Com o resultado pífio e covarde dessa caríssima CPÍ o deputado Hugo Mota fez o seu avô remexer no tumulo, pois depois de toda valentia que protagonizou no primeiro dia da CPI, quando revidou uma agressão de um deputado do PSOL, ao final aprontar uma pizza dessas tudo combinado à meia-luz, protegendo 62 parlamentares citados na Operação Lava Jato, pois sequer teve coragem de ouvir quaisquer deles, apenas o presidente Eduardo Cunha foi ouvido e mesmo assim porque se ofereceu para fazê-lo. Hugo Mota não quis ser diferente do seu colega paraibano Vital do Rego Filho e cometeu as mesmas fraquezas do mesmo quando presidiu outra finada CPI, que, aliás, lhe rendeu mídia e vitrine e por fim uma bela sinecura do Tribunal de Contas da União. Hugo Mota para azar dele não pode ser ministro do TCU em razão da pouca idade. Felizmente. Em tempo: Que saudades dos parlamentares de antigamente, como o velho Ruy Carneiro, Janduhy Carneiro, Humberto Lucena, Alcides Carneiro, Raimundo Asfora, Humberto Lucena, João Agripino Antonio Mariz dentre outros.
VICE-PRESIDENTE DA CPI VOTA EM SEPARADO E PEDE INDICIAMENTO DE DILMA, LULA E 49 POLÍTICO
Comprovando o omisso relatório dessa inútil CPI o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), vice-presidente da CPI da Petrobras, apresentou um relatório e em voto em separado pede a abertura de inquérito para investigar a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o ministro Edinho Silva, além dos ex-ministros Antonio Palocci, José Dirceu, Guido Mantega, Gilberto Carvalho e Ideli Salvatti; o partido sugere ainda a apuração contra 49 políticos. Pelo visto ele Imbassahy enxergou mais do que o presidente Hugo Mota e do que o petista que relatou essa CPI.
MP/PB ANUNCIA PAGAMENTO DA METADE DO 13%
Em tempos de tantas dificuldades financeiras, vem uma boa noticia pelo menos para aqueles que fazem parte do Ministério Público da Paraíba. O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, anunciou no final da tarde desta quarta-feira (21) o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os membros (procuradores e promotores de Justiça) e servidores do Ministério Público da Paraíba (MPPB) no mês de novembro. O anúncio foi feito durante reunião administrativa, ocorrida na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa.
HERVÁZIO SOBRE MANOEL JUNIOR: ‘ELE É CANDIDATO DELE MESMO DENTRO DO SEU PARTIDO’
O deputado Manoel Junior nos últimos dias não anda dando sorte mesmo, primeiro foi obrigado a ouvir aqueles desaforos que os ex-ministro Ciro Gomes lhe mandou numa entrevista de televisão. Depois, já com paletó comprado para a posse como Ministro da Saúde,i na última hora foi preterido e outro ocupou o sonhado cargo. Dias depois, o mesmo se envolveu num entrevero nos estúdios da Radio Correio com o Jornalista Wellington Farias, fato que lhe trouxe muitos prejuízos junto à população, que não concordou com aquela sua atitude, para muitos bastante grosseira e desnecessária. Esta semana o mesmo resolveu meter a sua colher na escolha do nome de João Azevedo, como pré-candidato a prefeito pelo PSB, classificando tal candidatura como ‘Balão de Ensaio’ . Quem ouviu tal declaração e não gostou nadinha foi o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hervazio Bezerra, que foi logo afirmando que considera Manoel Junior rifado na sua legenda e fuzilou: ‘ Pode até ser balão de ensaio (a candidatura de Azevedo), agora a dele não existe porque não tem unanimidade nem no PMDB. Ele é candidato dele mesmo dentro do seu partido”, Ao final ainda disse para ele Manoel Junior fazer uma reflexão considerando que o vereador peemedebista Milanez e o suplente Mangueira não votam nele, bem como os deputados Gervásio Maia e Olenka Maranhão, que estão com o PSB e concluiu Hervazio Bezerra: .“Ele não tem unanimidade nem no partido dele, o nosso existe e a candidatura dele que é um balão de ensaio”, disse.
GERVÁSIO MAIA DIZ QUE NÃO VOTA EM MANOEL JUNIOR
Por falar em Manoel Junior, ainda ontem o deputado Gervazio Maia falando a imprensa não se mostrou muito satisfeito com o mesmo, em razão da sucessão do Diretório da capital e disse que ele Manoel Junior não foi correto, pois não honrou a palavra empenhada. Disse Gervásio, que foi deixado de fora do processo partidário no âmbito de João Pessoa pelo deputado federal Manoel Junior, que é presidente do Diretório do PMDB da Capital, e afirmou que ele “tem falado muito do projeto dele e deixa de lado o projeto do partido”. Ao final disse Gervásio:O parlamentar afirmou, ainda, que a política se faz na base da reciprocidade, e que o projeto de Manoel Junior é individual e seria preciso entender que “há um projeto do partido”.
POLÍCIA AMERICANA VAI TRABALHAR AQUI NO BRASIL NO COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS
Quando a gente pensa que já viu de tudo, toma conhecimento de mais coisas inusitadas e logo se desfaz essa nossa equivocada impressão, ou seja cada dia somos surpreendidos com mais coisas inimagináveis. Mesmo existindo no território nacional polícias para todos os gostos, com pelo menos meia dúzia de corporações policiais, sem falar nas Forças Armadas, composta de Exército, Marinha e Aeronáutica, que também têm os seus órgãos investigativos, eis que o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, que, aliás, é policial federal, ignorando o que preceitua a própria Carta Magna, que diz que segurança publica é política de estado – leia-se do estado brasileiro. Pois bem, numa prova cabal da mais completa incompetência, o senhor secretário convidou policiais do (DEA) Agência Drug Enforcement Administration, que combate o narcotráfico nos EUA, para abrir um escritório naquele Estado da Federação, com o objetivo de fazer um levantamento das rotas pelas quais as armas entram no Brasil e chegam às mãos do tráfico, como também irão colaborar no esquema de segurança dos Jogos Olímpicos 2016, que contará com 85 mil policiais brasileiros. Justificando o convite o secretário Beltrame numa comicidade grotesca tascou: ‘Os americanos têm expertise com o terror, além de capilaridade mundial e vão nos ajudar’. Além da confissão explicita do nosso despreparo, podem aguardar que a toada será a mesma, ou seja, essa conta dessas viagens de lá para cá e vice versa, afora as gordas diárias, deve vir bem salgadas, para ser paga por nós pobres contribuintes otários, que seremos mais uma vez esfolados financeiramente, em nome dessas denominadas ‘expertise e capilaridade’ dos policiais americanos. Durma-se com um barulho desses.
RICARDO COUTINHO ACONSELHOU DILMA A DEIXAR O PT
Como já fez no passado, quando deixou os companheiros do PT e saiu candidato a prefeito pelo PSB, saindo vitorioso nas urnas, o agora governador Ricardo Coutinho andou aconselhando a presidente Dilma Rousseff a deixar o PT e se alojar numa outra legenda, pois na sua visão, o quadro de antipatia contra o seu governo mudaria e como num passe de mágica tudo entraria nos eixos. Mero engano de sua excelência, pois a questão não se limita apenas a questão partidária, pois é muita mais profunda chegando a ser epidêmica, já que envolve praticamente todos os partidos. Tal conselho lembra aquela história meio vulgar de que o marido ao flagrar a esposa no sofá lhe traindo resolveu vender o sofá na esperança de assim resolver o grave problema. No PT ou em qualquer outra legenda, Dilma Rousseff terá que amargar os dissabores de sua gestão perdulária e irresponsável e ainda utilizando praticas danosas, loteando cargos no governo em busca de uma improvável fidelidade de parlamentares reconhecidamente poucos republicanos na sua maioria. Como o pau que bate em Chico tem que bater em Francisco, por que será que o Governador Ricardo Coutinho então andou criticando o prefeito Luciano Cartaxo por abandonar o PT, não seria em razão do mesmo motivo que se pretende agora aplicar a Dilma?
PROJETO DE LEI QUER LIMITAR O USO DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL EM JOÃO PESSOA
O vereador Bruno Farias (PPS), apresentou projeto de Lei que proíbe o trânsito de veículos de tração animal (carroças) na Zona Urbana de João Pessoa,. Tal projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e segue para apreciação em plenário. A medida se aplica a 80% de todo território pessoense. Lei Municipal estabelece que a Zona Rural da Capital é de 42,8 KM2. Com a justificativa de melhorar o trânsito, diminuir o risco de acidentes e o perigo que representa um animal, o Projeto de Lei proíbe a condução de animais com carga e o trânsito em todas as ruas asfaltadas, calçadas, na orla, por fim, em toda área urbana e disciplina a circulação das carroças na Zona Rural de João Pessoa, o que representa pouco mais de 20% da área territorial total do Município.
TEM DEPUTADO NOVO NA ASSEMBLEIA
Dias desses comentei aqui que tinha deputado se preparando para abrir vaga para o primeiro suplente Emano Santos (PTN), filho do vereador de João Pessoa, João dos Santos, e que obteve 12.485 votos. Naquela oportunidade lamentava tanta licença, por entender desnecessárias e dispendiosas aos cofres públicos, pois quase sempre recebe o licenciado e aquele suplente no mandato. Agora se confirma que o deputado Genival Matias vai tirar licença de 121 dias do cargo, sem vencimento, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para tratar de assuntos particulares e ampliar as bases do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) em todo o Estado. Melhor que seja assim, sem ônus para os combalidos cofres públicos.
SUMIU O CONTRATO DE PUBLICIDADE DA PREFEITURA DE SANTA RITA
Tudo de ruim já aconteceu na cidade de Santa Rita com esse troca troca de gestores, ou seja, ora o prefeito é Reginaldo Pereira e num outro momento o prefeito é Netinho de Várzea Nova. O fato é que a Justiça paraibana tem que decidir de forma definitiva, quem deve governar aquela cidade que tem uma das maiores arrecadações do nosso Estado e mesmo assim tem hoje salários atrasados e mais de dez postos de saúdes fechados em razão de faltar tudo até insumos para atendimento dos pacientes. A última vinda daquela cidade é que o prefeito Netinho denunciou que o contrato de publicidade daquela edilidade simplesmente tinha desaparecido, mas segundo se informa tal contrato não se sabe a razão estaria na posse do ex- prefeito Reginaldo Pereira que parece não quer que o mesmo seja visto. O que estaria tentando esconder Reginaldo Pereira tomara que não seja nada contra ninguém da nossa imprensa. Esses nossos políticos cada dia mais aprimoram suas próprias caricaturas junto aos eleitores.
COUTO TERIA SIDO O MOTIVO DA SAÍDA DE CARTAXO DO PT?
Ninguém entendeu a repentina saída de Luciano Cartaxo do PT, que, aliás, pegou todo mundo de surpresa até mesmo o presidente da legenda Charlinton Machado. Esta semana correu a informação de que a razão principal da saída de Cartaxo foi o deputado federal Luiz Couto que certamente orientado por alguém a quem ouve muito – andou comentando que iria bater chapa com Luciano Cartaxo, iria se inscrever no Processo de Eleições Diretas, ou seja o conhecido PED que define quem será o candidato a prefeito pelo partido. Pelo visto Cartaxo lembrou um fato relativamente recente, ocorrido com o falecido Luciano Agra, que mesmo como prefeito da Capital, foi impedido pelo seu partido de concorrer a reeleição. Por falar em Luiz Couto o padre não para e exige que o PT vá a Justiça para tomar o mandato do vereador Benilton Lucena por infidelidade.
TROCOLLI JUNIOR JÁ DEVIDAMENTE INTEGRADO AO GOVERNO PROMETE NOVAAS ADESÕES
Todo mundo sabe que o deputado Trócolli Junior sempre foi feroz critico do governador Ricardo Coutinho até o início de 2015 com uma língua afiada como faca, quando fazia parte da bancada de oposição. Agora de uns tempos para cá, principalmente depois que foi nomeado Secretário de Articulação do Estado o mesmo tem mudado muito e agora até defende o diálogo para ampliar a bancada governista. Ele se diz mais maduro e acha que com o dialogo tudo se resolve e revelou que tem feito contato com vários parlamentares da Casa, para que a base seja ampliada”. Para o governador Ricardo , que terminou o primeiro mandato contando na base com apenas seis deputados na atua situação o mesmo viaja no chamado ‘Céu de Brigadeiro’.
A CPI DA CÂMARA – LOURDINHA LUNA
Em dias passados é era comum se ouvir: “A Paraíba só é referida pelos maus governos,” Essa fase passou. Hoje é humilhada e ridicularizada, pelo resultado da CPI da Câmara, presidida por um paraibano, com resultado previsível. Analisada pelo jornalista Roberto KOTSCHO, como “medíocre e histriônica”, nenhum deputado suspeito foi ouvido, apenas Eduardo Cunha que se ofereceu para depor. E saiu-se muito bem e aplaudido pela Comissão, ao afirmar que não tinha conta na Suíça. O que desejamos com muita confiança é a proteção celestial para SERGIO MORO (Juiz que apura a LAVA-JATO), para integrar nossa pátria no panteão dos países que não adotam a corrupção como bandeira.
POLÍCOS E PARTIDOS DO BRASIL NÃO REPRESEBNTAM O POVO – WALMIR UCHÔA
Políticos e partidos no Brasil, NADA representam o povo!. Temos uma presidente irresponsável e incompetente; um presidente da Câmara dos Deputados lameado e corrupto; um presidente do senado envolvido em tudo que é falcatruas, e um percentual de, no mínimo, 90% dos poderes legislativos corrompidos e ingratos com a população brasileira. O brasileiro está satisfeito com esse regime “pseudo democrático” de governo?. Não obstante toda a falta de segurança, saúde, educação, transporte, salário digno, emprego e a liberdade de ir e vir do cidadão?. O Brasil não é uma nação preparada ao presente e nem ao futuro para um regime democrático, infelizmente, essa é a verdade e o meu ponto de vista. Chega de ilusões e fantasias
NÃO ADIANTA SER OUTUBRO ROSA SE A COR DA SAÚDE NO BRASIL É PRETA – ALBERGIO GOMES MEDEIROS
Não sou contra campanha alguma de conscientização, mas não adianta ser outubro rosa, novembro lilás, dezembro azul ou qualquer cor que o valha, até uma tal cor “magenta”. De que adianta essas pantomimas se o ano todo a cor é PRETA para a saúde pública nesse País? É um país com um povo tão apequenado, infantilizado, “emburrecido” (incluindo-me nisso tudo) e voluntariamente capacho que chega a dar asco e infelizmente ter a convicção de que está muito bem estratificado e espelhado em nosso glorioso Congresso Nacional. Ah, e amanhã será dia de que mesmo? Pois é caro Albergio, esses dias adjetivados de azul, rosa, ou seja, lá a cor que se queira dar, é mais ou menos como essas caminhadas pedindo paz, não surtem efeito algum, pura perda de tempo no primeiro caso e gasto de sola de sapato no segundo.
Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
“Evidências sobre algum tipo de TEODOLITO vêm das civilizações da Babilônia e Egito, onde os agricultores, roceiros e agrimensores, lhe davam uso irrestrito ”.
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais