Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

AFINAL, QUANTAS APOSENTADORIAS RECEBE JOSÉ MARANHÃO?

Esta semana a assessoria do senador José Maranhão, soltou um release informando que ele teria devolvido a Câmara Federal, a aposentadoria de deputado federal, para assim não acumular com o que percebe como senador. Com tal informação logo vem as inevitáveis perguntas: Como José Maranhão governou a Paraíba em três oportunidades, com certeza recebe uma polpuda aposentadoria como governador e estaria ele recebendo até então cumulativamente como deputado? Se positivo caiu no mesmo erro do senador Cássio Cunha Lima, que estava recebendo como ex-governador e senador, sendo tal fato bastante explorado no pleito passado. Outra pergunta diz respeito ao fato de o mandato de José Maranhão como senador, ter se iniciado em janeiro passado e por que só agora o mesmo veio devolver o salário de deputado federal? Com a palavra a sua assessoria.

MILANEZ: ‘SOMENTE UM MILAGRE PARA QUE MANOEL JUNIOR SEJA CANDIATO EM 2016 PELO PMDB’

Aqui neste espaço tratamos sobre eventual candidatura do peemedebista Manoel Junior ano próximo ano a Prefeitura de João Pessoa e registramos que no PMDB ninguém consegue se lançar candidato majoritário, salvo com a devida licença do seu cacique maior José Maranhão, que, aliás, nos últimos anos, foi o único que saiu candidato a prefeito pela legenda. Confirmando o que aqui foi escrito o vereador de João Pessoa, Fernando Milanez, um peemedebista histórico com mais de 20 anos filiado ao partido e que inclusive aborrecido com o partido, deve deixar logo tal legenda, fez um desabafo com os rumos que o partido tem tomado nos últimos anos. Milanez disse que somente um milagre pode garantir a candidatura do deputado federal Manoel Júnior a prefeito de João Pessoa no próximo ano pelo PMDB e declarou que as reuniões e convenções do partido são verdadeiras farsas. Ainda no seu desabafo Milanez também confirmou o que este aprendiz de digitador tinha escrito aqui, que a presença de Manoel Junior na Convenção do PSDB era um sinal claro que o mesmo na impossibilidade de sair candidato pelo PMDB vai rapidamente criar bico e pena e se tornar o mais novo tucano da praça.

GOVERNO DA PARAÍBA VAI RECEBER PRÊMIO NACIONAL

Ainda na sua primeira gestão o Governador Ricardo Coutinho criou o projeto denominado Cidade Madura, ou seja, condomínios residências destinados a idosos, cuja idéia foi copiada em outros estados da Federação, inclusive elogiada pela presidente Dilma Roussef, que prometeu que iria adotá-lo no âmbito da União. Agora chega a informação de que o Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), receberá o Prêmio Selo de Mérito 2015, no início de julho, na cidade de Campinas-SP, conquistado com os projetos Energia Solar Fotovoltaica e Cidade Madura, que venceram nas categorias “Projetos de Impacto Regional” e “Projetos Focados no Atendimento de Grupos Específicos”, respectivamente. A Paraíba concorreu com mais de 20 projetos inscritos de todas as regiões do país. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), tendo como objetivo promover, estimular e divulgar os projetos relevantes dos Estados e Municípios no âmbito da habitação de interesse social, entre outros objetivos.

RAONI DIZ QUE O PREFEITO CARTAXO ENGANOU A POPULAÇÃO COM RELAÇÃO À LAGOA

O sempre atento vereador Raoni Mendes acusou a Prefeitura de João Pessoa de enganar a população quanto ao projeto de reforma da Lagoa. Em sua opinião o governo mente e a obra não avança. No mesmo sentido o vereador Lucas de Brito vem cobrando explicações da Prefeitura em razão do alto custo daquela obra, já que a Prefeitura informou ter tirado da Lagoa dez mil caminhões de areia, ou seja, se a capacidade média de um caminhão caçamba é de 20 ton.200.000 ton. ÷ 20 ton.: 10.000 caminhões. Será possível? Assim com tanta terra, João Pessoa bem que poderia ter uma montanha mais alta do que o Monte Everest e assim se tornar conhecida no mundo inteiro. Só espero que tais cálculos não estejam sendo repetidos na contagem das toneladas de lixo retiradas de nossas ruas.

LUCAS DE BRITO QUER SABER SE EXISTE PERSEGUIÇÃO DA PREFEITURA CONTRA OS COMERCIANTES DA LAGOA

Por falar em Lucas de Brito, o plenário da Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, nesta terça-feira (16), um pedido de informação do vereador Lucas de Brito (DEM) visando saber a situação dos 42 proprietários de quiosques no Parque Solon de Lucena, após as obras de reforma da área. Esta semana, os comerciantes foram surpreendidos com multas aplicadas pela gestão municipal após a realização de uma fiscalização. A Associação do Parque Solon de Lucena reclama que a atitude da gestão seria uma retaliação após críticas feitas pelos comerciantes que reclamaram de não terem sido consultados sobre a reforma realizada no local pela Prefeitura de João Pessoa. Segundo a entidade, as multas chegaram a quase R$ 10 mil referente a uma licença ambiental que nunca teria sido exigida pela administração. Em sendo verdadeira a informação desses comerciantes, é bom que o prefeito Luciano Cartaxo chame o feito a ordem, pois de repente algum assessor da Sedurb querendo agradar sua excelência, pode quem sabe estar passando os pés pelas mãos.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É APROVADO NA CÃMARA EM 37 SEGUNDOS

O vereador Renato Martins, fez através das redes sociais, uma grave denúncia com relação ao tratamento que foi dado na Câmara Municipal com relação ao Plano Municipal de Educação, que foi aprovado sem nenhuma discussão em apenas 37 segundos. O edil assim se manifestou: ‘…de forma extraordinariamente esquisita o Plano Municipal de Educação foi aprovado sem debate nenhum em 37 segundos. Repito, sem nenhuma fala. Exceto a minha de protesto. Após a “votação” pedi para registrar minha abstenção. Não li o plano (acho q ninguém leu) a sociedade civil, educadores e câmara ficou pequena neste “modus operandi” que o poder executivo operou na câmara. Junto com ela a democracia esvai – se sem resultados e sem funcionalidade’. Pois é vereador Renato Martins, a nossa Câmara se encontra de cócoras com relação ao Chefe do Executivo Municipal.

PSB QUER APONTAR VICE DE CARTAXO

O PSB convocou nada mais nada menos do Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito para uma missão das mais importantes, sondar junto ao irmão e dirigentes do no PT, se o PSB poderá indicar o vice de Cartaxo no pleito do próximo ano. Os girassóis imaginam que se reeleito Luciano Cartaxo terá que se desincompatibilizar para disputar o Governo do Estado e assim os Girassóis retomariam o comando da mais importante cidade do Estado. Caso negativo, não tem conversa os socialistas irão para a disputa com candidatura própria.

CAMILA TOSCANO, PENSANDO QUE ESTAVA EM OFF FALA MAL DOS COLEGAS DEPUTADOS
Entrevistada no Programa Hora do Rush na Rádio Sanhauá, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) fez um comentário em off, ratificando um comentário do radialista Maurilio Batista que disse: “Olha deputada. a bancada de oposição está na minoria não pela vontade do povo e sim por causa de alguns que não deveriam estar nem na política!”, tendo Camila inocentemente confirmado: “Realmente!”, O comentário de Maurilio dizia respeito aos deputados que foram eleitos pela oposição e que decidiram aderir a bancada de sustentação do governador Ricardo Coutinho (PSB), a exemplo dos deputados Branco Mendes (PEN), Edmilson Soares (PEN), Trocolli Júnior (PMDB) e Caio Roberto (PR) Literalmente Camila depois dessa ficou num verdadeira saia justa.

REGINALDO PEREIRA MUDA SECRETÁRIO DE SAÚDE PELA OITAVA VEZ
Os secretários de Comunicação, Carlos Ferreira da Nóbrega, e da Saúde, Demócrito Medeiros, foram afastados de suas funções na Prefeitura Municipal de Santa Rita. A informação foi confirmada pela assessoria do prefeito Reginaldo Pereira. Para a pasta da Comunicação, foi designado para assumir interinamente o atual chefe de gabinete do município e promotor aposentado, Manoel Henrique Serejo da Silva. O substituto definitivo para a pasta de Saúde deverá ser anunciado nas próximas horas pelo prefeito. Ainda na metade do seu mandato, Reginaldo Pereira já trocou oito vezes o secretário de Saúde que é com certeza uma das mais importantes pastas de qualquer gestão o que com certeza leva muito prejuízo e transtorno para a população, já que traz solução de continuidade nos serviços. Reginaldo com tantas mudanças logo estará no Livro dos recordes.
MARCELA SITÔNIO FALA DA DEPENDÊNCIA DOS PODERES COM RELAÇÃO AO EXECUTIVO
Acho que minha mãe não tem muita compreensão do movimento feminista, ela é de uma geração de mulheres subservientes aos homens, mas sempre entendeu e nos ensinou que não existe INDEPENDÊNCIA ou AUTONOMIA quando estamos “penduradas” no bolso de alguém. É assim que vejo os poderes, pedindo “esmolas” ao Executivo. Presidente Marcela muito boa sua analise. Tem uma certa senhora por aqui, que mesmo sendo uma profissional com graduação superior, arrumou um casamento com uma autoridade e passou a viver as custas do mesmo – e bota custas nisso – porém tentando demonstrar uma independência de araque, vivia nas redes sociais arrotando liberdade com relação ao marido e criticando todo mundo. Ver se tem cabimento. Com relação aos poderes, pendurados no Executivo, considerei perfeita essa sua explicação, pois vivem com o chapéu na mão pedindo dinheiro aquele que o detém no caso o Executivo E que recolhe os nossos impostos.

CLÉVENIS MARANHÃO SARMENTO – FALA DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E DO DESARMAMENTO

‘Quem é contra a redução da maioridade penal se apóia no argumento de que a redução não irá diminuir a criminalidade, o que é pura presunção, já que diz respeito a fatos futuros e não leva em consideração a dívida de justiça com as vítimas e suas famílias, nem a necessidade de proteger os cidadãos deixando essa vagabundagem na tranca dura. Por outro lado, o famigerado Estatuto do Desarmamento, com 12 anos de existência, indubitavelmente falhou de maneira vergonhosa na redução da criminalidade, sendo bem coerente dizer até que induziu no seu agravamento, pois deu ao bandido a certeza de que suas vítimas estão indefesas. Se esses esquerdopatas tivessem o mínimo de coerência e honestidade, seriam os primeiros a defender a revogação dessa aberração legislativa, já que não serviu para o fim a que se propôs’. Pois é Clévenis no entendimento desse povo, nós vamos então agir diferente de todos os países do mundo, permitindo que uma pessoas saiam por ai matando, estuprando, queimando pessoas vivas, traficando drogas e todas as modalidades de crimes, mesmo tendo esses jovens hoje, todas as informações possíveis e imagináveis. Permitam o termo- o povo que se lasque e enfrente a sanha dos assassinos, enquanto uns poucos continuam romantizando a ação desses marginais juvenis, quem sabe até um dia que eles os românticos, tenham um ente seu tirado do seu convívio por um celular ou um tênis. Morei na Amazônia e até mesmo nas tribos indígenas os menores tem direitos e deveres e são sempre rigorosamente punidos quando agem fora das normas impostas. Esses discursos de gabinete são muito bonitos, mas vêm no sentido contrário ao que pensa – pelo menos 90% da população brasileira.

PENSAMENTO:

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
“A invenção do TIJOLO aconteceu na Turquia, na região de Anatólia, numa espécie de olaria, há dez mil anos atrás por meios artesanais, pra se fazer moradia.”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais