Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CÁSSIO: ‘É COMO UM BANQUETE QUE O GOVERNO COMEU E BEBEU ATÉ O FIM DA FESTA E AGORA QUER QUE CONGRESSO LIMPE O SALÃO’

O senador Cássio Cunha Lima, tem sido uma pedra no sapato da presidente Dilma Rousseff, na sua cruzada pelo impeachment da mesma. Nas suas últimas declarações, repercutidas na Revista Istoé, que se encontra nas bancas, o tucano ao ser indagado se a oposição irá apoiar o projeto de repatriação de recursos não declarados para aumentar a receita do governo, foi logo dizendo: ‘Não iremos votar um projeto dessa envergadura sem um profundo debate, pois tal projeto pode servir aos interessados em lavar dinheiro sujo”. O governo calcula que aprovada tal lei, entrará no Brasil num prazo de 120 dias entre R$ 25 e R$70 bilhões. A esse respeito Cássio foi fulminante: ‘É como um banquete em que o governo comeu e bebeu até o fim da festa e agora quer que o Congresso limpe o salão’.

RICARDO BARBOSA REVELA QUE RICARDO COUTINHO DESEJA  NO FUTURO SER EQUIPARADO A JOÃO AGRIPINO

Não é segredo para ninguém que quando se fala de um grande governador do nosso Estado a Paraíba logo vem a lembrança de João Agripino, que governou o nosso Estado por apenas um mandato, mas o fez com tanta competência e seriedade que até hoje é lembrado e reverenciado pelos paraibanos, como o melhor gestor de todos os tempos.Esta semana o deputado Ricardo Barbosa que ocupou dois importantes cargos no primeiro mandato de RC e assim se tornou seu grande amigo, revelou que mesmo tendo ao seu alcance a conquista relativamente fácil de um dos dois mandatos de senador em 2018, ele Ricardo, nem se abala com essa possibilidade se for para engrandecer a sua gestão como governador, ele até abriria mão e cumpriria inteiramente o mandato. Como se sabe, Ricardo Barbosa surgiu na política pelas mãos do ex-senador Ronaldo Cunha Lima, mas no pleito passado entre Cássio e Ricardo o mesmo fez opção pelo segundo candidato.

RICARDO BARBOSA REVELA QUE RICARDO COUTINHO DESEJA NO FUTURO SER EQUIPARADO A JOÃO AGRIPINO II
Numa entrevista num programa da RCTV, provocado pelo jornalista Wellington Farias a falar sobre a diferença entre os dois, Ricardo Barbosa sempre ao seu estilo foi rápido: ‘A diferença é graúda no estilo de governar. Ricardo é diferente de toda classe política. E ainda para surpresa de todos, revelou que no passado, mais precisamente em 2011, sobre o estilo de RC, ouviu do próprio Cássio ‘Esse bicho duro, chato, desse jeito, mas está certo. Você não sabe quanto me angustia saber o tempo que perdi em Palácio, despachando com deputados sobre miudezas da política, como troca de diretores de escola e até policiais, coisa que Ricardo não admite” Na mesma entrevista disse Ricardo Barbosa que por conta dessa austeridade de RC, pelo fato de ter sido tão rigoroso nessa questão das nomeações ou da folha é que a Paraíba está fazendo a travessia hoje com dinheiro para pagar tudo rigorosamente em dia, fornecedores, salários e ainda ter recurso para investir. É por essas e outras, segundo Ricardo Barbosa, que ele RC quer no futuro como João Agripino, lembrado pelos paraibanos.

MAIS UMA CPI NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Na pauta desta semana na Assembleia Legislativa está a proposta de instalação da CPI do Telemarketing, que apura desserviço no trabalho destes operadores. A propositura é do deputado Hervázio Bezerra (PSB), líder da bancada governista na Casa. “Fui vítima. Isso deixa qualquer um irritado. Para se cancelar uma linha telefônica é um martírio”, destacou o parlamentar,Pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Paraíba, apenas três CPIs podem tramitar, simultaneamente, na Casa. Atualmente, apenas uma está em vigor: a CPI da Telefonia, de autoria do deputado João Gonçalves (PSD). A terceira CPI que aguarda instalação é CPI dos pardais, também de autoria de um deputado governista. Esta por sua vez foi proposta pelo deputado estadual Adriano Galdino (PSB), que é o presidente titular da Casa neste primeiro biênio. Os deputados da oposição alegam que essas três CPIS têm como objetivo evitar que seja instalada a CPI do Empreender.

NABOR DIZ QUE PODERÁ TER UMA TERCEIRA VIA DO PMDB NA CAPITAL
Apesar da disputa entre os deputado Manoel Junior e Gervásio Maia, ambos pretendendo disputar a Prefeitura de João Pessoa, o deputado Nabor Wanderley jogou um balde de água fria em ambos. Mesmo reconhecendo o fortalecimento do PMDB para as disputas municipais e entendendo que os deputados Manoel Junior e Gervásio Filho são fortes nomes, mas que uma terceira força pode surgir para disputar a prefeitura de João Pessoa.“Eu acho que o partido sairá fortalecido com esse debate. Tanto Manoel Junior como Gervasinho são grandes nomes, nomes fortes dentro do PMDB e também pode surgir uma terceira força para a disputa em João Pessoa”, afirmou Wanderley.O deputado disse que o PMDB irá ter candidatura própria em outras grandes cidades além da capital. “Estamos trabalhando, estamos fortalecendo o partido nos municípios. Em Patos temos o nome da prefeita Francisca Motta, em Campina temos Veneziano”. Já se fala na saída do vereador Fernando Milanez e até mesmo dos deputados Gervásio Maia e Trocolli Junior, pois ambos que exigem rodízio no Diretório do PMDB na capital.
CHARLINTON DESCARTA CANDIDATURA DE LUCÉLIO CARTAXO EM CABEDELO
O presidente estadual do PT na Paraíba, Charliton Machado, admitiu em entrevista essa semana, a existência de uma fragilidade da legenda, com perda de espaços, no âmbito do município de Cabedelo, mas descartou, pelo menos por enquanto, o nome do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo (PT), como candidato do grupo na cidade portuária para as eleições de 2016.“Lucélio é um bom nome, mas não acredito que ele será candidato a prefeito de Cabedelo, Ele é uma liderança ascendente, seria um bom nome para Cabedelo, mas eu acho que a importância maior dele é na eleição política de João Pessoa”,Ao que parece Charlinton tem razão nessa leitura que faz, pois ainda na semana passada co0rreu a noticia de que Lucélio Cartaxo deixaria o seu único elo com aquela cidade a direção das Docas, nomeado que foi por Ricardo Coutinho e que aconselhado pelos amigos resolveu esperar mais um pouco, para ver o rumo da aliança entre o seu partido o PT e o PSB de Ricardo Coutinho..

PREFEITURA ALEGA DOENÇA E DERRUBA ÁRVORES CENTENÁRIAS NA LAGOA
A Prefeitura da capital do nada fez questão de alardear pela imprensa, que vem derrubando umas árvores no Parque Solon de Lucena, em razão de doenças que afetaram as mesmas. Tal informação nesse momento em que a Prefeitura necessita alargar a via do anel externo da Lagoa soa como suspeita, pois não se tem certeza se efetivamente o motivo seria mesmo fungos em tais arvores, ou o desejo de cumprir a obra a todo custo. É preciso esclarecer que segundo levantamento realizado pelo Professor Lauro Pires Xavier, o conjunto arbóreo do Parque Solon de Lucena foi dividido, pelas suas especialidades botânicas, em árvores florestais, ornamentais e frutíferas; É bom Luciano Cartaxo ficar esperto, para não cometer o mesmo crime ambiental praticado recentemente na Praia do Cabo Branco, quando alegando que precisava eliminar os caramujos que ali proliferaram, usou máquinas da Prefeitura para arrancar a vegetação marinha. Um amigo da coluna até fez um comparativo e disse que se um dia eles precisarem eliminar carrapatos, vão optar em matar a vaca.
O PSF DO COSTA E SILVA CONTINUA MUITO RUIM
Aqui neste espaço já tratei sobre o descaso do PSF do Bairro Costa e Silva quando pessoalmente constatei que os três médicos ali lotados às 15 horas já haviam abandonado o expediente, Naquela oportunidade, ainda denunciei que o ar condicionado que serve a sala dos dentistas, se encontrava em pane, cujo defeito permanece até hoje, pois o responsável pela manutenção dos aparelhos se recusa a fazer o reparo, em razão de não receber por parte da Prefeitura. Esta semana a minha esposa foi deixar nossa secretaria do lar que reside ali nas proximidades de tal unidade de saúde e constatou diversas irregularidades, tendo inclusive fotografado o que viu ali de errado. A mesma alertada pela nossa funcionaria, ficou chocada com o descaso que viu ali, ou seja, muito lixo defronte unidade de saúde e resolveu parar, para tirar umas fotos, tendo verificado o mato muito crescido cobrindo os canteiros; um mau cheiro horrível na frente da unidade e nas laterais do prédio (tomou conhecimento que mora um casal que utiliza as laterais para fazer suas necessidades fisiológicas no chão e que também toma banho na frente da Unidade, na mangueira do jardim. Nessa visita a mesma também se deparou com uma porta da Unidade jogada ao chão.

O PSF DO COSTA E SILVA CONTINUA MUITO RUIM II

No outro dia, após ter tirado as fotos, a mesma notou que fizeram uma limpeza no mato e procurou saber de alguns funcionários se a Prefeitura Municipal de João Pessoa teria ido até lá. Ledo engano: Tomou conhecimento que quem removeu o mato e lixo da frente da daquela unidade foi um senhor, pago pela dentista, uma profissional identificada apenas como Doutora Vânia, que, não aguentando mais a podridão do local, contratou tal pessoa para que efetuasse a limpeza .A esposa também notou que ainda permanece uma oficina de bicicleta dentro do terreno da unidade, exatamente do lado onde se coloca o lixo hospitalar. A mesma saiu mais uma vez bem chocada com tudo que viu ali de irregular. Diante de fatos tão graves logo vêm as inevitáveis perguntas: É esta prefeitura que cuida de suas Unidades de Saúde. Cadê a Vigilância Sanitária? Cadê o Conselho de Medicina?

PREFEITURA ABANDONA A HISTÓRICA FONTE D’ÁGUA DA BICA

Estive no último sábado com um grupo de parentes, passeando pelo Parque Arruda Câmara, a nossa conhecida Bica, onde brinquei muito na minha infância e confesso que fiquei impressionado com o tratamento dos funcionários que ali trabalham, o bom aspecto dos animais todos bem cuidado, a alimentação servida aos mesmos, o grande aparato de guardas municipais que dão segurança e tranqüilidade aos que visitam aquele belo e bucólico espaço de nossa capital, bem como os monitores que explicam aos estudantes sobre o Parque e sobre seus animais. A única nota destoante é o total abandono a que foi relegada pela atual gestão, a histórica Fonte, cuja edificação se deu em 2 de março de 1782, quando a Provedoria da Fazenda autorizou a edificação de uma fonte no pequeno bosque de onde fluía o córrego.

PREFEITURA ABANDONA A HISTÓRICA FONTE D’ÁGUA DA BICA II
Em 1831, foram expandidos os limites do sítio, concretizando-se sua construção definitivamente em 1889. Apresenta uma área de 43 hectares que foi desapropriada pelo então prefeito Walfredo Guedes Perreira, em 1920-1924, e batizada com o nome do renomado botânico paraibano da cidade de Pombal, Manuel Arruda Câmara. Tal fonte foi tombada no ano de 1948 e no passado servia para abastecer com água a população do Bairro do Roger e de outras localidades e mais recente para as brincadeiras das crianças que adoravam tomar banho ali. O fato é que no inicio da gestão de Luciano Cartaxo, como havia o perigo da parede da fonte ruir, a mesma foi escorada com duas vigas, conforme demonstram a fotos e o local cercado e interditado até hoje, sem que a Prefeitura tenha adotado qualquer providencia para evitar que a bela e histórica edificação venha a ruir, em que pese se tratar de uma intervenção de custo muito baixo. Quem ver Luciano Cartaxo falar maravilhas de sua gestão, logo imagina quem seus assessores ‘vendem’ ao mesmos o que não existe, ou seja, escondem do gestor os muitos problemas existentes, muitos de fácil solução, o que desmoraliza e desacreditar o administrador perante a opinião pública.
OPERAÇÃO POLICIAL COM DATA E HORA DIVULGADAS PREVIAMENTE
Pode até parecer brincadeira, mas na ultima quinta-feira, assistia o jornal da TV Clube quando o âncora na maior naturalidade anunciou que iria começar naquela noite na nossa capital, uma operação policial para o combate as drogas e as armas. Oportunidade em que o mesmo disse os nomes da operação, dos bairros que iriam ser visitados, bem como o horário do inicio e termino de tal operação. Agora fica explicado porque os resultados de tais operações são tão pífios, ou seja, não se prende ninguém e se apreende tão poucas drogas e armas, que sequer justificam o consumo da gasolina usada para a movimentação e as horas extras dos policiais. Os bandidos agradecem a TV Clube, bem como a polícia por essa prévia comunicação e solicitam que informe também nas operações futuras..

ALBERGIO GOMES MEDEIROS FALAM NA SORTE DOS LARÁPIOS DO GOVERNO
Albergio – Quanto mais aprofundam as investigações e indiciados são ouvidos; ou réus; cada vez mais aumenta o rol de implicados e a soma vai ficando mais fabulosa; onde quantias saqueadas dos cofres públicos eram transportadas em cuecas; bolsos e até meias. Fiquei a pensar como esses caras; além de corruptos têm muita sorte; pois; a gente não pode sequer portar um relógio “xing ling” ou alguma quantia modesta sem ser molestado por algum marginal; já esses caras andavam com essas somas enormes e nunca foram alvos de “colegas”. É muita sorte né não? Nunca foram alvo de roubo ou furto por “colegas”. Pois é meu caro Albergio,como trabalhei na área combatendo bandidos, sei que existem regras entre eles os marginais, para não incomodarem os manos, ou seja, os ditos cujos se respeitam e não agem uns contra os outros e sim contra nós pacatos e honrados cidadãos, razão pela qual esses larápios engravatados guardam milhões em casa e não se tem noticia de que algum dia foram visitados pelos amigos do alheio. Pense nuns bandidos unidos.
AMÉRICO GOMES DE ALMEIDA – ESCREVE SOBRE OS GASTOS DO GOVERNO EM OUTROS PAÍSES

Os petistas podem repetir centenas de vezes o mantra de que os outros partidos também roubaram, os outros políticos são corruptos e ladrões. Mas tem uma coisa que não podem acusar os demais: O financiamento de infraestrutura nos outros países enquanto o Brasil com estradas esburacadas, falta de obras de mobilidade urbana. Os outros também não tem um ex-presidente traficando influência e patrocinando obras na África e América Latina apenas com o intuito de desviar dinheiro aqui e no além-mar. Espero que o Judiciário encontra uma forma de punir tantas irregularidades insanáveis.

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
“O invento do ESPELHO, utilizado hoje em dia, oito mil anos atrás, alguém nele já se via; de rocha obsidiana, de cobre em Badariana, desde o Egito e Turquia.” 

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais