Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 

ANÍBAL MARCOLINO: ‘SÓ QUEM TEM IDEIA FIXA É LOUCO’

Aníbal Marcolino, sempre foi um dos mais raivosos críticos do governador Ricardo Coutinho, desde a época em que o socialista era prefeito da capital e ele Marcolino vereador. Ao assumir o Governo do Estado, Ricardo Coutinho, também era duramente criticado por Aníbal, esse já na condição de deputado estadual. Eram ataques tão freqüentes e tão repetitivos que com o tempo perdeu peso, pois as pessoas sentiram que ali existia algum interesse pessoal contrariado do parlamentar. No último pleito Aníbal não conseguiu se eleger deputado e ficou na suplência, assumindo agora na vaga do titular Jullys Roberto, que por ser aliado de RC, já orientou Aníbal para perfilar na base de apoio do socialista. Ao justificar a radical mudança Aníbal Marcolino usou a velha máxima: ‘Só quem não muda de idéia é doido. Na mesma entrevista Aníbal criticou o Prefeito Luciano Cartaxo, que é do seu partido o PSD, dizendo que não vota em Cartaxo de jeito nenhum e até vai deixar tal legenda. Aníbal tem razão, com relação a citação da máxima do doido, pois ficaria difícil o mesmo explicar que abriu mão do gordo salário de deputado estadual, para continuar batendo em Ricardo Coutinho. Coisas da política.

RICARDO COUTINHO ELOGIA MARANHÃO E CRITICA MANOEL JUNIOR

Ocorre atualmente uma grande discussão entre uma eventual aproximação do senador José Maranhão e o Governador Ricardo Coutinho, o que vem gerando grande desconforto entre os partidos de oposição ao socialista e até mesmo dentro do seu próprio partido o PMDB. Esta semana o vice-prefeito Manoel Junior, por conta própria e sem autorização de ninguém revelou que ele Maranhão não será candidato em 2018, sendo ele de bate pronto desmentido pelo velho cacique e presidente da legenda, que adiantou que existe a possibilidade de e aliança com o socialista. Ao tomar conhecimento das duas declarações, o Governador Ricardo Coutinho não se fez de rogado e jogou lenha na fogueira: ‘ Entre Manoel Júnior e Maranhão, eu fico com Maranhão. Tem história, tem tradição, é ético, ou seja, é alguém que efetivamente já construiu algo para a Paraíba. O outro realmente eu não sei o que ele construiu até hoje”, disse o governador Ricardo Coutinho, durante entrega da reforma da Escola Estadual Cidadã Integral José Guedes Cavalcanti, em Cabedelo.

CASA TOMBADA SE TRANFORMA NUMA REVENDA DE AUTOMOVEL

Há cerca de duas décadas aquele belo casarão que existia no início da Epitácio Pessoa e que até serviu de galeria de lojas, mesmo tombado inexplicavelmente foi demolido pelo seu então proprietário, tendo o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico na Paraíba, instaurado um procedimento administrativo que tramitou durante todos esses anos para apurar a destruição de uma das mais belas casas de nossa cidade. Quando se esperava que o demolidor ou os seus herdeiros fossem obrigados a reconstruir o casarão, a cidade é surpreendida com a horrível construção, usando ferros pré-moldados, para abrigar uma revendedora de veículos. Como aquele terreno pelo seu tamanho vale alguns milhões, o proprietário do mesmo saiu foi no lucro, perdendo apenas a cidade, que aos pouco vai perdendo os seus belos e históricos imóveis, para dar lugar a monstrengos como esse que está sendo montado ali.

A INVASÃO DE CONTAINER NO BAIRRO DO BESSA SEM QUE O PREFEITO CARTAXO SAIBA

Por falar em descaracterização de nossa cidade, jamais se viu tantoS abusoS como vêm acontecendo atualmente no Bairro do Bessa. Primeiro diversos vendedores se apoderaram da Praça Coronel Bem Hur, que fica defronte ao Superbox-Brasil, sem que jamais fossem incomodados pelas fiscais da Prefeitura. Agora mais recente, a coisa piorou muito, pois um invasor, se dizendo amigo de parentes do Prefeito Luciano Cartaxo, instalou um container defronte ao residencial Lucy, para ali vender alimentos, tendo inclusive feito um puxadinho para colocar mesas e até mesmo um banheiro em alvenaria, ocupando de forma totalmente ilegal um canteiro que divide duas vias. Dias depois, por conta desse precedente, uma pessoa que vendia churrasquinho mais adiante, conseguiu a mesma autorização e de maneira bem mais grave, colocou o container no canteiro, próximo a esquina, tirando a visão do motorista vai adentrar na via. Na semana que passou o Prefeito Cartaxo, numa cerimônia publica foi indagado por um morador sobre a ilegal instalação desses containeres, tendo o Prefeito para sua surpresa dito que não tinha ciência desse fato e nada mais disse nem lhe foi perguntado. Ora, fica bem claro que existe uma tolerância e uma permissividade para que pessoas espertamente ocupem nossos valorosos espaços públicos e, portanto, a Curadoria do Patrimônio Público precisa agir para incontinenti retirar tais invasores.

ATENDIMENTO AO IDOSO E BOLSA FAMÍLIA SAI DO CENTRO PARA MANGABEIRA

Essa semana um amigo da coluna necessitou ir no Centro de atendimento ao Idoso e do Bolsa Família na Avenida Dom Pedro I e qual não foi a sua surpresa ao contatar que a Prefeitura da capital entregou os imóveis que alugava ali no centro e resolveu instalar tais serviços no Bairro de Mangabeira. Esse amigo idoso se mostrou bem revoltado e informou que outras pessoas que encontrou ali no antigo endereço, pensavam da mesma forma, ou seja, todos se mostravam be m contrariados no que consideram uma total falta de respeito, fazendo com que pessoas, muitas com dificuldades de locomoção, tenham que se deslocar par o distante bairro, sendo certo que se trata de uma mudança eleitoreira, em razão do grande numero de eleitores ali existentes.

A PÉSSIMA ENGENHARIA DA GESTÃO DE LETO VIANA

Esses dias o Prefeito de Cabedelo, Leto Viana e os prefeitos Luciano Cartaxo (PSD-João Pessoa) e Dinaldinho Wanderley (PSDB – Patos) foram premiados, pelo Conselho Federal de Administração, como os melhores gestores no quesito da “governança municipal”. Claro que tem algo errado em tal premiação, pois quem circula por Cabedelo Cabedelo percebe facilmente que a gestão de Leto é bem capenga, mesmo administrando uma cidade que tem uma das maiores arrecadações do Estado. Logo na entrada da cidade, ali em Intermares no portal existente, ele através de sua equipe de engenharia fizeram uma verdadeira obra de arte, ou seja, com o desgaste sofrido pela estrutura do portal, ao invés de corrigir o desgaste mudando a ferragem, ele Leto permitiu que se colocasse um poste para apoiar a estrutura corroída, quebrando assim toda beleza daquela construção, servindo tal intervenção de chacota, principalmente para os turistas que param ali para fotografar aquele espaço. Comprovando o descaso com a coisa pública, a placa que avisa das lombadas daquela via, se encontra toda destruída, dando bem a idéia de que de bom gestor Leto Viana não tem absolutamente nada. É por essas e outras que esses órgãos que concedem tais títulos estão cada dia mais desacreditados empresas que concedem tais títulos estão cada vez mais desacreditados de todos.

CHARLITON QUER RICARDO E LUIZ COUTO DISPUTANDO O SENADO

Para o ex-presidente estadual do PT, Charliton Machado, a ‘chapa dos sonhos’ dos partidos de esquerda, ao Senado, é Ricardo Coutinho e Luiz Couto.O petista, porém, entende a decisão do governador de não entrar na disputa: “Tenho essa leitura: ficando no governo, ele terá papel importante como elemento aglutinador do processo eleitoral”, avaliou. Na mesma ocasião indagado se ele manteria sua pré-candidatura a deputado federal, independentemente das novas regras eleitorais que estão sendo apreciadas pelo Congresso, revelou:. “Só serei se não houver distritão”. Perguntinha: Charliton ao empurrar Luiz Couto para disputar o Senado, não estaria querendo abocanhara vaga dele na Câmara Federal?.

RICARDO IRÁ ACOMPANHAR LULA NA PARAÍBA

Pode-se falar tudo de Ricardo Coutinho, menos da sua fidelidade ao presidente Lula e por tabela também a Dilma Rousseff, mesmo correndo o risco de prejudicar a sua própria gestão, por eventuais represálias. Esta semana ele RC confirmou presença no evento que acontece em João Pessoa na ocasião da vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo dia 26. Lula segue para Campina Grande no dia 27, onde também cumpre agenda de visitas e encontros. “Devo acompanhar, naturalmente. Eu tenho o maior respeito pelo ex-presidente”, declarou o governador. O ex-presidente deve receber o título de Cidadão Pessoense durante solenidade na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi do vereador Júlio Rafael, em 1997, já estava aprovada na Câmara e foi reforçada em março deste ano pelo vereador Marcus Henriques (PT).

VEREADOR PROPÕE ICMS PROGRESSIVO PARA ADEQUAR CONTA DE ENERGIA AO CONSUMO EFETUADO

O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) sugeriu que a cobrança dos impostos que incidem sobre a conta de energia elétrica em João Pessoa leve em consideração, para fins de cálculos, percentual compatível com o valor gasto pelo consumidor. O parlamentar se mostrou preocupado pela forma como os constantes aumentos na conta de luz devem impactar no orçamento doméstico dos cidadãos, sobretudo naqueles cuja renda familiar é limitada.O parlamentar ressaltou que os 27% de ICMS na conta de energia são cobrados de forma igual para todos os consumidores, o que poderia ser revisto. “Não importa se a pessoa tem uma conta de energia de 2 mil reais ou de 50 reais. A capacidade contributiva não está sendo levada em consideração. O rico e o pobre pagam o mesmo percentual e poderia haver uma alíquota progressiva que adequasse a cobrança para o consumo efetuado”, defendeu.Lucas propôs levar o assunto para discutir com os órgãos competentes, incluindo a empresa Energisa e o Governo do Estado.

JUNTOS LULA E RENAN SÓ REPRESENTAM FRACASSOS – RAQUEL SANTANA

Acreditem; tempos atrás, união de Lula e Renan significava vitórias e votos. Atualmente, graças à nossa luta em nome da verdade dos fatos, de um país passado à limpo, esses dois CORRUPTOS JUNTOS, SÓ REPRESENTAM DERROTAS E FRACASSOS! Fora, toda REAL possibilidade de AMBOS SEREM no futuro PRESIDIÁRIOS! Um ‘SALVE‘ para Operação Lava Jato. PESADELO DE TODOS CORRUPTOS DA ATUALIDADE! Fora com esses ‘coronéis‘ bandidos e modernos, do velho voto de cabresto! NOSSO POVO NÃO É MAIS O MESMO!

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em mais três portais