Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro marinho)

A REJEIÇÃO DOS PRETENSOS CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA

 

Dos muitos pretensos candidatos a  presidência da Republica em 2018, Lula é considerado pelo conhecido Instituto de Pesquisas Paraná, aquele com o maior percentual de rejeição, ou seja, 55,8% e portanto, seria o adversário dos sonhos num  segundo  turno. Em seguida viria Geraldo Alkimin 54,1%, Jair Bolsonaro  53,9%, Ciro Gomes 50,2%, Marina Silva 46, 3%, Joaquim Barbosa 42,3 e finalmente João Doria com 42,2%, existindo aqueles que entendem que considerando que João Doria nunca foi político profissional e que exerce o seu primeiro mandato,  a sua rejeição tem muito a ver com o fato de que hoje, seria ele Doria, um contraponto a figura de Lula, inclusive citado pela Revista Istoé em reportagem de capa como o ‘Anti-Lula’ e que os índices de sua rejeição seriam portanto,  de pessoas simpáticas a Lula e ao PT.

 

CÂMARA FEDERAL SERÁ RENOVADA EM 62%

 

Ainda falando do pleito de 2018, segundo pesquisas realizadas pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar,  haverá uma renovação na Câmara Federal de 62% em razão da crise moral que  tomou conta da nossa política num verdadeiro mar de lama. Tal fenômeno aconteceu também em 1990, quando da posse de Collor de Melo. O cientista político Murilo Aragão, teme porém que ocorra uma renovação suja, ou seja, que retorne ao Legislativo, parlamentares que no passado foram reprovados nas urnas, ou seja, seria trocar seis por meia dúzia. O cientista ainda enfatizou, que a ilegalidade do financiamento empresarial, o peso das redes sociais e o clima de insatisfação com a classe política, seriam os principais fatores para a grande mudança que se espera no nosso Parlamento.

 

A BANCADA DE SENADORES DO PT MURCHARÁ EM 2018

 

No pleito de 2018 existem também umas situações bem complicadas, a reeleição dos senadores do PT, pois cerca de seis dos nove senadores da legenda precisam renovar os respectivos mandatos, mas como a dificuldade é bem gritante, Gleisi Hoffmman, encalacrada em mais de um processo na Justiça, Lindberg Farias e Humberto Costa já anunciaram que não irão buscar a reeleição ao Senado, optando os três  pela disputa por  vagas de deputados federais, seguindo orientação da direção do PT, que entende que os mesmos seriam puxadores de votos, pois avaliam que dos 58 deputados hoje existentes a bancada irá sofrer grandes perdas e diminuir assim a sua bancada.

 

FABIANO GOMES DIZ QUE ROMERO RODRIGUES TEM VOO PRÓPRIO

 

Fabiano Gomes que deixou o Sistema Correio de Comunicação para assumir uma diretoria na concorrente Sistema Arapuan, soltou o verbo esta semana e dentre outras coisas enfatizou que o Prefeito  Romero Rodrigues tem voo próprio  e que na sua visão, não seria bom   comparar ele com Cícero Lucena. “Se não derem o gás que ele precisa, Romero pode abandonar o barco, pois é candidato ao Governo do Estado e já está campanha e para isso precisa do apoio maciço do PSDB”. Pois é, se confirmando tal previsão de Fabiano Gomes, tal fato  Seria bem ruim para os tucanos e para aquelas legendas que hoje integram a oposição ao Governo Ricardo Coutinho. A conferir.

 

 

RICARDO BARBOSA INDICA HERVAZIO COMO SENADOR E ELOGIA CANDIDATURA JOÃO AZEVEDO

 

O deputado Ricardo Barbosa que andava bem sumido da mídia, talvez em razão dos seus problemas de saúde, voltou com carga total e declarou  que o seu colega de Parlamento e líder do Governo Hervazio Bezerra, seria um excelente nome para disputar uma das vagas ao Senado em 2018, considerando que o Governador RC já declinou de tal disputa”O líder do governo na Assembleia e deputado estadual Hervazio Bezerra (PSB) me lançou pré-candidato a deputado federal e eu devolvo dizendo que ele é uma opção para o Senado Federal. Disse ainda Barbosa que a candidatura de João Azevedo está incomodando os adversários. Disse ele que se trata de um ‘esperneio’ da oposição que não tem nome e está patinando e incomodados.

ELIZA VIRGINIO DEPUTADA DE UMA NOTA SÓ?

 

A tucana Eliza Virginio, em razão da sua religião, a mesma é evangélica, tem umas posições pessoais sempre criticadas pelos colegas. Na Câmara Municipal a mesma sempre foi contestada pelos seus pares, em razão das suas posições contra o s movimentos LGBT e outros. Agora mal chegou a Assembleia Legislativa na condição de primeira suplente da sua coligação já arrumou encrenca com o tarimbado deputado petista Anísio Maia. Anísio não anda nada contente com a parlamentar, que quer revogar uma lei, de sua autoria, e que versa sobre a afixação de cartazes que alertam para discriminação contra integrantes da comunidade LGBT no Estado. Para Anísio, se Eliza continuar batendo na mesma tecla, vai continuar sendo identificada como a deputada de uma nota só.

CHEGA A CÂMARA MUNICIPAL DA CAPITAL CARLOS HENRIQUE DA COSTA SANTOS

Com o retorno do vereador Helton Renê (PCdoB) ao Executivo Municipal, o suplente Carlos Henrique da Costa Santos (PSDC), o Carlão, assumiu ontem o mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP. Carlão como é mais conhecido recebeu 1.931 votos nas eleições de 2016. Ele é primeiro suplente da coligação Força da União por João Pessoa III, formada por PCdoB e PSDC. Nascido em João Pessoa, é missionário católico, integrante da comunidade Consolação Misericordiosa. Ele participa do Instituto Lutar e Vencer e já foi presidente da Comissão de Direito Esportivo da Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba (OAB-PB).

 

 VICE-PREFEITO MANOEL JUNIOR DIZ QUE NÃO CABE A PREFEITURA A LIMPEZA DOS CANAIS DO RIO JAGUARIBE

 

Pelas redes sociais o jornalista Petrônio Souto, informa que ouviu do próprio Walfredo Rodriguez, a sentença de que a vida em João Pessoa dependeria muito do que se fizesse com o Rio Jaguaribe e toda aquela faixa de mangues, pântanos, salinas e restingas que vai de Bayeux até Cabedelo e que ele Petrônio hoje verifica total descaso com esse rio, daí a lembrança dessa conversa com o grande Walfredo Rodrigues. De minha parte como amante desta nossa cidade, tenho a leitura de que .se a vida em João Pessoa, depender de como tratarmos o Rio Jaguaribe, então definitivamente estamos perdidos. Tal rio há muito que vem sendo maltrato pela população e totalmente ignorado pelos vários gestores municipais, tendo na atual gestão de Luciano Cartaxo, o descaso aumentado muito, pois jamais o mesmo limpou tal rio e os seus canais, Comprovando a total falta de interesse e também o desconhecimento da importância do Rio Jaguaribe. A propósito, na semana que passou o vice-prefeito Manoel Junior, em entrevista a uma emissora de TV, demonstrando total indiferença e até ignorância, disse que não cabe a Prefeitura limpar os canais de tal rio. Que tal?

 

A LAMENTÁVEL DEMOLIÇÃO DO PRÉDIO DO JORNAL A UNIÃO

 

Ainda nas redes sociais, esta semana o pesquisador Wilton Cesar Leitão, postou uma foto do então governador Ernani Sátiro em companhia do seu chefe da Casa Militar Coronel Geraldo, assistindo a demolição das paredes do prédio do Jornal A União, que sumiu para dar lugar ao atual prédio que abriga a Assembleia Legislativa da Paraíba. Na verdade a intenção de Governador Ernani era desapropriar o Hotel Aurora ali próximo já tinha pronto até o ato de desapropriação do imóvel, quando Sigismundo Souto Maior, que tinha interesse em adquirir o hotel para explorá-lo, foi a Sátyro e disse: “Ernani, que sujeira é essa? Estou comprando o hotel e você quer desapropriá-lo? Pois saiba que, se fizer isso, eu rompo”. Para que não rompesse, Ernani mandou as marretas romperem as paredes de A União.

 

A LAMENTÁVEL DEMOLIÇÃO DO PRÉDIO DO JORNAL A UNIÃO II

 

Pior mesmo é que o tal Segismundo, que ameaçou romper com o governador Ernani Satiro, jamais adquiriu o Hotel Aurora, ou seja, o dito cujo sem querer, foi o responsável pela imperdoável demolição do belo e histórico prédio do Jornal A União. Aliás, trabalhei com famoso advogado, paraibano, que foi o responsável pelo parecer pela demolição do citado prédio e ele até morrer se arrependia de tal parecer e por mais de uma vez me confidenciou, que tal trabalho, certamente tinha maculado a sua biografia. Essa figura amante do Direito e respeitável advogado me ensinou muito e eu sinceramente espero que o mesmo não tenha levado para o túmulo esse seu arrependimento e dor, pois mesmo com esse deslize jurídico os seus conhecimentos técnicos embasaram importantes decisões de diversos governadores.  

PEDRO ALBERTO COUTINHO  SERÁ LEMBRADO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NO RÓGER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) que concede o nome do vereador Pedro Alberto Coutinho à Unidade de Conservação Ambiental no bairro do Róger. Pedro Coutinho faleceu no mês de maio, vítima de infarto fulminante durante um jogo de futebol na Vila Olímpica Parahyba, na Capital.O parlamentar tinha atuação reconhecida no bairro em que funcionava o antigo Lixão. De acordo com Lucas de Brito, a proposição tem o objetivo de prestar justa homenagem ao vereador. “A retirada do Lixão do Roger foi uma das grandes lutas das quais Pedro Alberto Coutinho participou arduamente, conseguindo êxito e beneficiando o povo de João Pessoa”.

 

PEDRO ALBERTO COUTINHO  SERÁ LEMBRADO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NO RÓGER II

 

Professor de Direito, Legislação e Inglês, Pedro Alberto de Araújo Coutinho tinha 57 anos e era o vereador em exercício mais antigo da Câmara Municipal de João Pessoa, com sete mandatos, sendo o primeiro deles em 1982. No último, em 2016, foi eleito com 4.704 votos. Em 34 anos de vida pública, foi também secretário de Ação Social, Chefe de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Secretário-Chefe da Casa Civil e Superintendente do Instituto de Previdência Municipal (IPM). Deixou esposa e três filhos.“Nada mais justo do que prestarmos essa singela homenagem a esse ilustre cidadão que muito fez em vida por dezenas de pessoenses”, continuou Lucas de Brito. O texto aprovado na CCJ segue para o Plenário da Casa, onde será apreciado pelos demais vereadores.

 

OS IRMÃOS METRALHAS DA FRIBOI – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

As autoridades brasileiras também exageram por vezes. Quem imaginaria que os irmãos “metralhas”, premiados pelos coleguinhas de “Janote”, seriam desonestos e aproveitariam informações sigilosas e sub-reptícias para ganharem em horas, quase 500 milhões? Foi pura coincidência terem, alguns dias antes da maior queda da Bovespa nos últimos 9 anos, adquirido dólares; inclusive com a vultosa aquisição quatro (4) horas antes dessa maior queda? Levantaram um “falso” danado contra os probos e trabalhadores “metralhas”. Deviam ajuizar uma ação por danos morais, já que são tecnicamente primários.

 

A OLIGARQUIA BOLSONARO – FRANCIS LOPES DE MENDONÇA

Não sabia que existia a Oligarquia Bolsonaro!! Além do velho fanfarrão, mais três filhos mamam nas tetas do poder: um é vereador, outro deputado e mais outro ocupa um cargo eletivo não sei onde. Parece que tem mais outro querendo mamar também. Não é uma maravilha? Todos se alimentam nas tetas com uma única obsessão: aumentar a violência na repressão ao crime. Fora disso, os Bolsonaro são duma pobreza sem fim de ideias, com uma visão atrasada 200 anos da sociedade. Eles nada têm a contribuir com nenhum aspecto da sociedade brasileira nem da administração pública. O Trump tupiniquim brega virou um dos candidatos mais cotados à presidência, graças às circunstâncias pelas quais não tem nenhum mérito, a não ser por força do abismo moral deixado por Lula e do fiasco da aberração política que se chama PT, cujo vandalismo com o patrimônio nacional deu destaque ao fanfarrão como anti-esquerdista. Um absurdo.

 
A CAMINHADA DE LUCIANO CARTAXO PELO PONTO DE CEM RÉIS – CRISTIANO MACHADO

 

Correu a boca miúda que o prefeito Cartaxo resolveu percorrer, na manhã de hoje quarta-feira,  as calçadas esburacadas do Ponto Cem Reis, totalmente tomadas por vendedores ambulantes. Nessa peregrinação, não custava nada o prefeito visitar a nova estrutura do Hotel Paraíba Palace, onde vai funcionar a sede administrativa da Assembleia Legislativa, e parabenizar o presidente Gervásio Maia pela feliz iniciativa que vai revitalizar aquela área tão esquecida e abandonada pela administração municipal.

 

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em mais três portais