como se o cidadão fosse um desocupado qualquer e-ou estivesse à mercê e pudesse simplesmente modificar ao bel prazer os planos.Quem existe em função de quem mesmo, e para o quê?

OS PETISTAS NUNCA ENXERGAM O ÓBVIO – LEILA ARAUJO

Já escrevi lhentas vezes que meus amigos petistas (e os que fingem que não são) não passam de ingênuos porque os políticos do seu e do partido que eles odeiam, PSDB, fazem cena de briga em público e se confraternizam nos bastidores. Esses caras não estão ao lado do povo, nem o PT dos pobres, nem o PSDB dos ricos. Eles estão ao lado deles mesmos. Aécio Neves sendo defendido por senadores petistas é a mais nova esfregada na cara de quem não quer enxergar o óbvio.

SERÁ QUE NÃO SE DARÁ UM BASTA NOS ASSALTOS PRATICADOS POR MOTOQUEIROS? – MARCELA SITÔNIO

Será que não existe uma autoridade na Segurança Pública, capaz de dar um basta nos assaltos praticados por esses “meninos” que andam de moto? Acho tão primário e predatório o “modus operandi” deles, que custa a crer no poder de fogo desses marginais mirins, frente à inoperância policial. Já não falo mais nem nas explosões de caixas eletrônicos, é uma ação mais ousada, requer planejamento tanto para realizar, como para combater. Mas é inconcebível, em pleno século XXI, que uns vagabundos armados, pilotando uma moto cinquentinha, estejam subtraindo bens e a vida de pessoas honestas, sem que haja nenhuma reação das autoridades. Tem minha solidariedade e indignação Angélica Lúcio!

Esta coluna é publicada no http.www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais