Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

HERVÁZIO BEZERRA PRETENDE MUDAR O SECULAR HINO DA PARAÍBA

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra (PSB), vem defendendo publicamente, a mudança do Hino Oficial do Estado da Paraíba, pois na sua visão ninguém conhece tal Hino e o mesmo não representa não representa as peculiaridades do povo paraibano. Ao justificar tal mudança que seria realizada após uma consulta popular, o mesmo esclareceu: “Se você chegar em qualquer momento da sociedade e pedir para um cidadão cantarolar um trecho do hino ninguém vai saber”, disse Hervázio afirmando também desconhecer por completo a letra do hino do estado. O Hino da Paraíba foi composto por Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo e musicado pelo grande Abdon Felinto Milanês, que além de engenheiro, foi membro da Comissão de Propaganda e Expansão Econômica do Brasil na Europa, e percorreu vários países, tendo vivido em Genebra, Suíça. Como administrador, foi diretor da então Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro (gestão de 1916–1923)1 , assim como diretor do lazareto da Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, cargo este que exerceu por poucos meses. Mesmo com toda essa atividade profissional Abdon Milanez foi ainda compositor, pianista e teatrólogo.

HERVÁZIO BEZERRA PRETENDE MUDAR O SECULAR HINO DA PARAÍBA II

Tal composição foi ouvida pela 1ª vez no dia 30 de junho de 1905, portanto já tem mais de um século, cuja letra fala do heroísmo de nossa gente e das nossas lutas. No início dos anos 60 foi criada uma comissão para regulamentar o Hino Oficial da Paraíba, tendo os maestros José Siqueira e Joaquim Pereira sido convidados para fazerem os arranjos do citado hino, tendo Siqueira feito os arranjos para piano e Joaquim Pereira para banda de música, sendo ambos recebidos em audiência no Palácio da Redenção, quando entregaram as partituras ao governador Pedro Gondim, fato documentado amplamente pela imprensa da época. O fato é que a música passa a ser conhecida das pessoas, pela mecânica da repetição, ou seja, de tanto se ouvir se aprende a melodia e letra e assim a mesma cai no agrado das pessoas. Como residi durante duas décadas no Estado de Rondônia, posso afirmar que até mesmo as crianças na mais tenra idade, sabem de cor e salteado a letra e a melodia do Hino Céus de Rondônia, pois diferente de nós, aquele hino é executado diariamente nos mais diversos locais daquele Estado. O problema do nosso hino é exatamente a falta de execução, pois em nenhuma solenidade ou mesmo na rede escolar estadual, jamais a bela composição foi executada. Com relação às musicas sugeridas por Hervázio Bezerra: ‘Meu sublime Torrão e Paraíba Jóia Rara, a primeira se refere especificamente a cidade de João Pessoa, cujo hino oficial também ninguém conhece também por absoluta falta de execução e outra é de autoria de Tom Oliveira e apesar de muito bonita, se trata de um forró. Que tal uma lei de autoria do próprio deputado Hervazio Bezerra, obrigando que as escolas executem pelo menos uma vez por semana o nosso hino e que nas solenidades oficiais também a sua execução seja obrigatória. Fica a sugestão também para os vereadores com relação ao Hino Oficial da cidade de João Pessoa.

EM MOMENTO DE CRISE CONGRESSO VOTA PELA CRIAÇÃO DE MAIS MUNICÍPIOS
Definitivamente os nossos parlamentares continuam fazendo ouvidos moucos ao que pensa a população brasileira, tanto que ignoram até mesmo o difícil momento que atravessa o nosso país, já que exatamente nesse momento de tantas dificuldades, eis que os senadores acabam de aprovar a criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios. Agora tal projeto de Lei Complementar segue para votação na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 437/2014 determina novos critérios para a criação de municípios, possibilitando a criação apenas com um número mínimo de habitantes, ou seja, tanto os novos municípios quanto os que irão perder habitantes devem ter, após a criação, população mínima de 20 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul, de 12 mil na região Nordeste e de 6 mil nas regiões Norte e Centro-Oeste.Além disso, as novas cidades não podem ficar em áreas de reserva indígena, de preservação ambiental ou pertencentes à União e autarquias.O relator na Câmara será o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro.

PSB PODE LANÇAR JOÃO AZEVEDO PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Primeiro se especulou os nomes de Estela Bezerra, bem como de Efraim Moraes Filho, mas agora o nome da vez é do Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Governo da Paraíba, João Azevedo Lins Filho, para disputar a prefeitura de João Pessoa, pelo PSB, nas eleições municipais de 2016. Seu nome cresceu muito depois que o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), muito ligado ao Governador Ricardo Coutinho, apontou o nome do auxiliar como o mais preparado para representar a legenda no próximo pleito na Capital. Muito diplomático, o deputado Barbosa não descartou a manutenção da aliança entre PT e PSB no próximo pleito em João Pessoa, mas já foi logo avisando, que no caso da candidatura da sua legenda, o mesmo apoiará o nome de João Azevedo.

RICARDO BARBOSA OU ESTELA BEZERRA PODEM DISPUTAR PREFETURA DE CABEDELO

Por falar em Ricardo Barbosa, há muito tempo considerando a falta de bons nomes para disputar a Prefeitura de Cabedelo se especula muitos nomes como candidatos, dentre outros o do deputado Ricardo Barbosa, fiel escudeiro do Governador Ricardo Coutinho. O mesmo esta semana reafirmou sua intenção de disputar a Prefeitura da Cidade Portuária nas eleições do próximo ano, mas já adiantou que de jeito nenhum irá enfrentar eventual disputa no seu partido o PSB, com colega de partido, a deputada Estela Bezerra, que também tem seu nome cotado para disputar o comando da cidade portuária. Como bom aliado, Ricardo Barbosa disse que vai aguardar o governador Ricardo Coutinho (PSB) retornar ao estado, para iniciar as discussões sobre a sucessão em Cabedelo, mas que não criará nenhum problema para a sua legenda e só será candidato se existir consenso. Tanto Ricardo Barbosa quanto Estela são páreos muitos duros para Leto Viana, que buscará a reeleição.

DEPUTADOS NÃO PRETENDEM MAIS SABATINAR RICARDO MARCELO

Depois que o ex-presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo (PEN), revelou que não pretende mais disputar nenhum mandato arrefeceu os ânimos dos parlamentares que queriam submeter o mesmo a uma sabatina, questionando a sua gestão naquela Casa de Leis, por várias legislaturas. A sabatina programada pela bancada governista na Assembleia Legislativa da Paraíba para “enquadrar” o ex-presidente da Casa, Ricardo Marcelo (PEN), não deve mais acontecer e, se ocorrer, será de forma informal. Em o líder da bancada governista na Casa, deputado Hervázio Bezerra (PSB), explicou que os questionamentos com relação à gestão anterior ainda existem, mas devem ser respondidos de forma espontânea. Bonito mesmo é se Ricardo Marcelo estiver blefando e no futuro – como gosta de fazer – surpreender a todos, disputando mais um mandato e novamente partindo para brigar pela presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Se tal acontecer, muita gente vai lamentar não ter ‘enquadrado’ o mesmo agora.

A REFORMA NA PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

Que passa pela Praça da Intendência já tem uma boa impressão da reforma que foi realizado ali no seu pavimento, no seu gradil, monumento central e principalmente no que diz respeito a sua parte de jardinagem que vem ficando muito bonita. Com tudo isso a Prefeitura tem que atentar para a questão da iluminação daquele logradouro, que pode se tornar um novo ponto de lazer noturno e local para aqueles que anteriormente caminhavam no entrono da Lagoa. Sem fugir as características daquele importante logradouro tem que se tirar aquelas horrorosas lâmpadas amarelas e colocar uma iluminação clara, que embeleze e traga mais claridade para aos freqüentadores, evitando que continue aquela área sendo ponto de moradia para viciados em drogas e também servindo para necessidades fisiológicas c até mesmo para a pratica de relações sexuais. Fica a dica para o prefeito Luciano Cartaxo e seus assessores.

PARTIDOS CRIAM UM BLOCO CONTRA A GESTÃO DE LUCIANO CARTAXO

Quando começa a se aproximar o pleito eleitoral, aqueles que aparentemente estavam quietos e até tirando algum proveito da gestão municipal, já começam a colocar as unhas de fora e até planejam uma bloco denominado de: Frente pelo Desenvolvimento de João Pessoa, que pretende – segundo seus idealizadores – além de discutir problemas da cidade, – apontar as fragilidades da gestão petistas. Os partidos que formarão tal Frente são PSDB, PMDB, PTB,PSC,PROS, PHs e PTC. Difícil será a população entender como os dirigentes de tais legendas irão fazer oposição a Luciano Cartaxo, com os seus vereadores apoiando a gestão e elogiando o prefeito quase diariamente, sendo o caso mais emblemático o do vereador tucano Marcos Antonio que é líder do prefeito na Casa de Napoleão Laureano. AO eleitor já engole muita coisa, mas essa vai ser difícil digerir.

VICE-PREFEITO NETINHO VAI RECEBER CERCA DE R$50 MIL DE SALÁRIOS

Por determinação da Justiça, o vice-prefeito de Santa Rita, Netinho de Várzea Nova, que há meses não recebe seu salário, ira receber todo atrasado num prazo de 48 horas. O fato é que o prefeito Reginaldo Pereira tirou Netinho da folha de pagamento e o mesmo teve que recorrer a Justiça e deve receber cerca de R4 50 mil. Aqui neste espaço apo falar sobre o verdadeiro triunvirato que vem governando a Paraíba nos últimos dias, escrevei que nos tempos modernos com a comunicação super fácil, podendo se contatar o governante em qualquer parte do mundo, a figura do vice só deveria se convocada em caso de grave enfermidade ou morte do titular e só nesses dois casos deveria receber salários, pois receber mensalmente sem a devida contrapartida de trabalho é realmente inexplicável.

PRENO DO TCE LIBERA CONSTRUÇÃO DO SHOPPING INTERMARES
O pleno do Tribunal de Contas do Estado revogou hoje pela manhã a liminar concedida pelo conselheiro Fernando Catão, liberando, assim, a construção do Shopping de Intermares. A construção fora suspensa por causa da liminar de Catão, que atendeu a uma ação interposta por uma ong de Campina Grande,. Ontem o TCE, de forma unânime, reconheceu a Marquise poderá tocar a obra. O que ninguém entendeu até agora é que danado tem a ver o conselheiro Fernando Catão com possíveis crimes ambientais e muito menos como o colegiado do TCE se debruça para avaliar e julgar uma coisa dessa totalmente fora de sua alçada.
DEPUTADO WELLINGTON ROBERTO UTILIZA DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA IRREGULAR

Informa o portal http://www.canaldootario.com.br/ que o deputado federal Wellington Roberto (PR/PB) está utilizando dinheiro público de maneira irregular. A conta já chega a quase R$ 190 mil. Segundo tal portal desde outubro de 2009, o citado parlamentar abastece os veículos de seu escritório parlamentar, em Campina Grande-PB, no Posto de Combustível Shopping Ltda-ME. O estabelecimento tem como sócios: José Edvan Roberto e Carla Germana L. B. Roberto, irmão e cunhada do deputado. Câmara Federal proíbe que seus deputados contratem empresas que pertençam a eles próprios, ou a seus parentes de até terceiro grau, com o dinheiro público da CEAP. O deputado revelou ao responsável pelo portal Lúcio Big no dia 16/07 que não houve prejuízo ao erário público e que não vê motivos para devolver esta quantia, exceto se a diretoria da casa assim determinar. Um caso semelhante se tornou conhecido em fevereiro desse ano. O deputado carioca Paulo Feijó, do mesmo partido do Wellington Roberto, abasteceu seus veículos no posto do genro. A OPS exigiu a devolução R$ 168.489,45 mil aos cofres públicos e o parlamentar atendeu. Atualmente está sendo descontado de seus recebimentos na Câmara Federal, o valor de R$ 3.744,21. Serão 45 parcelas no total.

JOSIVALDO FELIX DE OLIVEIRA FALA NO CORTE PROMOVIDO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Josivaldo Feliz da Silva é juiz de Direito e professor universitário, convivendo portanto o cotidiano e com as angustias das pessoas, principalmente das classes mais humildes do nosso país. Sempre antenado Josivaldo sempre se manifesta de forma inteligente e corajosa nas redes sociais sobre vários temas. Jossival Feliz a partir deste ponto: “Tristeza, angústia, frustração, raiva, decepção, foram os sentimentos que me acometeram hoje logo cedo ao ouvir no noticiário que o governo promoveu um corte de cerca de 100 bilhões de reais no orçamento da União. A revolta e raiva maior foi saber que os cortes atingem as verbas destinadas as creches e ao ensino fundamental, o de certo afastará milhares e milhares de crianças das escolas, o que torna o futuro delas incerto e sombrio o do país. Não sou economista, mas penso que bem melhor para a economia do país, sem sacrificar a alimentação e o estudo de nossas crianças, seria a redução de ministérios e o corte ser procedido nos cargos comissionados e nas verbas de comunicação. Agisse assim o governo estaria dando mostras de seu comprometimento com a ética e com a solução da grave situação porque passa o Brasil, e que foi criada pelo próprio governo petista.” Tem razão o nobre amigo, fica muito difícil entender que exatamente quando a nossa ‘mulher sapiens’ fala em Pátria Educadora, venha um inexplicável corte orçamentário exatamente nessa área. Ou ela Dilma Rousseff é uma excelente piadista, ou então perdeu o rumo e o prumo.
LOURDINHA LUNA – O FESTIVAL DE AREIA

Essa festa cultural criada,em 1975, no governo de IVAN BICHARA, por sugestão do SEC, TARCISIO BURITY, teve seus dias de apogeu. O 1º levou à Areia figuras da intelectualidade e das artes de outros Estados que Semeão Leal, num assomo de entusiasmo bradou: “Nem o de Ouro Preto é melhor e mais visitado”. Fatores adversos foram minando o entusiasmo pela exibição sociocultural, que foi se espaçando em sua apresentação até ser suspensa indefinidamente. Restaurada por Ricardo Coutinho,no inicio de sua gestão, este ano, em face de problemas fundamentais, como falta d”água e verba para auxiliar nos gastos indispensáveis, foi suspenso sine-die. Convidada para saudar o patrono das festividades – HORÁCIO DE ALMEIDA, guardei, com tristeza minha análise sobre o grande areense. Hoje leio no CP que o Prefeito Paulo Gomes, de Areia, pretende reeditá-lo, sem grandes aparatos, ante as dificuldades financeiras do município e espera o apoio do governador para seu intento.

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

“O ARADO há mais de oito mil anos foi criado para revolver o solo e adubar o roçado; a animal e trator; não existe agricultor que não empregue o arado.”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdgdopedromarinho.com e em quatro portais