Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

A CÂMARA DE PIANCO ADQUIRE BAFOMETROS PARA EXAMINAR VEREADORES BRIGÕES, UM MATA BURRO NA ENTRADA DO PRÉDIO, PODERIA RESOLVER MELHOR.
Um etilômetro – ou bafômetro, aparelho utilizado para medir o nível de álcool na corrente sanguínea – foi adquirido a pedido do presidente da Câmara Municipal de Piancó Casa, Pedro Aureliano (PMDB), para ser utilizado para testar os parlamentares antes de todas as sessões. A Câmara possui 11 vereadores e o aparelho foi comprado porque alguns parlamentares iam para as sessões com claros sinais de embriaguez, ocorrendo inclusive casos de tumulto durante as votações. Em determinado parlamento bem perto aqui de nós, um ex-presidente andou sondando colocar as sessões apenas no período da manhã, pois à tarde depois de um farto almoço nos bons hotéis de nossa orla, os parlamentares chegavam bem alterados para participarem Das sessões. Na época aqui deste espaço, até sugerimos que colocasse na porta principal do prédio aquela armação de madeira que se usa nas fazendas denominadas de ‘Mata Burro’, pois nesse caso pegaria fácil os bêbados, pois eles jamais dariam contra de atravessar essa verdadeira armadilha, estrategicamente colocada ali na entrada.

PREFEITO ZENÓBIO TOSCANO E SUA ESPOSA LÉA ‘DESCEM ATÉ O CHÃO’ NA FESTA DA PADROEIRA DA CIDADE DE GUARABIRA

Eu sou daqueles que entende que as eleições deveriam ser anuais, pois elas têm o condão de transformar radicalmente os nossos políticos, ou seja, atendem tudo, riem para todos, prometem muito, realizam até obras, enfim os pleitos permitem verdadeiros milagres. Todo mundo sabe que o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, apesar de suas reconhecidas qualidades é um homem sisudo e de pouca conversa. Mas para espanto de todos, ele no último domingo na festa daquela cidade, acompanhando de sua esposa Léa, em cima do palco, aproveitou um show de Mara Pavanelly e não se furtou a atender à sugestão da cantora para “descer até o chão” tendo o inusitado evento tomado muita repercussão nas redes sociais. O que não faz um ano eleitoral hein?
JUTAY MENESES MAIS UMA VEZ DRIBLA RICARDO COUTINHO
O deputado estadual Jutay Meneses (PRB), no passado foi secretário do governo de Ricardo Coutinho, já bem próximo ao pleito de 2014 de olho nas pesquisas que apontavam Cássio Cunha Lima, como já eleito, o mesmo arrumou uma confusão e pulou do barco indo se abrigar no ninho tucano. Já no segundo mandato o mesmo sempre jeitoso deu um jeito de ficar na base do prefeito Cartaxo e também com Ricardo Coutinho, que mesmo alertado por aliados resolveu recebe-lo na sua base de apoio. Agora iniciando um novo processo eleitoral ele já vem com a velha conversa fiada de voltar a ser um parlamentar ‘independente’. Ora, ora, ora, não existe independência nenhum, pois todo mundo sabe que a razão dele não apoiar o candidato do governador nas eleições municipais de João Pessoa é que ele Jutay já confirmou aos mais próximos, que subirá no palanque do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), candidato a reeleição. Ricardo Coutinho sempre tão experiente conseguiu ser driblado duas vezes pelo Pastor Jutay.

RENATO MARTINS APOSTA QUE ATÉ A ELEIÇÃO A BANCADA DE OPOSIÇAO DOBRARÁ, OU SEJA, SAIRÁ DOS ATUAIS CINCO PARA DEZ VEREADORES.
Por falar em ano eleitoral, já começa a correria dos políticos para se acomodarem nas mais diversas alianças, mesmo que não tenham a menor identidade com o candidato majoritário, ou seja, o abrigo que busca naquele ou a qualquer outro projeto, tem como objetivo ele próprio o politico, que quase sempre busca um mandato proporcional, ou sonha com algum cargo na estrutura governamental daquele que for eleito. A propósito, o sempre atuante líder da oposição na Câmara Municipal, o vereador Renato Martins (PSB) revelou que o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP) deverá apoiar a candidatura de João Azevedo (PSB) à prefeitura de João Pessoa. Revelou ainda Renato Martins ter a convicção de que até outubro a bancada de oposição dobrará, ou seja, sairá dos atuais cinco para dez vereadores. Na visão de Renato, existem vários vereadores da base do prefeito que já enxergam o fracasso da atual gestão, entre esses parlamentares está o presidente Durval Ferreira. Outro parlamentar citado nominalmente por Renato foi o vereador Felipe Leitão (sem partido) que tem dado sinais de desânimo com as atitudes do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Disse por fim Renato que outro que também deverá romper com o prefeito de forma definitiva é vereador Felipe Leitão.

DURVAL FERREIRA NÃO VEIO PARA EXPLICAR, VEIO PARA CONFUNDIR

Por falar em Durval Ferreira e a tentativa de buscar espaços no próximo pleito, tudo indica que o mesmo vem tentando marcar espaço para o seu Partido o PP e certamente para ele próprio, sendo vice de alguém na disputa que se aproxima. Indagado se ficará na base de Luciano Cartaxo o mesmo falou muito e nada disse. Indagado disse o mesmo que a sua legenda é aliada de Cartaxo desde a primeira hora mas lembrou que essa é outra eleição. Disse ainda: ‘Não estou dizendo que rompi, que briguei, nem vou deixar a bancada. Estou dizendo que fazemos parte da base. O problema é que o discurso fechado, na hora H se abre…’ . Pelo amor de Deus, alguém entendeu o que quis dizer Durval Ferreira?

PREFEITA TATIANA CORREIA DO CONDE, DIZ QUE ALUÍSIO REGIS TEM AINDA MUITO AMOR POR ELA.

A prefeita do Conde, Tatiana Correia (PT do B), num a entrevista concedida a uma estação de rádio de nossa capital, culpou, o Governo do Estado pelo problema no abastecimento d’água naquela cidade. Tatiana revelou que diversos governadores, inclusive o atual, Ricardo Coutinho (PSB), prometeram resolver a situação, mas até agora os acordos não foram cumpridos. Disse a Prefeita Tatiana que o Conde está com sede e que promessa não mata sede de ninguém. Ainda durante a entrevista, Tatiana Correia fala de outros assuntos relacionados ao Conde como a coleta de lixo, o Carnaval de Jacumã e do seu relacionamento com o ex-prefeito Aluízio Régis com quem tem uma disputa política acirrada na cidade. Ela disse que as criticas de Aluísio Regis deve ser em razão do mesmo segundo se comenta naquela cidade, ter ainda muito amor por ela, mesmo depois de separados há mais de 30 anos. Aluísio negou qualquer sentimento com relação a Tatiana e disse: “Depois que eu a deixei ela já teve marido de A a Z”, atacou Aluízio acrescentando: “Ela que tem problema porque depois que nos separamos ela não levou uma vida digna de assistência aos dois filhos que teve comigo”.
LEILA FONSECA DEIXA A PRESIDENCIA DO DIRETÓRIO DO PROS EM JOÃO PESSOA
Que preside agora o Diretório do Prós na capital é o ex-candidato a vereador Euripedes Leal, que acumula também o cargo de vice-presidente estadual do partido. De acordo com Euripedes, Leila continua filiada ao Prós e o partido tem projetos para a ex-candidata a senadora Leila Fonseca Em novas mudanças na legenda, Leila foi substituída no comando do partido na Capital pelo ex-candidato a vereador. Nas novas reformulações, a vice-presidência da sigla, que antes era ocupada por Eber Caxias, passará à responsabilidade de Cristiano Almeida, filho do suplente de vereador Possidônio. Leila no pleito passado apoiou a candidatura de Cássio Cunha Lima e agora se o PROS partir para apoiar o candidato João Azevedo, indicado pelo governador Ricardo Coutinho, ficará devidamente explicado o afastamento de Leila Fonseca.
ROMEU LEMOS DEMONSTRA ESTRANHEZA COM A PLACA E AS OBRAS NA PRAÇA ASSIM CHATEABRIAND EM MANAÍRA.
Dia desses na rede social o sempre preocupado Romeu Lemos, manifestou a sua estranheza sobre o inicio de uma reforma na Praça Assis Chateaubriand, sem que tivesse sequer uma placa como determina a lei. Ontem colocaram no citado logradouro, uma placa enorme, mas que informa muito pouco ao cidadão, que necessita saber de tudo para assim fiscalizar o emprego dos seus impostos. Diz Romeu que há alguns dias, questionou os valores, permuta e falta de placa. Segundo Romeu, Ontem depois de mais de 60 dias de obra finalmente fixaram uma mega placa, mas que não diz sequer o que vão fazer na praça. Na placa se observa o custo, prazo e também que a execução será pela construtora Vertical, mas traz uma grave omissão, finalmente o que irão fazer ali ??? Até onde se sabe, apenas por ouvir dizer é que vão substituir o piso de contorno e criar estacionamentos dentro da área da praça e só Por fim indaga o antenado Romeu Lemos, Falta de profissionalismo? Desatenção? Erro de digitação? E arremata: ‘O certo é que a população não está bem informada. ’

CRISTIANO MACHADO APOSTA QUE O LIXO ESPALHADO POR TODA CIDADE, DEVE SER AQUELAS 200 MIL TONELADAS QUE FORAM RETIRADAS DA LAGOA.
Se fosse verdadeira a estória das mil e duzentas toneladas de lixo que o prefeito Luciano Cartaxo diz ter retirado da Lagoa, ninguém mais questionaria para onde elas foram destinadas e o segredo estaria revelado. Bastava passear um pouco e constatar que elas estão espalhadas pelos bairros da cidade. Seria o fim do mistério. Como não há veracidade na informação do prefeito, ele terá que explicar nas barras da justiça para onde destinou tanta sujeira. Caro Cristiano, quem vai gostar dessa informação é o vereador Renato Martins, que não cansa de procurar essas toneladas de, que foram retirados da Lagoa e simplesmente sumiram.

PREFEITA TATIANA CORREIA DO CONDE, DIZ QUE ALUÍSIO REGIS TEM AINDA MUITO AMOR POR ELA.

A prefeita do Conde, Tatiana Correia (PT do B), num a entrevista concedida a uma estação de rádio de nossa capital, culpou, o Governo do Estado pelo problema no abastecimento d’água naquela cidade. Tatiana revelou que diversos governadores, inclusive o atual, Ricardo Coutinho (PSB), prometeram resolver a situação, mas até agora os acordos não foram cumpridos. Disse a Prefeita Tatiana que o Conde está com sede e que promessa não mata sede de ninguém. Ainda durante a entrevista, Tatiana Correia fala de outros assuntos relacionados ao Conde como a coleta de lixo, o Carnaval de Jacumã e do seu relacionamento com o ex-prefeito Aluízio Régis com quem tem uma disputa política acirrada na cidade. Ela disse que as criticas de Aluísio Regis deve ser em razão do mesmo segundo se comenta naquela cidade, ter ainda muito amor por ela, mesmo depois de separados há mais de 30 anos. Aluísio negou qualquer sentimento com relação a Tatiana e disse: “Depois que eu a deixei ela já teve marido de A a Z”, atacou Aluízio acrescentando: “Ela que tem problema porque depois que nos separamos ela não levou uma vida digna de assistência aos dois filhos que teve comigo”.
LEILA FONSECA DEIXA A PRESIDENCIA DO DIRETÓRIO DO PROS EM JOÃO PESSOA
Que preside agora o Diretório do Prós na capital é o ex-candidato a vereador Euripedes Leal, que acumula também o cargo de vice-presidente estadual do partido. De acordo com Euripedes, Leila continua filiada ao Prós e o partido tem projetos para a ex-candidata a senadora Leila Fonseca Em novas mudanças na legenda, Leila foi substituída no comando do partido na Capital pelo ex-candidato a vereador. Nas novas reformulações, a vice-presidência da sigla, que antes era ocupada por Eber Caxias, passará à responsabilidade de Cristiano Almeida, filho do suplente de vereador Possidônio. Leila no pleito passado apoiou a candidatura de Cássio Cunha Lima e agora se o PROS partir para apoiar o candidato João Azevedo, indicado pelo governador Ricardo Coutinho, ficará devidamente explicado o afastamento de Leila Fonseca.
ROMEU LEMOS DEMONSTRA ESTRANHEZA COM A PLACA E AS OBRAS NA PRAÇA ASSIM CHATEABRIAND EM MANAÍRA.
Dia desses na rede social o sempre preocupado Romeu Lemos, manifestou a sua estranheza sobre o inicio de uma reforma na Praça Assis Chateaubriand, sem que tivesse sequer uma placa como determina a lei. Ontem colocaram no citado logradouro, uma placa enorme, mas que informa muito pouco ao cidadão, que necessita saber de tudo para assim fiscalizar o emprego dos seus impostos. Diz Romeu que há alguns dias, questionou os valores, permuta e falta de placa. Segundo Romeu, Ontem depois de mais de 60 dias de obra finalmente fixaram uma mega placa, mas que não diz sequer o que vão fazer na praça. Na placa se observa o custo, prazo e também que a execução será pela construtora Vertical, mas traz uma grave omissão, finalmente o que irão fazer ali ??? Até onde se sabe, apenas por ouvir dizer é que vão substituir o piso de contorno e criar estacionamentos dentro da área da praça e só Por fim indaga o antenado Romeu Lemos, Falta de profissionalismo? Desatenção? Erro de digitação? E arremata: ‘O certo é que a população não está bem informada. ’

MARCELA SITÔNIO FALA DAS CÂMERAS DE MONITORAMENTO DA PREFEITURA E SEU NOVO USO
Eu não sou contra a instalação das câmeras, toda cidade moderna tem monitoramento do trânsito. O meu questionamento é sobre as prioridades da população. Como bem lembrou Pedro Manoel Macedo Marinho, por que não fizeram um sistema integrado com a PM? O povo está clamando por segurança. Mas não, resolveram criar um BBB com utilidade só para eles. Marcela se existisse realmente seriedade essas câmeras deveriam ser compartilhada com a Polícia Militar, bem como com a Guarda Municipal, como já acontece em muitas cidades, só assim se evitaria o cometimento de muitos crimes e outros seriam rapidamente descobertos. Se existe infratores do transito, seria o caso então de se colocar os guardas na rua, que aliás nessa gestão andam bem sumidos, só aparecem em local de acidente ou seja, se transformaram apenas em socorristas, ou em solenidade onde se encontra o alcaide. Parece que estão fazendo corpo mole e só o gestor não percebe.

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
‘O Rei Hamurabi foi quem inventou o primeiro CÓDIGO DE LEIS da história, da linha de justiceiro, cuja fundamentação foi na Lei de Talião, famosa no mundo inteiro.’
Esta coluna é publicado no http.www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.