Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

EM TEMPOS DE CRISE COMO FALAR NA CRIAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS

O governador Ricardo Coutinho é daqueles que não costuma engolir batráquios e logo dar a resposta a qualquer afronta que recebe. Vai demorar para que ele digira a errada informação que o TCE enviou ao Tribunal Eleitoral sobre as contratações de pessoal durante o último pleito. Ricardo Coutinho além de não nomear o novo conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado, mesmo estando de posse da lista tríplice há pelo três meses, chega a informação de que o mesmo aproveitando uma lei aprovada ainda na gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima, pretende instalar o Tribunal de Contas dos Municípios, diminuindo sobremaneira o pode e influencia do Tribunal de Contas do Estado. Se tal acontecer o governador RC cometerá grave incoerência, pois o mesmo vive falando em dificuldades para conceder reajuste aos atuais servidores e até mesmo para nomear aqueles aprovados em concurso e ai como irá explicar novas despesas com esse totalmente dispensável órgão?

CÁSSIO ESNOBA ALIANÇA COM PT E RECEBE O TROCO
Por falar em vingança, na semana que passou o prefeito Luciano Cartaxo, focado na sua reeleição a qualquer preço, se manifestou publicamente que topava alianças com o PMDB, rejeitado no pleito passado pela sua legenda o PT, como também aceitaria uma aliança com o PSDB, mesmo sendo essas duas agremiações PT e PSDB totalmente antagônicas em todo o nosso país, cuja relação que piorou muito depois do pedido por parte dos tucanos de impeachment de Dilma Rousseff. De bate pronto o senador Cássio Cunha Lima descartou tal aliança e falou que as legendas eram incompatíveis e que jamais poderiam caminhar juntas. Foi o bastante dois dias depois o presidente do PT na Paraíba, Charlinton Machado protocolar pedido ao Ministério Público Federal, autor de investigação e de ação criminal contra o atual senador Cássio Cunha Lima – líder do PSDB, para que provoque a Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, no sentido de dar celeridade ao processo denominado de Concorde, ainda das eleições de 2006, para indicar substituto do juiz federal Sérgio Moro, o mesmo da Lava Jato, que há meses está com o processo e não da prosseguimento. Esse pessoal é bem vingativo hein, contrariados já colocam as unhas de fora.

A RESPOSTA DE RENATO MARTINS AO PT

Por falar em Charliton Machado o mesmo na semana passada andou falando que esperava reciprocidade por parte de Ricardo Coutinho em 2016, tendo em vista que o PT deu grande contribuição para a reeleição dele RC, que não vivia um grande momento e se encontrava um tanto quanto isolado, enfrentando um concorrente de peso que era Cássio Cunha Lima. Ontem, quem sabe orientado por alguém, o vereador socialista Ricardo Martins de bate pronto respondeu dizendo que o PSB deu muito mais do que recebeu, pois segundo ele Renato Martins, eles os socialistas botaram um desconhecido do povo na chapa (Lucélio Cartaxo), votaram nele, se empenharam e colocaram ele na final como segundo colocado, quando poderíamos perfeitamente ter apoiado José Maranhão. Ao final arrematou o socialista: ‘O PT só não terminou a eleição totalmente isolado no processo graças do PSB.”

ROMERO RODRIGUES NÃO TEM COMO PAGAR METADE DO 13º

Por falar em crise, o prefeito Romero Rodrigues deu uma péssima notícia aos funcionários da Prefeitura de Campina Grande: Eles não vão ter o direito a metade do décimo terceiro salário. A explicação para a não liberação do dinheiro seria a queda no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em sendo assim fica claro que nessa batida em que o País caminha, se pode deduzir que no final do corrente ano Romero também não terá recursos para saldar na totalidade o 13% dos trabalhadores, que no final das contas é sempre quem pelos desmandos dos gestores.
JOÃO PESSOA NA COPA MUNDIAL DE ROBÓTICA

Sete alunos da rede municipal de Ensino de João Pessoa, estarão na Copa do Mundo de Robótica, a Roboculp em Hefei na China ainda este ano. Por uma questão de justiça, é preciso lembrar que o ex-prefeito Ricardo Coutinho foi o responsável pela aquisição e distribuição nas escolas de tais laboratórios de robóticas, que geraram todo esse conhecimento e aprendizado dos nossos alunos.

SUPLENTES QUEREM RETORNAR A ASSEMBLEIA

Dizem que aqueles que sentam nas confortáveis cadeiras da Assembleias e pisam nos seus fofos tapetes, não querem mais deixar tais mordomias. Tal prazer parece que é mesmo verdadeiro tanto que após um período de quatro meses de mandato, o primeiro suplente da coligação PSDB/PEN, Antônio Mineral (PSDB) e o segundo, Jullys Roberto (PEN), deixaram a Assembleia essa semana para dar lugar aos titulares de mandato, mas já se articulam, nos bastidores, para retornar à Casa o mais breve possível. Em entrevista a imprensa, Jullys disse que já está conversando com alguns colegas no sentido de ocorrer um rodízio de licenças a fim de beneficiar tanto ele, quanto o primeiro suplente Antônio Mineral. Seria bom saber quem são os médicos que concedem tais licenças, tendo em vista que causa danos ao nosso erário já que tanto o licenciado quanto o suplente recebem os gordos salários. Com certeza aqui não acontece, mas dizem até que em alguns parlamentos, o licenciado fica percebendo muito mais, pois ganha o seu integral e ainda pega 50% do suplente que topa qualquer acerto para se transformar em deputado.

RICARDO MARCELO E O OCASO

O deputado estadual Ricardo Marcelo (sem partido), ex-presidente da Assembleia Legislativa, revelou nesta terça-feira (14) que sairá da política após concluir seu mandato em 2018. Ele alegou que irá se dedicar à família e às empresas e revelou: “Eu não vou disputar mais nenhum mandato. Esse é meu último mandato. Agora, eu vou cuidar das minhas empresas. Estou cansado e fiz o que podia ser feito, não posso forçar a natureza, a minha idade está avançada, eu tenho que cuidar da minha família e dos meus netos. Num passado recente Ricardo Marcelo que presidiu o nosso Parlamento por diversas vezes e era bastante poderoso, tendo assumido no Estado a presidência do PEN, para onde levou quase dez deputados, até pensava em ser candidato ao Senado. Com a perda da reeleição no inicio do ano, percebendo que os tempos mudaram e que todo aquele poder desapareceu, o mesmo entrou de licença e agora bem escanteado entre os seus colegas parlamentares, que inclusive querem questionar a sua gestão, principalmente o processo em que buscava a sua reeleição, Ricardo percebendo a fragilidade de sua atual situação, já fala em enrolar a bandeira e desistir da vida política. É verdadeiramente o ocaso.

ROMEU LEMOS FALA DA INVASÃO DOS TAXISTAS E DA FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Romeu Lemos mais uma vez se pronunciou nas redes sociais a e até fotografou mais uma irregularidade na nossa cidade e desta feita com relação a abusos praticados por alguns taxistas, Romeu Lemos a partir deste ponto: ‘Taxistas tomam conta dos lugares dos clientes, mas nós não podemos estacionar nas áreas deles. Este flagrante foi ontem 13/07 em frente ao Supermercado Manaíra na João Câncio. Denunciei à SEMOB. É um absurdo. Os taxistas tomam espaços à beira mar, em frente a hotéis, restaurantes, shoppings etc. Lugar que seria dos clientes que mantêm o comercio e o ganho deles. Cidades organizadas e que tem administração municipal de verdade, taxi fica nas ruas laterais ou em seus pontos nas praças, como é o caso de Gramado – RS. Atenção gente. Não sou mais filiado a qualquer partido. Portanto, não almejo ser candidato a nada. Apenas atuo como cidadão que quer ver esta cidade brilhando com uma população e visitantes satisfeitos.’ Pois é Romeu, nossa cidade com esse gestor benevolente que temos, vai pouco a pouco se tornando um caos, seja com a invasão dos logradouros públicos, seja por falta de fiscalização no trânsito, pois hoje é raro se ver um guarda da Semob nas nossas ruas. Penso que tem na Prefeitura boicotando Cartaxo, que deveria ficar mais esperto, pois 2016 vem ai e aqueles que amam a nossa cidade vão querer dar o troco.

A MENTIROSA PUBLICIDADE DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Quem ver e escuta a publicidade da Prefeitura de João Pessoa, acredita que a nossa capital vai de vento em popa e que tudo funciona as mil maravilhas. Mas na pratica não é bem assim. Só para ficar em duas obras cantadas e decantadas nessa referida publicidade, este aprendiz de digitador fez questão de visitar ontem pela manhã duas delas e para minha surpresa o tal viaduto na Rua Geraldo Mariz é uma enganação, pois ali só existem tapumes, umas amarrações em ferro e apenas um único homem que naturalmente cuida da vigilância, conforme fotos em meu poder. Ouvidos os moradores da área se mostraram revoltados, pois aqueles tapumes só têm servido para atrapalhar a vida dos mesmos. Ao descer para a Avenida José Américo de Almeida chamada indevidamente chamada de Beira-Rio, até mesmo pela prefeitura, o que se observa depois de meses de trabalho é uma estruturas em cimento armando e na horizontal, tudo indicando que é para suportar o pavimento, ligando aquela Avenida a Avenida Epitácio Pessoa, muito pouco para tantos meses de trabalho e aparentemente não vai resolver absolutamente nada com relação a invasão das águas do Rio Jaguaribe a cada inverno, pois tal estrutura se encontra no mesmo nível da atual via.

A MENTIROSA PUBLICIDADE DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA II

Falando em mobilidade urbana, a propósito, durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, o deputado Wilson Filho que é o líder de nossa bancada, alertou sobre a falta de planejamento e de projetos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na área de mobilidade urbana. Wilson também cobrou a elaboração do Plano de Mobilidade e lembrou que nada foi feito, mesmo com a liberação de R$ 1 bilhão repassado pelo Governo Federal à gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT). Tem razão o deputado com intervenções pontuais se melhora um determinado trecho, porém mais adiante o transito piora muito com o aparecimento de outros engarrafamentos. Eu gostaria muito de morar na cidade que a Prefeitura mostra nas suas publicidades
DINHEIRO NA CUECA! – VIRGOLINO ALENCAR

Fiz esses versinhos, abaixo reproduzidos, lá na época em que o assessor do deputado José Guimarães foi flagrado com o dinheiro na cueca. como o ilustre cuequeiro é o grande líder do governo na câmara e está em evidência com a cara de “Zé Cueca”, é bom sempre repetir: ‘Dinheiro na cueca, já vi muita coisa estranha…homem sem saco, mulher careca,cavalo com chifre na testa,macaco jogando peteca…porém nunca tinha visto,guardar dinheiro em cueca.’

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

“No período neolítico houve indícios de TECIDO de lã, de seda, algodão, e antes desse ideal, em folha de vegetal… o homem era vestido” 

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais