Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O TRIUNVIRATO NO GOVERNO DA PARAÍBA

Aqui por nossas bandas acontece de tudo, até mesmo um governo em poucos dias, ser dividido por três pessoas. O governador Ricardo Coutinho necessitou se ausentar do Estado para participar de mais uma reunião de governadores e depois fazer um périplo pelo país, devendo ficar ausente do cargo até o dia 29 do corrente. A sua substituta natural seria a vice-governadora Lígia Feliciano, que logo pulou fora dizendo que iria fazer uma longa viagem a Ásia para tratar de assuntos particulares e, portanto, não poderia assumir o bastão. Diante deste atropelo, foi convocado o terceiro na linha de sucessão o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino , que foi logo argumentando que poderia assumir, mas só até a próxima terça-feira, pois também tem viagem programada para aquela data. O que fazer então? Ai alguém se lembrou de convocar o quarto na linha de sucessão, nada mais nada menos que o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que de bate pronto aceitou o encargo de dirigir os destinos da Paraíba de terça até sábado, quando então devolverá o bastão a Ricardo Coutinho, ou seja, a nossa Paraíba em pouco mais de dez dias teve à sua frente três governadores , um verdadeiro triunvirato. .

PARA QUE SERVE A FIGURA DO VICE?
Eu que já fui assessor palaciano, sempre observei que na ausência do governador, quem sempre resolveu tudo foi o Secretário Chefe Casa Civil, daí passei a questionar por que nos tempos atuais com a internet, vídeo conferencia, telefone e outros meios de rápida comunicação, qual seria a razão da existência da figura do vice, quando o titular poderia estando em qualquer parte do planeta resolver todos os assuntos que lhe fossem comunicados e que merecessem rápida solução? A coisa se agrava muito, quando se aciona o terceiro e até mesmo o quarto na sucessão, cujas pessoas não tem o mínimo conhecimento da maquina administrativa e dos graves problemas do Estado, tanto que os secretários sequer aceitam despachar com tais figuras, que na verdade servem mesmo tão somente para visitar obras em andamento, cortar fitas simbólicas de pequenas obras já concluídas e passar a tropa em revista.De tudo isso ainda fica um questionamento; Se o governador se licencia e no seu lugar assume uma outra pessoa, qual a validade que terá sua assinatura fora do seu Estado? E ainda mais uma indagação: terá valor legal a assinatura daquele que ficou aqui na interinidade? Acho que já passou da hora de acabar com tais sucessores, deixando apenas a figura do vice e sem salário, apenas para assumir no caso de morte ou impedimento real, ou seja, uma enfermidade do titular que o deixe hospitalizado e incomunicável, quando então o vice passaria a receber salário, pois é incabível que o sujeito apenas na condição de vice, sem nenhum trabalho diário receba salário dos minguados cofres públicos.

RC: ‘DOUTOR CÁSSIO NÃO TEM CONDIÇÕES DE FALAR SOBRE O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS’
A Paraíba vive e respira política 24 horas e tudo que se pratica logo se transforma numa disputa com várias discussões e agressões. Na quinta feira o governador Ricardo Coutinho ao ser informado que o senador Cássio Cunha l Lima teria tecido criticas a provável criação do Tribunal de Contas dos Municípios, nem pensou duas vezes e foi logo alfinetando “Eu acho que doutor Cássio é uma pessoa que não tem muita condição de falar sobre isso, porque para se opinar sobre determinada coisa é preciso ter coerência. Se você não tem coerência, fica difícil. Doutor Cássio tentou criar o Tribunal de Contas dos Municípios, atacou o Tribunal de Contas do Estado, em 2008. Eu acho que ele pode dizer se é contra ou a favor, agora isso não vai ser levado em conta, até mesmo porque o Tribunal de Contas dos Municípios será criado ou não em função do desenvolvimento dos trabalhos, não por conta de intimidação de ninguém”, disse. Ricardo Coutinho ainda aproveitou e disse que o debate não passará pelo TCE, mas pelos poderes Executivo e Legislativo. O danado é que confirmando a instalação dessa nova corte de contas, o governador RC ficará sem o seu principal mote, aquele que o mesmo repete a cada reajuste dos servidores: ‘Não existe recurso, inclusive pelos mesmos motivos não é possível nomear aqueles concursados’ que esperam há anos.
PRESIDENTE DO DIRETÓRIO DO PSB ADMITE CANDIDATURA NA CAPITAL
Mesmo sem querer falar muito sobre o assunto relativo ao pleito de, o presidente do diretório do PSB na Capital, Ronaldo Barbosa, acabou dando uma senha dos possíveis candidatos que podem figurar na cabeça de chapa caso o partido decida lançar candidatura própria em João Pessoa. O dirigente revelou que a legenda tem bons quadros, como Estela Bezerra, João Azevedo, deputados Ricardo Barbosa (PSB) e Hervázio Bezerra (PSB).

ESTELA BEZERRA FAZ CRITICAS A GESTÃO DE CARTAXO
Por falar em Estela Bezerra, a mesma aproveitou entrevista concedida ao jornalista Heron Cid na MaisTV e criticou o atraso nas obras do BRT em João Pessoa. Segundo a deputada, as obras já deviam ter iniciado, pois já contam com recursos assegurados desde 2011. Disse Estela que é preciso agilidade para que a cidade não corra o risco de perder os R$ 288 milhões conquistados para viabilizar a obra em João Pessoa. Ela disse se tratar do maior volume de recursos assegurados pelo gov erno federal para uma intervenção na história da cidade. Tal obra – segundo ela -, ira aliviar os transtornos causados diariamente pelo trânsito. “Minha expectativa é que as obras do BRT já tivessem iniciado, por que conquistamos os recursos em 2011, o projeto foi efetivado em 2012, e agora, se perdermos a verba, seria um impacto muito forte para cidade”,.Ainda ontem quem criticou o gestor Luciano Cartaxo foi o deputado Wilson Filho coordenador de nossa bancada federal que lamentou que tendo Luciano Cartaxo recebido recursos na ordem de R$ 1 bilhão para empregar na mobilidade urbana e pouca coisa tem feito pela cidade.

ANÍSIO MAIA CONSIDERA PREMATURA SE FALAR SOBRE O FIM DA ALIANÇA ENTRE O PT E PSB
O deputado Anísio Maia sempre muito falante e dos mais ligados ao prefeito Luciano Cartaxo, ao falar sobre eventual o fim da aliança entre o PSB e PT, tentou colocar panos quentes e ainda considerou prematura a discussão sobre sucessão eleitoral ao destacar a possibilidade de mudanças na conjuntura política. O mesmo achou natural que alguns socialistas defendam a candidatura própria do PSB a prefeito de João Pessoa nas eleições do próximo ano. O parlamentar considerou natural a defesa da direção da legenda pela postulação na Capital. Para ele Anísio Maia, não existe nada de novo, pois todo partido deseja o lançamento de maior numero de candidaturas possíveis.

  
PELA TERCEIRA VEZ O EMPRESÁRIO ROBERTO SANTIAGO NÃO COMPARECE A AUDIÊNCIA NA JUSTIÇA

O empresário Roberto Santiago, proprietário do Manaíra Shopping, não compareceu à audiência marcada para a tarde desta quinta-feira (16) no Fórum Crimina l de João Pessoa. Ele foi indiciado no artigo 50 da lei 9.605/98 que estabelece como crime a prática de destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preservação. Esta é a terceira audiência a que o empresário não comparece. As outras duas deveriam ter sido realizadas em abril e julho do ano passado.. Um singela perguntinha: Um instrumento denominado ‘Condução coercitiva’ deixou de existir?

A RODOVIA DO AEROPORTO FINALMENTE SERÁ ILUMINADA

Depois de anos na escuridão aquele trecho da rodovia, perto do viaduto da Via Leste, cuja escuridão chocava a todos, principalmente aqueles que nos visitam, finalmente parece que o problema vai ter fim. Em reunião na sede da Agencia Reguladora do Estado da Paraiba-ARPB, o prefeito Expedito Pereira concordou em incluir na conta de iluminação publica de Bayeux a rede elétrica da BR-230 que atravessa seu município, incluído o viaduto que dá acesso ao aeroporto Castro Pinto. Há mais de cinco anos que toda a rede implantada pelo DENIT quando da duplicação da BR está desligada por não se chegar a um entendimento de quem seria a responsabilidade de pagar o consumo. A ARPB, através do seu presidente Ramalho Leite convidou representantes do DENIT, da ENERGISA, do Ministério Público e da Prefeitura de João Pessoa, também interessada na área, já que se trata da entrada da capital, para juntamente com o prefeito de Bayeux, resolver o problema. Antes tarde do que nunca.

MAIS MUNICÍPIOS NA PARAÍBA

Num momento de grave crise em que os prefeitos vivem em Brasília de pires na mão na busca quase desesperada por recursos o Senado Federal aprovou a criação 200 municípios no território brasileiro, sendo dois deles no nosso Estado, ou seja, São José da Mata e Livramento. Aproveitando o embalo, já tem gente querendo transformar em cidade os Bairros de Mangabeira e Valentina além de distritos como Várzea Nova e outros espalhados pelo nosso território. Com essa liberalidade da lei, virão novos prefeitos novas câmaras de vereadores e novos quadros de funcionários, para assim atender cada uma dessas novas cidades.
MARCELA SITÔNIO SOBRE O TCM, ‘VAMOS BANCAR ESSA CONTA’
A jornalista Marcela Sitônio sempre usa as redes sociais e escreve com muita competência sobre os mais diversos temas. Marcela a partir deste ponto: ‘A polêmica sobre a instalação do Tribunal de Contas do Município voltou à tona. Esse rolo é antigo. Lembro quando a então deputada Iraê Lucena, que presidia a Frente Municipalista da Assembleia, trouxe para debater o assunto o Corregedor-geral do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, o conselheiro Helio Saul Mileski e o do deputado baiano Paulo Rangel (PT), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extinguia o TCM da Bahia, órgão que estava sub judice. Vai ser um cabide de emprego e nós, contribuintes, vamos bancar mais essa conta. ’ Minha cara Marcela, imaginei que Ricardo Coutinho, sendo um político da nova geração, estaria acima desse rame rame da nossa mesquinha atividade política,mas pelo visto me enganei, pois o mesmo ao que tudo indica não digeriu aquele batráquio, que foi aquela torta informação que o Tribunal de Contas repassou ao Tribunal Regional Eleitoral e agora como represália ele deseja tirar dinheiro e força daquela Corte de Contas, instalando o Tribunal de Contas dos Municípios, porém o fazendo com grave ofensa ao bolso de nós pobres contribuintes paraibanos. Pelo menos uma coisa positiva vai acontecer, ou seja, nunca mais o governador poderá alegar falta de recurso para contratar concursados que esperam há anos e muito menos alegar falta de dinheiro para os reajustes anual dos servidores.

ASSUSTA, AMEDRONTA, FAZ MEDO – LOURDINHA LUNA

A situação em que vive o Brasil, se enquadra nos dois verbos e no substantivo, acima citados. Enrubesce e envergonha quem tem sentimento. Nunca pensei que assistiria a cenas em que políticos serão réus e provavelmente presos. Permanecerão ao lado de empreiteiros confirmados, na sociedade, como uma classe de imagem voltada para o marketing cooperativo. No entanto fazem parte de um clã que não desejaríamos que exististe no Brasil. Um ex-presidente da República, por suspeita de fraude, ter sido devastado seu escritório e sua residência inflama coração de cera. Ver-se seus bens patrimoniais moveis colocados em nome de “laranjas” é delito difícil de aceitação. Eu que tenho nos jornais – Globonews e Bandnews – fontes de informação vou deixar de vê-los para sofrer menos!… Contudo, há uma esperança de que o avanço nos cofres públicos arrefeça e o pais siga outros caminhos. Porém os 85 bilhões que são desviados do povo todos os anos, não serão devolvidos. Mas se houver uma trégua na corrupção vale à pena a fiscalização imposta pelo rigoroso exame do LAVA-JATO e outros procedimentos… Deus proteja os que se empenhar em monitorar a espinhosa missão.

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

‘LATRINA, fossa ou privada, nomes tradicionais, espécies de sanitários de invenções orientais usados pelos humanos há seis ou oito mil anos, mas achamos que faz mais’

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais