Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

DILMA ESTARÁ DIA 8 DE JUNHO PASSEANDO NA PARAÍBA

Dilma Rousseff, sem absolutamente nada para fazer por aqui, pois até mesmo quando necessitava dos votos dos paraibanos jamais andou por estas bandas, já que o nosso espaço aéreo e sequer olhava para baixo indo de Recife para Natal e vice versa e depois de eleita, cada vez que marcava uma visita logo vinha o cancelamento, ou seja, em todos esses anos sempre nos ignorou. Agora o deputado Jeová Campos para agradar o governador Ricardo Coutinho, conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa, uma audiência pública para que Dilma Rousseff fale ao publico nessa audiência a ser realizado nas dependências da Funesc. Até ai tudo bem, se não fosse por um pequeno detalhe, a presidente Dilma deve vir acompanhada de uma comitiva de cerca de 30 pessoas entre assessores e seguranças, tudo pago por nós pobres contribuintes. Jeová Campos que é tão fã assim de Dilma, que bem que poderia com esses deputados que votaram esse turismo meter as mãos nos bolsos e pagarem todas as despesas da presidente afastada e do seu séquito. Que tal?
AS TRAPALHADAS DO PT
Esses petistas estão cada dia maia atrapalhados, em apenas 15 dias a direção nacional da legenda, deliberou totalmente diferente sobre um mesmo tema: Na primeira A Executiva nacional aprovou uma nota que condenava Operação Lava Jato, dizendo que a mesma desempenhava papel crucial na escalada golpista e que feria o estado de Direito. Pois bem, esta semana apoiados nas gravações de Sérgio Machado, a Executiva da legenda voltou a se reunir e deliberou que a Lava Jato já não é mais um instrumento a serviço dos “golpistas” e agora é festejada pelos mesmos, já que se tornou um incômodo para os que eles chamam de “golpistas”. Antes eles os petistas eram críticos ferrenhos dos vazamentos e das muitas gravações divulgadas e agora inexplicavelmente se valem dos diálogos gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e fazem a festa, inclusive também ela a mulher sapiens Dilma Rousseff, que chegou a declarar que não respeitava delator. Em tempo: é preciso registrar que nomeado por Lua em 2013 para a Transpetro Sérgio Machado escandalosamente roubou ali por doze anos, sem que ninguém do PT desse um pio, um murmúrio ou mesmo um suspiro, para barrar a sanha desse salteador.
MARANHÃO ESCLARECE QUE NÃO EXISTE NENHUM FATO NOVO QUE JUSTIFIQUE A MUDANÇA DO SEU VOTO COM RELAÇÃO AO IMPEACHMENT

O Senador José Maranhão que esta semana foi colocado dentre os senadores que estariam indecisos com relação à segunda votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, nem perdeu tempo e ontem mesmo já tratou de desmentir que estivesse indeciso. Disse o experiente politico que a nova tese de que ocorreu armação para afastar a presidente não se sustenta e por isso nada muda, pelo menos no que diz respeito a ele.
SECRETÁRIOS E DIRETORES DEIXAM CARGOS
Já chegando a reta final para aqueles que irão disputar algum mandato no pleito vindouro, muito s já estão limpando as suas gavetas e desembarcam do governo na próxima quinta-feira. Alguns deles como a presidente da Funesc Márcia Lucena que vai disputar a Prefeitura da cidade do Conde e Cida Ramos a Prefeitura de João Pessoa já deixaram os seus cargos. Quem também se desliga é o ex-vereador Tavinho Santos, que ocupava uma diretoria da Empasa e vai tentar voltar a Casa de Napoleão Laureano. Outro que sai é Lenilson Morais, Secretário de Agricultura familiar, que vai disputar a Prefeitura de Patos pelo PT e finalmente Aristeu Chaves Superintendente do Detran que mais uma vez vai disputar a Prefeitura de Camalaú.
TÚNEL DA LAGOA ROMPE PELA TERCEIRA VEZ E DEIXA LUCIANO CARTAXO EM SITUAÇÃO BEM VEXATÓRIA

O túnel que serve para escoar a água da Lagoa do Parque Solon de Lucena, já existe há quase um século e jamais deu qualquer problema, tanto que pouca gente sabia que o referido túnel existia, cortando todo centro da nossa cidade. Na atual gestão o prefeito Luciano Cartaxo vem tocando uma interminável obra no Parque Solon de Lucena e também na lagoa com a retirada de entulhos. Nesta criticada reforma que já perdura um mandato inteiro, com sérias criticas da oposição e relatório da CGU apontando desviado de R$ 10 milhões. Além de toda essa pressão que vem sofrendo, Luciano Cartaxo vem passando por sérias dificuldades com tal projeto. Ontem pela terceira vez o túnel de escoamento do Parque Solon de Lucena, ampliado há pouco tempo não aguentou o volume de água das últimas chuvas em João Pessoa e rompeu. Vários peixes foram levados para o meio da Rua Padre Azevedo, no Centro da Capital. Muitos utilizaram sacolas para recolher os peixes que caíram na via. No último mês de abril, o Corpo de Bombeiros interditou o local por oferecer riscos à população. Com a noticia do desvio de R$ 10 milhões, a falta de explicações sobre das 200 mil toneladas de entulhos, que ninguém sabe onde foram despejadas e os problemas que surgem com a intervenção realizada na Lagoa o prefeito corre o risco de pagar muito caro se afogando politicamente.
RAISSA LACERDA NÃO ACEITA QUE A OPOSIÇÃO FAÇA O SEU TRABALHO E CHAMA OS COLEGAS DE MAQUIAVÉLICOS
Por falar nas obras da Lagoa, absolutamente ninguém entendeu a vereadora Raissa Lacerda denominar a oposição ao Prefeito Luciano Cartaxo de maquiavélica, por serem eles, no entendimento dela contra as obras da Lagoa. Na verdade a vereadora com certeza propositadamente faz uma leitora errada para confundir o eleitorado, pois é claro que ninguém em sã consciência e contra qualquer intervenção que venha melhorar a nossa cidade. O fato é que tal obra tem suscitado muitos problemas seja, com relação ao emprego das verbas, seja com relação à qualidade dos trabalhos realizados ali, pois em pouco tempo, o túnel cantando em verso e prosa na publicidade da Prefeitura, inclusive com o Prefeito com direito a capacete e tudo desfilando no seu interior, tem sido motivo de chacota, já que em poucos meses, já rompeu três vezes. Na visão equivocada da vereadora Raissa, não deveria existir oposição, ou seja, o gestor deveria ficar inteiramente à vontade, tocando as obras como bem quisesse e entendesse. Na podridão ora revelada para o País inteiro, precisamos mais do que nunca fiscalizar par e passo, os nossos gestores.

ODON E HERVÁZIO BEZERRA SE RECONCILIAM E ODON VAI APOIAR O SOBRINHO PARA VEREADOR
Rompidos desde o ultimo pleito municipal quando Odon Bezerra em detrimento do sobrinho Léo Bezerra apoiou a candidatura Helton Renê, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra (PPS), retirou seu nome da disputa para vereador de João Pessoa para apoiar a postulação do sobrinho, Léo Bezerra (PSB), filho do seu irmão o líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB) Nas eleições de 2014, Odon disputou o mandato de deputado federal pelo PT e obteve 22.253 votos.
BUBA GERMANO PODE SE LICENCIAR PARA ABRIR VAGA PARA RAONI MENDES
O governador Ricardo Coutinho (PSB) está conduzindo uma articulação para que o vereador de João Pessoa, Raoni Mendes (DEM) assuma assento na Assembleia Legislativa. Se depender do deputado Buba Germano (PSB) isso pode acontecer nos próximos dias. Buba admitiu que pode se licenciar das atividades parlamentares e abrir vaga para Raoni, que ficou na 3ª suplência para deputado estadual nas eleições de 2014. Com tal escolha o governador prestigia o DEM cujos dirigentes andam bem inquietos e poderia acomodar de volta a Câmara Municipal a suplente Sandra Marrocos, que precisa deixar o governo. O problema é que Sandra é segunda suplente e, portanto, um segundo vereador teria que se licenciar. Raoni Mendes já prometeu que se chegar a Assembleia Legislativa não deverá disputar a sua reeleição a Câmara Municipal de João Pessoa
LUCAS DE BRITO SUGERE CRIAÇÃO DE COMISSÃO ESPECIAL PARA ESTUDAR IDHM DE JOÃO PESSOA

O Vereador Lucas de Brito (PSL) apresentou, nesta terça-feira (31), a 
proposta de criação de uma Comissão Especial de Estudos acerca do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Capital. A proposta do vereador tem o objetivo de analisar o IDHM de João Pessoa e identificar as políticas públicas que estão colaborando para a qualidade de vida dos pessoenses e aquelas que precisam ser melhoradas. “Dados do IBGE apontam que João Pessoa tem o 4º IDHM, dentre as nove capitais do Nordeste. Isso quer dizer que a qualidade de vida da nossa população não é tão boa assim. Essa Comissão Especial analisaria o IDHM de forma profissional, sem politização. A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode dar uma contribuição política ainda maior para que os gestores enxerguem os verdadeiros problemas da nossa cidade e quais os compromissos devem ser assumidos para oferecer uma melhor qualidade de vida aos pessoenses”, afirmou Lucas. De acordo com o Vereador Lucas de Brito, a Comissão teria representantes das bancadas de situação e oposição. Os trabalhos seriam realizados a partir de audiências públicas. Ao final, seria redigido um relatório completo com as sugestões colhidas durante as audiências.
A PARAIBANA ISABEL BARBOSA SE APRESENTOU EM BERLIM
A paraibana Isabel Barbosa há muitos radicada na Europa, se apresentou no último sábado no Evento Eine Gala für Monteverdi, no Schloßpark Theater de Berlim, Alemanha. Foram interpretadas Árias de Ópera do compositor italiano Claudio Monteverdi. Entre os diversos artistas europeus, a paraibana Isabel Barbosa, como sempre brilhou com sua voz de soprano. Isabel é referência da música lírica brasileira e ainda neste ano de 2016 lança seu primeiro CD solo junto ao Quinteto Terra Brasilis. Isabel Carrega consigo, o título de primeira brasileira a se apresentar junto a Accademia Pucciniana, na Itália.

A CRONIQUETA DA ROUBALHEIRA – VIRGOLINO DE ALENCAR

O Brasil é hoje um país descendo a ladeira, desgovernado tal um carro velho sem freio e na banguela, sendo inevitável o CRASH, o desastre. Corrupção, chantagem, enriquecimento milagroso, dossiês voando de todo lado, dinheiro público afanado e conduzido nas formas mais estranhas e até ridículas, delações e gravações que desabam como tempestade. De tudo isso se vislumbra um cenário vergonhoso que somos obrigados a contemplar e a ser submetidos. Onde essa coisa horrorosa vai parar, só Deus sabe!
ALBERGIO GOMES MEDEIROS – E AINDA HÁ QUEM DEFENDA O RETORNO DESSA CAMBADA DE INCOMPETENTES

Mais um legado “lulopetista” do período mais obscuro da história brasileira, onde a mediocridade, burrice e “empoderamento” da estupidez e governo da minoria sobre a maioria perdurou por mais de 13 anos. 11 milhões e 400 mil desempregados é um contingente enorme de desempregados, e com inúmeras e nefastas consequências macroeconômicas. E ainda há quem defenda o retorno dessa cambada de incompetentes.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.