Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

RICARDO COUTINHO AO FALAR DA ALIANÇA EM TORNO DE LUCIANO CARTAXO: ELES JUNTOS NÃO VALEM UM VIADUTO DO GEISEL.

O governador Ricardo Coutinho quando quer cutucar os seus adversários tem uma língua muito apurada. Na convenção do seu partido o PSB o mesmo aproveitou e disse não temer a aliança envolvendo o PSB de Luciano Cartaxo, o PSDB de Cássio Cunha Lima e outros partidos menores e disse: ‘Pode se juntar todos com quem quiser, pode se abraçar com quem quiser, que nós vamos dar de lapada, porque todos eles juntos não dão um viaduto do Geisel. Na canela.

VITÓRIA NA CAPITAL E EM CAMPINA GRANDE TERÁ REFLEXO EM 2018
Por falar em eleições, a disputa promete ser bem acirradas nos dois maiores colégios eleitorais da Paraíba, ou seja, João Pessoa e Campina Grande. O número de eleitores dessas duas cidades chega a 26,4%, mais de ¼ dos eleitores do Estado, sem falar que tais cidades influenciam todas aquelas outras cidades existentes nas respectivas regiões. Em João Pessoa se tem 11 cidades e já em Campina Grande a sua região é composta por 17 municípios. Vitórias obtidas em outubro próximo nessas cidades, irá ajudar a pavimentar o caminho para 2018.
O PASSARINHO CANTOU O TJ-PB JÁ GOZA FERIADO

Dias desses tratei aqui sobre os muitos feriados e grandes feriados usufruídos pelos magistrados e serventuários da Justiça da Paraíba, ou seja, se falou num feriado no início da semana ou próximo ao final dela, imediatamente já sai uma resolução esticando aquele feriado se queimando assim um dia útil, que poderia ser proveitoso para fazer andar os milhares de processos que se ‘arrastam’ na nossa já lenta Justiça. Muitos advogados nos procuram e revelam em off, com medo de represálias, que já não aguentam mais tanto feriados que prejudicam a eles advogados, já que os processos nunca chegam a seu final e consequentemente eles não recebem os respectivos honorários, existindo hoje muitos profissionais que sequer estão podendo pagar as anuidades da OAB, bem como o aluguel das suas salas dos escritórios. Na quinta- feira agora se comemora o Dia do Jurista e eis que o TJ para hoje as suas atividades e só retorna na próxima segunda-feira. É mole?

PTN INOVA E IRÁ APOIAR DOIS CANDIDATOS A PREFEITO EM JOÃO PESSOA

Diz-se sempre que na politica só falta mesmo boi voar. Pelo menos aqui na Paraíba essa máxima não se aplica mais, já que o PTN que tem como presidente o deputado Janduhy Carneiro inovou a questão de apoio e anunciou que irá apoiar o prefeito Luciano Cartaxo que busca a reeleição pelo PSB e também apoiara o candidato do Psol Victor Hugo. Vai ver o PTN tem tanto votos que dar até para dividir com dois candidatos, causando estranheza apenas que tal legenda com tanta força não tenha lançado candidato próprio ele mesmo o Janduhy Carneiro.
VEREADOR BENILTON PODERÁ PERDER MANDATO
Quando o prefeito Luciano Cartaxo deixou o PT para ingressar no PSD, seu companheiro de legenda e com vários mandatos conquistados no PT o vereador Benilton Lucena resolveu deixar também a citada legenda e seguiu para o PSD, tendo então o PT entrado na Justiça Eleitoral pedindo a cassação do mandato do mesmo por infidelidade partidária. Nesta semana o juiz Emiliano Zapata, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), votou pela perda do mandato dele. O julgamento da ação foi adiado, porém, por conta de um pedido de vista antecipado do juiz Ricardo Freitas. Em seu parecer, o relator do processo não vislumbrou elementos que justificassem a saída de Benilton do PT para se filiar ao PSD. O julgamento da ação deverá ser retomado na sessão da próxima quinta-feira (11). A análise da peça jurídica já havia sido adiada devido ao pedido de vista do juiz José Augusto Meireles Neto, convocada na última sessão para compor o quórum. Já o juiz Marcos Antônio Souto Maior Filho se averbou suspeito.

 

CÁSSIO QUER SEGUROS PARA AS OBRAS PÚBLICAS
Sempre se soube que as obras publicas eram focos permanentes de propinas, mas o difícil era comprovar as ilicitudes cometidas há décadas por muitos gestores públicos. Com a Operação Lava Jato, delações premiadas e prisões finalmente chegou ao conhecimento público da verdadeira orgia com o nossos dinheiro a corrupção generalizada e o pior, enraizada nas três esferas de poder. Pensando acabar com uma das principais portas de entrada da corrupção na administração pública, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), apresentou projeto de lei que cria o regime de “Performance Bond” na execução dos contratos de obras firmados pela União. Apresentada em julho no Senado Federal, a proposta funciona como um seguro-garantia e faz com que a seguradora fiscalize as obras e, em caso de não cumprimento da cláusula contratual, ficaria encarregada de ressarcir os prejuízos ao governo.

CÁSSIO QUER SEGUROS PARA AS OBRAS PÚBLICAS II
Na prática, o regime do “Performance Bond” determina que se a empreiteira (ou responsável) não concluir ou executar plenamente a obra contratada pela administração pública, a seguradora terá que garantir a sua finalização ou os reparos necessários à sua conclusão. Isso pode ocorrer por meio de um contrato de uma nova empresa, ou mesmo via indenização do Poder Público para que a administração contrate alguém para entregar a obra pronta. Há um século utilizando o regime do “Performance Bond” Os Estados Unidos não assistem nenhum caso de corrupção nas suas obras, pois o fiscal da empresa seguradora age com tanto rigor no seu trabalho que impossibilita em definitivo tal pratica que mesmo prevista na legislação que trata das licitações jamais foi adotada no Brasil. Agora todos já sabem a razão..

EMERSON PANTA REFUGA APOIO DO PREFEITO NETINHO
Na politica se sabe que o candidato não rejeita voto nem apoio não importa de onde venham. Em Santa Rita, porém a história pé bem diferente, pois o atual prefeito Netinho de Várzea Nova, percebendo que não tinha chances para a reeleição abdicou de concorrer e ontem alguém indagou ao candidato Emerson Panta (PSDB) se ele Netinho iria apoia-lo e Panta de bate pronto sapecou: ‘Não quero” e disse que tal administração é desastrosa e que ele caso eleito irá passar uma vassoura nos malfeitos. Netinho anda mais solitário que cria de gambá enjeitada.
O MAU ATENDIMENTO DO HIPER-BOMPREÇO
Esta semana este aprendiz de digitador se dirigiu até o Hiper- Bom preço localizado na BR 230 e ao chegar lá me deparei no portão principal com uma enorme cratera que obriga ao motorista ao jogar o carro, já que pelo seu tamanho não tem como evita-lo. Ao me dirigir para o andar superior descubro que àquela hora 8:30 da manhã todas as esteiras estavam paradas e constatei e fotografei um idoso utilizando uma bengala com sérias dificuldades para superar aquela íngreme subida, tendo o mesmo me dito que há meses funciona de um lado apenas uma que sobre e do outro lado outra escada rolante que desce e cedo nenhuma delas. Como pretendia pagar uma fatura do próprio Bompreço me dirigi a um dos caixas com o cartão de débito e ai a decepção foi muito maior, pois a moca do caixa me disse que o pagamento só poderia ser efetuado das 10 as 16 horas e teria que ser espécie já que ali não se aceitava cartão de débito. Tal empresa como se pode observar vive inteiramente dissociada dos dias atuais, bem como no quesito de respeito ao público consumidor.
A INVASÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS
Na semana passada tratei aqui de dois invasores de espaço publico no Bairro do Bessa, um que indevidamente invadiu uma área de preservação onde vem sendo construído o Parque Parahyba e outro um canteiro próximo ao Aeroclube e se encontra há meses construindo indevidamente um estabelecimento comercial, sob a complacência dos fiscais da Prefeitura que estranhamente não barram aquele invasor. O que mais choca porém, é um invasor que há anos na maior cara de pau construiu uma moradia na estreita calçada de um colégio estadual localizado no Bairro de Tambauzinho, próximo ao Espaço Cultural José Lins do Rego e que jamais foi incomodado por ninguém da Prefeitura, cuja postura serve apenas para incentivar novas invasões.

AS IMBECILIDADES E ABERRAÇÕES LEVANTADAS PELA TROPA DE CHOQUE DE DILMA – ALBERGIO GOMES MEDEIROS
Não é que os senadores descobriram que os “petistas” da linha de defesa contra o “impeachment” renovaram as mesmas paspalhices e cantilenas porque contrataram filmagens para um documentário que custearão? Explicada a mesma desavergonhada cantilena de sempre, com uma boa novidade: o Min. “Lewa” está com pulso de ferro contra as imbecilidades e aberrações levantadas pela tropa de choque, que atônitos ficaram, a começar do método que o Min. adotou, qual fora: a de ouvir todas as “questões” de ordem para só então decidi-las, o que frustrou a petralhada.
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais