Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

GOVERNADOR IRONIZA OS POLÍTICOS ANDARILHOS

Jogando indireta aos eventuais candidatos em 2018, ou seja, a Luciano Cartaxo e a Romero Rodrigues, o governador Ricardo Coutinho ironizou as muitas viagens que ambos estão fazendo pelo interior do Estado e sapecou: ‘Ninguém imagine que a eleição do próximo ano será decidida por esses candidatos que vivem andando para cima e para baixo, pois a eleição será decidida sim em razão de muito trabalho e postura ética’. Sobre provável aliança entre o seu Partido o PSB e o PMDB de José Maranhão Ricardo, preferiu fazer mistério e revelou que não existe nada de novo sobre tal assunto e mesmo se existisse ele não poderia falar agora, para não estragar as negociações.

CÁSSIO DIZ QUE ROMERO RODRGUES SE QUISER TERÁ LEGENDA EM 2018

Depois das criticas do Prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues de que o seu Partido o PSDB errou em 2016, quando deixou de lançar candidato a prefeito na capital para apoiar Luciano Cartaxo, o senador Cássio Cunha Lima aparentemente acusou a critica e de pronto já foi afirmando que o PSDB, se ele Romero assim desejar não negará legenda para que ele saia candidato em 2018 ao governo do Estado, mas disse Cássio – sempre tem um ‘mas’ – apenas julgamos, e o próprio Romero concorda, tenho certeza, a importância da unidade das oposições, é preciso que mantenhamos a coesão preservada. A definição de nomes [da unidade] viria na sequência”. Pelo visto Romero ficará a ver navios nessa sua pretensão em 2018.

INVASÃO DOS ESPAÇOS PUBLICOS NO BESSA

Na atual gestão de Luciano Cartaxo, salta aos olhos a ocupação desenfreada dos espaços públicos em toda nossa cidade e no bairro do Bessa não é diferente. Há cerca de dois meses uma pessoa instalou num canteiro defronte o Residencial Luci um contêiner para venda de alimentos e indagando por algumas pessoas, informou que estava ali autorizado por um parente do Prefeito de quem era amigo e sem ser incomodado absolutamente por ninguém além do contêiner, fez um puxadinho para colocar algumas mesas e ainda construiu um banheiro em alvenaria.

INVASÃO DOS ESPAÇOS PUBLICOS NO BESSA II

Como o precedente é sempre muito perigoso, dias depois, num canteiro mais adiante, mais precisamente defronte ao estabelecimento Verd-Frut, um cidadão que já ocupava o canteiro com uma tenda para ali vender churrasquinho, também se achou no direito de colocar ali na esquina, prejudicando a visibilidade dos motoristas um contêiner eliminando três árvores adultas que estariam atrapalhando a colocação do contêiner, tendo na ocasião a Polícia Ambiental sido chamada ao local e constatado a ilegalidade, inclusive com fotos das arvores que foram derrubadas. Diante o total silencio da Prefeitura e dos nossos vereadores, uma comitiva de moradores, tendo a frente Dema Macedo, Maria de Lourdes, Ana Caju e a historiadora Madalena, procuraram a Curadoria do Patrimônio Público e Meio Ambiente na pessoa do Promotor João Geraldo, levando fotos da derrubada das arvores e solicitando a retirada dos dois contêineres dos espaços públicos, tendo o Curador de prontificado a adotar as providencias cabíveis.

CAGEPA PODE PREJUDICAR EMPRESÁRIOS E CLIENTES

Os empresários do ramo de limpeza de fossas e alugueis de banheiros químicos, estão bastante preocupados pela determinação da Diretoria da Cagepa de proibir que os caminhões despejem os seus resíduos numa propriedade dessa empresa no Bairro do Roger, para onde vão todos os resíduos da rede de esgotos sanitários. Tal procedimento já existe há pelo menos vinte anos, bem como na cidade de Campina Grande e Guarabira, ou seja, o despejo nessas duas cidades é realizado nos domínios das propriedades da Cagepa se pagando uma determinada taxa por cada caminhão. Aqui poderia ser feito o mesmo, mas inexplicavelmente, a cada gestão ao invés de se regulamentar pó uso com pagamento de uma taxa, insistem nessa proibição que forçará os empresários a procurar um terreno de um particular, localizado na rodovia que liga João Pessoa ao Recife, o que ensejaria aumento dos custos operacionais, com mais combustível, desgaste dos veículos, tempo perdido e possível dispensa de alguns dos muitos empregados, – cerca de duzentos – sem falar na elevação do preço ora cobrado dos clientes, valendo lembrar que hoje cerca de 60% das casas de nossa cidade que não possuem rede de esgotos sanitários. No tempo de Deusdeth Queiroga como presidente daquela autarquia, já se tentou tal proibição, porém os empresários do ramo conversaram com o mesmo, que de forma sensata, permitiu que se continuasse fazendo o despejo ali na propriedade existente o Roger.

O TIME DE BASQUETE INFANTIL DE CAIÇARA

Existe na pequena cidade de Caiçara, um belo projeto para tirar das ruas os jovens. Trata-se da prática do esporte, principalmente do basquete, realizado na Escola Municipal João Alves, tendo como técnico José Edison Francisco. O fato é que tais meninos filhos de famílias carentes de Caiçara se saíram muito bem na disputa dos na final dos Jogos Escolares da Paraíba na categoria 12 a 14 anos, competição que dá vaga aos Jogos Escolares da Juventude. A final foi realizada em João Pessoa entre o time de Caiçara, e o Colégio Motiva, de João Pessoa. O time de Caiçara venceu por 31 a 19 e conquistou a vaga. O fato é que o Governo da Paraíba tinha prometido financiar as passagens de avião de todas as escolas públicas que se classificassem para os jogos, que teve início ontem, dia 15 de setembro, em Curitiba no Paraná, mas para decepção de todos, principalmente das crianças classificadas, estranhamente o Governo avisou que pagaria apenas as passagens de ônibus de ida e volta e que não se responsabilizaria com os gastos com alimentação.

O TIME DE BASQUETE INFANTIL DE CAIÇARA II

Depois dessa ducha fria, o técnico do time de Caiçara, mesmo sob choro das crianças decepcionadas, telefonou para técnico do Colégio Motiva, Adriano Lucena, segundo colocado na disputa e avisou que não poderiam mais viajar e que portanto cediam a vaga para o time do Motiva, cujo técnico, juntamente com os pais dos alunos do Motiva elegantemente recusaram tal proposta e a partir daí passaram a fazer uma campanha para arrecadar fundos para a viagem dos jovens de Caiçara, que irão viajar de avião já com todo despesa assegurada no Paraná. Difícil mesmo é saber a quem parabenizar, se os atletas do projeto esportivo de Caiçara, ou a grandeza do técnico do Colégio Motiva, dos pais e alunos daquela unidade de ensino, que permitiram que esse sonho dos jovens carentes de Caiçara não deixasse de se realizar.

O PARQUE PARAHYBA FINALMENTE LIMPO

O Parque Parahyba, há meses foi inaugurado pelo Governador Ricardo Coutinho e logo se tornou ponto de encontro da população do Bairro do Bessa, Jardim Oceania e outros bairros ali próximos e porque não dizer de toda cidade, cujas pessoas vão ali para passear, praticar esportes, ler e outros. O fato é que o Prefeito Luciano Cartaxo, talvez contrariado pelo fato de o Governador RC ter executado uma obra que seria de sua alçada, resolveu ignorar aquele importante equipamento da cidade, não colocando ali sequer lixeiras, tendo os próprios moradores se cotizado para adquirir algumas poucas unidades. Também se recusou a limpar o canal que atravessa o Parque, acarretando assim inundações todas as vezes que aconteciam chuvas mais fortes. Naquele equipamento, mesmo com a presença de centenas de pessoas diariamente, sequer atendeu ao pedido para enviar para o local diariamente alguns membros da Guarda Municipal. O pior, porém foi não ter a sua Secretaria de Limpeza Urbana, a Sedurb, se posicionado com relação à limpeza daquele espaço e principalmente com relação ao corte da vegetação, que já atingia mais de um metro de altura.

O PARQUE PARAHYBA FINALMENTE LIMPO II

Esta semana para surpresa de todos, talvez constrangido com a péssima impressão que sua gestão estaria passando para os visitantes daquele espaço, eis que O Prefeito Cartaxo, mandou limpar o canal, cujas águas por conta da sujeira não tinham como escoar e mandou retirar todo mato do Parque, cujo trabalho por conta dos meses de abandono, contou com mais de uma dezena de trabalhadores e vários dias de trabalho e dezenas de caminhões para retirar o mato e o lixo retirado. Mas ainda falta a Prefeitura, colocar as lixeiras que faltam e enviar diariamente membros da sua guarda municipal para garantir a segurança de centenas de freqüentadores, a sua maioria crianças.

VEREADOR LEO BEZERRA QUESTIONA VALOR QUE DESAPARECEU DAS OBRAS DA LAGOA

Após questionar o Prefeito Luciano Cartaxo sobre sua transparência e dialogo, já que o mesmo sempre diz sua gestão é transparente, o vereador Leo Bezerra quer saber mesmo qual a quantia exata que a Caixa Econômica está solicitando que seja devolvido, relativa a obra que foi realizada na Lagoa. Num primeiro momento a Corregedoria Geral da União (CGU) apontou, desvio de quase R$ 10 milhões, enquanto a PF registrou valor menor, de R$ 6,4 milhões. Para esclarecer essa e outras dúvidas a bancada de oposição j´qa dispõe de oito assinaturas no requerimento que solicita a instalação da CPI da Lagoa, e precisa de apenas mais uma para protocolar o documento.A propósito o líder da oposição na Casa, vereadora Bruno Farias (PPS), disse, durante entrevista nesta quarta-feira (13), que está na expectativa de saber qual será a definição da vereadora Raíssa Lacerda (PSD) partido do prefeito, que 
ficou de analisar os documentos que estão sob sua posse, para então se pronunciar.

DEPUTADO QUER QUE VICE-PREFEITO MANOEL JUNIOR EXPLIQUE CITAÇÃO DO SEU NOME NO ESCÂNDALO DOS CRIMES DO SEU PARTIDO O PMDB

Tião Gomes mais uma vez parte para o ataque e desta feita contra o vice-prefeito Manuel Junior que segundo ele terá que se explicar sobre seu possível envolvimento nos crimes do seu Partido o PMDB, já que o mesmo foi citado pela PF. Como se sabe Manoel Junior era fiel escudeiro do ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, que hoje se encontra preso. Ainda a respeito do escândalo do PMDB Tião fez questão de lembrar que ele Manoel Junior havia declarado na semana passada que a investigação não chegaria à Paraíba. E agora se ver com o nome envolvido nessas falcatruas.

TIÃO GOMES: MARANHÃO TEM 60 ANOS NO PMDB, POR QUE EU COM 12 TENHO QUE SAIR

A propósito de Tião Gomes o mesmo no momento trava uma disputa interna no seu Partido o PSL com o também filiado a legenda o vereador Lucas de Brito, pela presidência regional da citada agremiação. Lucas de Brito andou dizendo na imprensa que ele Tião já está há 12 anos à frente do PSL e o Partido precisa mudar . Tião nem pestanejou e mandou o recado que dirigirá a legenda aquele que tiver mais. Sobre os 12 anos Tião ironizou: ‘Maranhão tem 50 e não quer sair do PMDB, por que eu com 12 tenho que sair?”.

PINÇADO DAS REDES SOCIAIS

 

REZA FORTE – CARLOS HENRIQUE ANGELO

Meu amigo do Face Edson Silveira escreveu hoje que “meus pensamentos e orações estão direcionadas a Curitiba para que meu Presidente Lula tenha todo o discernimento para bem saber responder e a esclarecer a todas as questões que as armadilhas dos seus algozes possam criar”.Sugeri que a reza funcionar e Lula escapar da cadeia, me proponho a registrar a patente e colocar no mercado. Podemos ganhar mais dinheiro do que Lula roubou desde que decepou o dedo mínimo para nunca mais trabalhar. Ele respondeu: “Meus amados amigos Coxinhas, sei que não estou só, vocês rezam para quem vocês quiserem, para o Cunha, Aécio, Bolsonaro, Temer, e etc… Tenho convicção que os pecados de Lula e Dilma são infinitamente inferiores dos das lideranças que vocês defendem”. Sei lá, mas fiquei com a impressão de que ele talvez não tenha gostado de minha proposta comercial.

IMPOSTO E IMUNIDADE SINDICAL – MARCELA XAVIER SITÔNIO LUCENA

O governo já estuda editar uma Medida Provisória para compensar as perdas com o fim do imposto sindical obrigatório. O que devia ter acabado era a imunidade sindical, que muitos aproveitam para se locupletar e passam 20 anos presidindo uma entidade, sendo remunerado pela empresa empregadora, sem prestar um dia de serviço, para não fazer absolutamente nada em defesa de sua categoria, só coçar os dedos. A imunidade fez sentido na época da ditadura militar, quando os sindicalistas eram combativos e perseguidos. Hoje, tem um monte deles que já virou até posseiro da entidade. Mas o processo de votação é sempre muito democrático, eu que sou “fascista” por criticar. Tem razão minha cara Marcela, sem esquecer que alguns ganham muito dinheiro com certas ações que promovem na Justiça e até mandatos eleitorais, nas muitas casas legislativas.

O VOTO NULO E OS ELEITROUXAS DA SEITA LULOPETISTA – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Vocês que imaginam e defendem o voto nulo como protesto, ou desencanto, dêem uma olhadinha na cambada de vermelhos a receber o molusco na entrada do Fórum em Curitiba, e vejam quantos “eleitrouxas” da seita “lulopetista” ainda existem. Crêem que esses adeptos, fieis à seita e seu messiânico líder, deixarão de votar em algum candidato dessa horda? Seu voto nulo, caro camarada, apenas facilitará a continuidade desses pulhas na vida parlamentar, e, por tabela, perpetuidade dos tentáculos no poder executivo. Seu “protesto” será gáudio para essa gente. Tem razão meu caro Albergio eles os petistas andam enchendo as redes sociais, usando até a boa imagem do juiz Sérgio Moro, incentivando o voto nulo junto à população, Informando que ocorrendo mais de 50% dos votos nulos, tal fato anulará o pleito, como se tal verdade. Ora, são contados apenas os votos válidos e eleitos aqueles mais votados. No caso da majoritária eles pretendem que todo mundo acredite em tal lenda e anulem os votos e eles maciçamente votariam no Lula para presidente da Republica, que antecipadamente, se enganando assim os incautos, já poderia até adquirir o terno da posse. Outra colocação que se faz necessária Albergio, a quem interessaria anular uma eleição que custa bilhões? Para o povo que paga tal conta com certeza não é.

Esta coluna é publicada no http.www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais