Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PROVOCADO VENEZIANO VAI ENTRAR NA DISPUTA EM CAMPINA GRANDE
O deputado Federal Veneziano Vital do Rego, reiteradas vezes negou ser sua intenção mais uma vez disputar a Prefeitura da cidade de Campina Grande e até pensava em indicar e apoiar algum peemedebista. Como ultimamente têm sido plantadas na imprensa muitas notícias negativas ao seu respeito e imaginando que partem daqueles que desejam ver ele fora da disputa e por isso tentam enlamear o seu nome, reagiu e já deixou claro que vai para a disputa. Pois é cutucaram a onça com vara pequena e agora arrumaram uma grande dor de cabeça.

GOVERNO ENTREGA ESCOLA TÉCNICA
O governador Ricardo Coutinho inaugurou ontem (17), a Escola Técnica Estadual de João Pessoa Pastor João Pereira Gomes Filho, como parte das inaugurações alusivas ao aniversário de 430 anos da Capital. A escola está localizada na Av. Hilton Souto Maior, em Mangabeira, e foi construída com um investimento total de R$ 10.213.493,68. A escola tem capacidade para 1.200 alunos e ofertará cursos nos eixos tecnológicos de turismo, hospitalidade e lazer e gestão e negócios. Os cursos que serão oferecidos a partir de 2016 são: Técnico em Gastronomia e Técnico em Vendas. As modalidades de ensino oferecidas são Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Proeja, Pronatec e Ejatec. A escola técnica funcionará nos três turnos.

MAIS UM DEPUTADO ESTADUAL NO ESTALEIRO

De tanto adoecer os parlamentares, já tem gente imaginando que o plenário de nossa Assembleia Legislativa é totalmente insalubre. Desta feita quem fala em se ausentar é o deputado Branco Mendes, para se submeter a uma bateria de exames e realizar uma revisão de stents colocados nas artérias em 2012, o deputado admitiu a possibilidade de se licenciar da Assembleia Legislativa. Assim como Branco, Ricardo Barbosa (PSB) que está enfrentando um câncer de próstata, o deputado espera realizar os exames sem que para isso seja necessário o pedido de licença, mas apontou que o afastamento por mais de 120 dias não está totalmente descartado.

DEMOCRATAS JÁ SE ORGANIZA PARA 2016 E BOSQUINHO DEIXA DIRETÓRIO

A partir do dia 22 de agosto o Democratas na Paraíba vai iniciar seu planejamento para as eleições municipais de 2016, começando pela condução dos novos dirigentes locais. Em João Pessoa, conforme o deputado federal Efraim Filho, o comando da legenda deve deixar de pertencer ao vereador Bosquinho e pode passar para outro parlamentar. É que Bosquinho integra a base que dá sustentação ao Governo Cartaxo e quer apoiar à reeleição do petista, tese descartada pelo DEM na Capital. “A partir do final desse mês de agosto do Democratas tem no seu planejamento fazer a condução da nova executiva municipal, não só em João pessoa, como em toda a PB. A expectativa é que isso seja feito em 80% dos municípios já no dia 22 de agosto, trazendo novas filiações. Ainda sobre as eleições vindouras Efraim tem dito que deixará a base de apoio de Ricardo Coutinho, caso o mesmo mantenha a aliança com o PT.

JOÃO GONÇALVES QUER LUCIANO CARTAXO FORA DO PT

O deputado estadual João Gonçalves (PSD) sempre dar um jeito de ficar do lado tanto do governador quanto do prefeito, ou seja, nunca se sabe exatamente qual o seu posicionamento político, pois o homem é um verdadeiro camaleão. Esta semana numa inauguração, João aproveitou o ensejo o e aconselhou o prefeito Luciano Cartaxo (PT) a deixar tal legenda onde se encontra há 20 anos, para assim – segundo ele – facilitar a sua reeleição a Prefeitura de João Pessoa em 2016.Disse ele:“Luciano é uma pessoa muito bem relacionada, faz uma boa gestão, mas terá que enfrentar problemas com o seu partido. Se o momento político, econômico e social do país não mudar até lá, o PT vai dificultar a sua vida e será o maior adversário da própria gestão em João Pessoa”, explicou.

PREFEITURA MULTA POPULAR POR ILUMINAR A RUA

Pode até parecer piada, mas a Prefeitura de João Pessoa multou em R$ 4 mil o empresário dono da Padaria Bomfim, pelo fato dele por conta própria ter substituído as lâmpadas queimadas dos postes daquela rua, por lâmpadas novas, tentando assim, evitar os constantes assaltos que vem ocorrendo ali, inclusive contra clientes do seu comercio. Ora, ora, ora, quer dizer então se a Prefeitura não cumpre a sua obrigação que seria iluminar bem as vias, o cidadão zeloso não pode fazê-lo? O maçado Sião tem razão O Brasil é o país da piada pronta.

CPI DO LIXO FOI PARA A LATA DO LIXO

Por mais que tentasse as assinaturas necessárias, O vereador Renato Martins (PSB), teve um novo insucesso na tentativa de instaurar a CPI do Lixo na Câmara de João Pessoa. Seu trabalho foi em, pois com uma base robusta de 24 vereadores num universo de 27, não foi possível obter o mínimo necessário para sua instalação. É sempre bom lembrar que Renato Martins foi superintendente da Emlur e uma apuração dessas poderia até respingar no mesmo que já revelou que não tem medo e que é ficha limpa. Essa já é a terceira tentativa de se instalar tal CPI sem sucesso, ou seja, vai para o lixo.

O ABANDONO DAS PRAÇAS PEDRO AMÉRICO E ARISTIDES LOBO

Quem passa por ali na parte baixa da cidade, precisamente nas Praças Pedro Américo e Aristides Lobo, fica estupefato com o descaso da Prefeitura Municipal com relação aqueles tradicionais logradouros públicos que estão entre os mais antigos de nossa cidade. O que causa mais surpresa é que ambos ficam exatamente defronte o Paço Municipal, onde o prefeito Luciano Cartaxo, despacha diariamente, recebendo ali os secretários e assessores das mais diversas pastas, bem como autoridades de outros Estados que o visitam. Tanto um quando o outro logradouro, já perderam toda vegetação e agora só resta areia e muito lixo espalhados, os bancos em péssimo estado de conservação, placas arrancadas, um verdadeiro descaso com uma área que deveria ser melhor tratada, considerando a sua localização numa área do conhecimento do prefeito e que é visitada diariamente por milhares de pessoas. Realmente é lamentável que nossos espaços públicos venham sendo tratados dessa forma.

O ENGODO DO DESARMAMENTO
No governo Lula com uma mídia poderosa e bem paga, os cidadãos foram convencidos a entregar as suas respectivas armas, ou seja, desarmaram o homem de bem, deixando-os amedrontados, pois mesmo estando na lei que o cidadão pode defender sua família e o seu patrimônio, com as armas que dispuser – até mesmo com um canhão – o governo pregou que o desarmamento seria a oitava maravilha do mundo e que iria cessar por completo a violência, tendo o povo caído nesse golpe e o que se viu depois que tudo era um engodo e a violência até cresceu, pois o marginal hoje sabe que pode invadir as casas e o comércios dos cidadãos, na certeza que só irá encontrar ali pessoas desarmadas e acovardadas.

O ENGODO DO DESARMAMENTO II
Não defendo aqui que se permita que pessoas despreparadas utilizem armas de fogo, pois sabemos ser um instrumento de morte. Na minha visão, o cidadão ao adquirir uma arma, teria que se submeter a rigoroso treinamento do manuseio e uso das armas, passar pelos testes psicológicos, para auferir a sua conduta e juntar ao pedido de licença, a sua folha corrida, comprovando assim se tratar de gente do bem e que mesmo armado, iria mais do que tudo zelar para a manutenção dessa folha corrida, para assim continuar a exercer esse direito ao porte da arma. Como o Brasil é o país da piada pronta, hoje só quem pode andar armado são os bandidos e esse pessoal do MST. Vá entender o Brasil e os seus governantes. Em tempo: Nos EUA e em todos os países do mundo onde a arma de fogo é permitida, os índices de mortes são infinitamente inferiores aos nossos.
LULA PEDE DIÁLOGO E FALA QUE A GRANDE ARMA QUE SE DEVE UTILIZAR É A DA EDUCAÇÃO

Esta semana ao se referir a bravata do presidente Da CUT Vagner Freitas, Lula discordou do mesmo e falou em paz, dizendo que se deve sim falar de coisas positivas, como por exemplo, da grande herança que o PT deixa na área da educação. De outra feita, o bravateiro Stedile do MST, também numa solenidade, fez a mesma ameaça e ele quieto estava, quieto ficou e agora vem com essa cantilena. Já começo a crer que esse outro sujeito junto com as autoridades do governo, armaram aquelas declarações, para logo em seguida a mulher sapiens falar de paz e entendimento, como de fato o fez. Agora o senhor Lula faz a mesma coisa, vem com frases de efeito, querer escamotear e iludir mais uma vez a nossa população. No início desde ano, todo mundo viu o que resultou da Pátria Educadora, milhares de jovens, tiveram que abandonar os seus cursos superiores, já que o ministro da Educação, depois de passar o mês inteiro, iludindo os desesperados jovens, que continuassem tentando na internet a renovação do contrato, veio depois e candidamente disse que não existia dinheiro. Seria essa a grande arma da educação que o Lula se refere?

ALBERGIO GOMES MEDEIROS – FALA DAS ACUSAÇÕES DOS PETISTAS

‘Mais uma vez vi postagem em “meu” face de petistas e-ou simpatizantes trazendo de algum “blog” ou site alusões a pretensas corrupções de “tucanos” e etc. e que teria havido “engavetamento” dos processos. Resolvi fazer um singelo comentário a respeito: Essa questão de “engavetados” chega a ser engraçada. Se tinham tanta convicção de existência (materialidade) e autoria; por que não ingressaram com alguma ação penal subsidiária; suprindo a suposta omissão do MPF; já que até hoje aparentam tanta convicção da materialidade delitiva? Por que não demandaram notadamente quando os supostos agentes políticos deixaram o Cargo? Desde muito que há previsão legal; por que não ingressaram já que dizem com tanta “certeza” ter existido?’ Albergio, não sabem eles que quando fazem tais alegações, dão uma atestado explicito de incompetência total, pois em qualquer país do mundo a razão da existência da oposição é exatamente fiscalizar o governo e denunciar eventuais ilicitudes. Ora, se os tucanos roubaram assim tanto dinheiro como eles dizem e eles naquela ocasião aparentemente faziam oposição cerrada a tudo e a todos, ou foram realmente opositores desqualificados, ou seja, inocentes, ou o pior, eram coniventes com as irregularidades que hoje denunciam sem nenhum prova e quem sabe de alguma forma, tiravam também vantagem. Essas alegações de corrupção no passado dita ultimamente reiteradas vezes, se transforma num verdadeiro tiro no pé e vai ver que é por isso, que tem gente por ai cai não cai.
ARLINDO CORRÊA O BRASIL É MAIOR QUE PARTIDOS OU PESSOAS

A cidadania deve ser exercida todos os dias! Desde o amor incondicional aos símbolos da pátria, ao expurgo da corrupção, pequena que seja consubstanciada desde o estacionar em vaga de deficiente, até solicitar privilégios em razão de cargo, emprego ou função!A cidadania se exerce, principalmente, com o voto! Infelizmente não temos no país o “recal” eleitoral! As manifestações são legítimas e não são golpe! O impeachment é um remédio constitucional que para ser eficaz necessita de uma infecção comprovada! O Congresso Nacional deve perscrutar o grau dessa infecção e ouvir o eco das ruas!O Brasil é maior que partidos ou pessoas!
LOURDINHA LUNA FALA DO TEATRO SANTA ROZA:

Houve uma polemica anos atrás se esse ROZA era com Z ou S. Dizia o historiador Celso Mariz que a vencedora foi a forma que está escrita acima, para homenagear o chefe do governo provincial FRANCISCO DA GAMA ROZA, que construiu o prédio e o inaugurou, em 3 de novembro de 1889, 30 anos depois do MINERVA de Areia. O teatro foi entregue ao povo, com a apresentação da peça – O JESUÍTA, de autoria do dramaturgo Henrique Peixoto. Doze dias depois de sua inauguração foi proclamada a República, e Gama Roza fora apeado do poder. Venâncio Neiva, o primeiro governante republicano da Paraíba, mudou o nome da casa de espetáculos para TEATRO DO ESTADO, designação que não se sustentou. Uma classe de paraibanos tem tentado anular fases da vida política do Estado, sem reflexões para o futuro. Fases que vivemos não podem ser ocultadas, desde que elas pertencem a nossa história. Se o acontecimento foi bom, melhor. Se for mau, no entanto aconteceu e deve ser lembrado e estudado para que não se repita. Um abraço afetuoso para o amigo Pedro Marinho que nos brinda com fotos de prédios da Paraíba antiga.
Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

“Há seis ou sete mil anos o FORNO foi inventado nos montes Zagros do Irã, onde foi utilizado para fundição de cobre, metal valioso e nobre, no Oriente encontrado”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais