Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A IMPLANTAÇÃO DOS BRTs, UM GRANDE ENGODO
Publiquei ontem no meu blog, inclusive com fotografias e maquetes que no início de sua gestão, o Prefeito Luciano Cartaxo, com pompas e circunstancias, convocou a imprensa para que o seu então Secretário do Planejamento Rômulo Polari fizesse uma exposição sobre o BRT (Bus Rapid Transit), que estaria em pouco tempo sendo implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na oportunidade o citado Secretário explicou que o sistema consistiria em um “metrô sobre rodas” e que já se encontrava em fase de licitação. Segundo ele a obra, já contaria com recursos do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, o PAC 2 – Grandes Cidades/Programa de Mobilidade, orçada em cerca de R$ 188 milhões e, segundo Luciano Cartaxo, iria revolucionar o conceito de mobilidade em João Pessoa. Disse o alcaide na ocasião: “Haverá mais conforto, acessibilidade e eficiência nos transportes públicos. Isso vai estimular as pessoas a deixarem o carro em casa e irem trabalhar de ônibus”, disse.
A IMPLANTAÇÃO DOS BRTs, UM GRANDE ENGODO II
Naquela oportunidade, o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, explicou que o projeto consistiria na construção de cinco corredores por onde o BRT deve trafegar. São eles: Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o Corredor Central da cidade. “Os BRTs terão tudo o que o usuário precisa: conforto, eficiência e comodidade”, destacou. Na oacião secretário adiantou também que o sistema de tráfego do BRT, quando concluído, ficaria online para a população poder acessá-lo, desde que possuísse um aparelho celular com internet. Segundo Polari, os BRTs deveriam, inclusive, gerar uma mudança cultural para os pessoenses no que diz respeito à mobilidade urbana. “Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá de 40% a 50% o tempo gasto no trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, ressaltou. Ledo engano, tudo não passou de um engodo de Luciano Cartaxo e do seu Secretario, que inclusive prometeram e não cumpriram com a contenção da grave erosão da barreira do Cabo Branco, não construíram a via e ciclovia da Praia do Bessa e a o Parque Parahyba, que está sendo construído pelo governo do Estado, sensibilizado com a falta de espaços para as atividades esportivas e de lazer dos moradores do Bessa e outros bairros vizinhos.
SUMIU A PLACA DO ALMIRANTE TAMANDARÉ
No final da gestão de Luciano Agra, o busto de Augusto dos Anjos foi retirado da galeria existente entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, para uma pequena limpeza e para surpresa e decepção de todos, ficou quatro anos sem retornar ao seu lugar, dizem que em razão da falta de pagamento de apenas R$ 3,5 mil por parte da gestão do Prefeito Luciano Cartaxo. Atualmente o que sumiu foi a placa que identificava o Almirante Tamandaré, logo abaixo do seu busto e que foi retirada pela atual gestão quando da intervenção do calçadão da orla e que mesmo depois da inauguração, tal placa não foi recolocada no seu lugar, ficando os visitantes sem saber que aquele busto é do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha brasileira. Será que a Marinha terá que ancorar aqui em nossas águas e exigir o devido respeito ao Almirante?
RAISSA NEGA VOTO PARA DURVAL FERREIRA E DIZ QUE CARGO NÃO É VITALICIO
Enquanto alguns vereadores ainda guardam segredo sobre a eleição para nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, Raíssa Lacerda (PSD) não esconde a sua preferencia e em entrevista a imprensa, já definiu seu voto a favor do vereador Marcos Vinicius (PSDB). Disse a mesma que a população de João Pessoa quer uma renovação também na presidência do Legislativo. A vereadora destacou que “nenhum cargo é vitalício” e que o prazo do atual presidente já venceu. Para ela, Marcos Vinicius representa a renovação. “Um novo nome, um grande articulador nos bastidores”, avaliou.
SECRETÁDIO DO PLANEJAMENTO NEGA CORTE EM ÁREAS DO ESTADO
O secretário de Planejamento de Gestão do Governo do Estado, Tácio Pessoa, negou que o governo esteja retirando recursos de obras de combate aos efeitos da Seca, como pregaram deputados de oposição após remanejamento feito pelo governo. De acordo com o secretário, o governo apenas fixou a reprogramação orçamentaria diante da perda de recursos oriundo do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e destacou o grande investimento que o Governo vem fazendo em todas as áreas, mas principalmente em infraestrutura hídrica. “Não retiramos recursos para Seca, o que fixarmos foi reprogramação orçamentária. Orçamento não é dinheiro, perdemos 300 milhões até agora de repasse de FPE. Se o Orçamento não se concretiza, é necessário o remanejamento para aonde há necessidade imediata”, O secretário ressaltou ainda que nunca se investiu tanto em obras em todo estado, como com o atual governo, principalmente no tocante a obras que auxiliam no combate aos efeitos da estiagem prolongada.
PEDRO COUTINHO SEMPRE SE ELEGE MAS NÃO COLOCA OS PÉS NA CÂMARA
O eleitor quando vota em certa pessoa para vereador, imagina que ele irá para a Câmara Municipal defender os interesses da coletividade e principalmente fiscalizar o gestor municipal. Ledo engano, daqueles que votam pensando assim, pois o vereador Pedro Coutinho, o mais antigo da câmara municipal de João Pessoa em número de mandatos, um total de sete até agora,) pensa exatamente o contrário, pois desde a gestão de Ricardo Coutinho se aboletou no Instituto de Previdência do Munícipio e parece que não tem intenção de sair dali tão cedo, tanto que através da imprensa já anda se insinuando para permanecer naquele órgão municipal. Em entrevista nesta sexta-feira (28), ele disse que ainda não conversou com o prefeito sobre a possibilidade de voltar a assumir a Superintendência do Instituto ou de outra secretaria na administração municipal, mas se colocou à disposição da administração para contribuir com a gestão. Os eleitores de Pedro Coutinho são com certeza os melhores do mundo, pois a cada quatro anos dão a ele um belo emprego na Prefeitura e ele deve gostar muito disso, pois nem pensa em voltar frequentar a Câmara Municipal, já que sem titubear sempre opta pelo IPEM que deve ter um mel muito especial para atrair sempre tal vereador.

DEPUTADO PETISTA DIZ QUE OPOSIÇÃO BATE PALMAS E PREGA O CAOS
O deputado estadual Anísio Maia (PT) sempre sem papa na língua, mandou brasa no discurso feito esta semana com relação às criticas feitas pela oposição contra a gestão Ricardo Coutinho. Anísio Maia lamentou que alguns parlamentares estejam “batendo palma” e “semeando o caos” por conta do rebaixamento da Paraíba no ranking do Tesouro Nacional, que impede a administração estadual de contrair empréstimos internacionais. “Vocês criticaram porque o governo foi impossibilitado de solicitar empréstimo em nível federal, vocês comemoraram, generalizando, teve gente aqui que bateu palma, comemorando”, declarou da tribuna da Casa. Para Anísio Maia, esses que batem palmas para o rebaixamento deveriam estar lamentando e ajudando dentro do possível para reverter tal situação.
A SUJEIRA DO PALÁCIO DA REDENÇÃO E A DESTRUIÇÃO DA SUA CALÇADA LATERAL
Além da sujeira de suas paredes externas, o Palácio da Redenção se encontra há meses com a sua calçada lateral totalmente destruída para que fossem instalados uns equipamentos horroroso nos jardins e assim passar uns cabos de ar condicionado, fazendo chegar o ar aos gabinetes. Como os carros para ganhar mais espaço, param na estreita via com as suas traseiras sobre as calçadas, restava quase nada para o transito dos pedestres e agora com a calçada toda quebrada, resta apenas caminhar na via, disputando espaço com os veículos, sem falar na péssima impressão que fica para aqueles que vão visitar aquele prédio que abriga o Governo do Estado e seus assessores. Na verdade aquele histórico prédio publico, há muito deveria ter deixado de servir como repartição publica e se tornado apenas um espaço para visitação publica tudo devidamente acompanhando por pessoas habilitadas para assim evitar a sua depredação e desgaste. Já que a Assembleia Legislativa vai mudar para a Avenida Epitácio Pessoa, o Governador Ricardo Coutinho poderia instalar no prédio que será desocupado o seu gabinete e a Casa Civil e até mesmo alguns órgãos da maquina estatal, ou devidamente acordado, ocupar o atual prédio do Ministério Publico, localizado também na Praça João Pessoa a ser desocupado quando construir o novo prédio na Estrada de Cabedelo.
MAIS UMA REUNIÃO NA CÂMARA PARA DECIDIR SOBRE A MESA DIRETORA
A nova bancada de oposição na Câmara deve se reunir na próxima semana para definir os próximos passos em relação à eleição da Mesa Diretora da Casa. Segundo o vereador Léo Bezerra, do PSB, o lançamento de uma candidatura própria, que representasse a bancada, não está descartado. Leo fez questão de enfatizar que a bancada está dividida, pois parte é simpática ao nome do vereador Marcos Vinícius (PSDB), parte cena para a recondução do vereador Durval Ferreira (PP) e um terceiro grupo respalda o nome de Lucas de Brito (PSL). Disse o mesmo que já ocorreram duas para discutir a nova Mesa e também para também para discutir como será a atuação da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa a partir de 2017. Léo Bezerra fez questão de registrar que irá votar com o grupo, ou seja, seguirá a que for tomada pelo grupo.
RONALDO PIMENTEL PAES BARBOSA FALA SOBRE BIRA DELGADO
O que falar deste ” cabra arretado?” Sou a favor de que devemos homenagear EM VIDA aquelas pessoas que passaram por nós não apenas por passar, passaram e fincaram raízes em nossas vidas. Bira é um deles marcou como poucos a minha história academica e biográfica. Bira é lá de Moxotó interior de Pernambuco, mas fez a sua belíssima hístória aqui na nossa Paraíba ( Que sorte a nossa) Bira é o tipo de pessoa que você conversa 5 minutos e reza pro relógio do tempo parar, pois é certo que você terá uma aula de cultura, de amizade, de companheirismo e acima de tudo amor ao proximo. Que Deus lhe conceda mais 70 anos de vida Bira e que nós continuemos a aprender contigo. Felicidades! Assino embaixo tudo que foi dito a respeito do nosso já consagrado Bira Delgado, que escolheu a Paraíba para viver e criar seus filhos. Eita paraibano da peste é esse Bira Delgado.
WALMIR UCHÔA FALA SOBRE A INSEGURANÇA

“As ruas e avenidas de João Pessoa sem policiamento e com isso, os bandidos tomaram conta. Quando eventualmente a polícia antecipa um crime ou pós este, prende o criminoso, em seguida, rapidamente, o marginal se apresenta a famigerada criada “audiência de custódia” na justiça, (unicamente para soltá-los as ruas), jogando fora o trabalho e o risco que a polícia teve para prendê-los, e ficando a sociedade com isso, pagando e bancando a segurança pública e os marajás privilegiados da nossa IN justiça brasileira”. E ainda tem quem defenda essa beleza de democracia do Brasil!. Acordo brasileiros!. Acorda!!.

TAVINHO SANTOS FALA DA FALTA DE COMPROMISSO DA NOSSA CLASSE POLÍTICA

Um bom dia a todos, após vários dias sem interagir com a nossa população, venho hoje protestar a falta de compromisso da classe política, especialmente a nossa bancada federal, com o problema mais grave que vive o nosso estado da Paraíba, que é a seca. Para um Estado que tem, proporcionalmente, a maior área de seu território dentro do Polígono das secas é inaceitável não colocarem emendas no orçamento para esse problema que é indiscutivelmente o mais grave na atualidade. Penso que estão esperando por milagre, o problema hídrico da Paraíba tem que ser trabalho como estado de guerra, vamos deixar a questão política partidária e pensar na população que mais sofre. Tenho dito.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais