Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

PREFIRO CADEIAS LOTADAS DE MARGINAIS, A CEMITÉRIOS CHEIOS DE INOCENTES”, DIZ EFRAIM SOBRE REDUÇÃO DA MAIORIDADE

Após anos engavetada, a matéria que versa sobre a redução da maioridade penal enfim deve ser apreciada no plenário da Câmara dos Deputados. O tema, no entanto, é polêmico, com alas contrárias e a favor ao seu teor. O deputado federal paraibano, Efraim Filho (DEM), que é um dos 27 integrantes da Comissão Especial que debate a matéria, por exemplo, defende “tolerância zero” para os menores que praticarem crimes. Para ele, é preferível ver os presídios lotados de marginais a cemitérios cheios de inocentes, vítimas da impunidade. Efraim Filho ainda relativamente jovem e estando no seu segundo mandato como deputado tem se firmado na Câmara Federal, pois tem idéias próprias e não é daqueles ‘Maria vai com as outras’. Ele crer e aposta até o fim nas suas idéias, que é hoje, diga-se de passagem, o desejo de pelo menos 90% da população brasileira. A frase do parlamentar que abre esta matéria é emblemática e traduz o pensamento de todos nós, que não agüenta mais a sanha desses delinqüentes mirins.
DEMOCRATAS NÃO IRÃO APOIAR CARTAXO EM 2016

Por falar em Efraim Filho, os Democratas na Paraíba, comandado por ele mesmo, já deixou claro que não irá apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PT) em João Pessoa e agora aproveitou também para anunciar que não seguirá ao lado do PSB, caso o partido do governador Ricardo Coutinho decida marchar junto com o Partido dos Trabalhadores no próximo pleito municipal, pelo menos na Capital do Estado. A garantia foi dada pelo deputado federal Efraim Filho (DEM), que inclusive deixou claro que o DEM poderá lançar candidatura própria ou até mesmo se aliar a outra agremiação caso PT e PSB decidam por uma aliança em João Pessoa. A candidatura da legenda seria ele mesmo Efraim Filho. Para justificar um possível desembarque da antiga aliança, Efraim Filho argumentou que a tendência é manter a aliança que deu certo em 2010, 2012, 2014 e que valerá também 2016, desde que o PSB não apoie o PT, pois eles os Democratas em razão das criticas e a aposição ferrenha que fazem a gestão da Presidente Dilma Roussef, não haveria clima para que eles Democratas, subissem no mesmo palanque com o PT em 2016, pois seria uma brutal incoerência.

BOSQUINHO DIZ QUE OS DEMOCRATAS NÃO VAI BRINCAR DE LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO

Informado através da imprensa que o deputado federal Efraim Filho estaria cogitando lançar a sua candidatura em 2016 para prefeito de João Pessoa, o vereador Bosquinho que é presidente do diretório dos Democratas na capital e faz parte da base de apoio da Luciano Cartaxo, nem pestanejou e foi logo expondo a sua opinião: ‘Não podemos ficar brincando de lançar candidatura, apenas para amanhã ou depois retirar. Sabemos que às vésperas das eleições vários partidos lançam para lá na frente retirarem’, Além disso, Bosquinho afirmou que o deputado federal não é garantido como nome principal do partido. “O nome de Efraim precisa passar por pesquisa, e a população aprovando e o partido discutindo, aí podemos considerar”, explicou. Pois é, Efraim teria que combinar com o eleitorado pessoense.

NONATO NÃO CRER EM FUSÃO DO PPS COM O PSB E NEGA APROXIMAÇÃO COM RC
Surgiu a especulação que com a eventual fusão do PSB com o PPS o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, principal líder do PPS no nosso Estado, já estaria nos bastidores conversando com o governador Ricardo Coutinho, para assim voltarem a caminhar juntos como era no passado. Ao saber de tais especulações Nonato Bandeira rapidamente informou que atualmente vive apenas observando o caminhar da carruagem, esperando o desenrolar dos acordos políticos aqui e nacionalmente e negou que estivesse tentando reaproximação com o governador Ricardo Coutinho. Ele considera normal os avanços e recuos nos debates de fusão do PPS com o PSB, mas acha que antes da Reforma Política mas é cedo qualquer prognostico.- É preciso aguardar o que será construído a partir da aprovação da Reforma Política em discussão no Congresso Nacional, por isso os entendimentos naturais entre as cúpulas dos dois partidos são insuficientes em termos de definição de futuro.
.

CÂMARA INVESTIGA DENÚNCIAS NA SAÚDE DE JP; FULGÊNCIO NÃO TEME

Após receber denúncias dos vereadores de oposição da Câmara Municipal de João Pessoa, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados irá investigar denúncias de falta de medicamentos, equipamentos e profissionais nos hospitais municipais, PSF’s e UPA’s de João Pessoa. A inspeção deve acontecer nos próximos dias. A garantia da investigação foi dada pelo presidente da Comissão, Antônio Brito (PTB-BA), ao deputado federal paraibano, Wilson Filho (PTB), que levou para Câmara as denúncias, feitas pelos vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP): Raoni Mendes (PDT), Renato Martins (PSB) e Lucas de Brito (DEM).Tais denúncias parecem que não abalaram a gestão municipal, pelo menos com relação ao secretário de Articulação Política da Capital, Adalberto Fulgêncio, que disse desconhecer “quaisquer notícias sobre denúncias na saúde municipal”. “Todavia estamos à disposição dos órgãos de controle. Como sempre”, completou e que irá provar que as denúncias não são verdadeiras. Ah bom.

MORADORES JOGAM LIXO NOS CANAIS DO BESSA

Pode até parecer brincadeira, que pessoas esclarecidas que residem no Bairro do Bessa joguem lixos orgânicos e ate mesmo descartem moveis no leito dos canais do Rio Jaguaribe, que cortam aquele bairro, sendo os canais e as áreas em seu entorno de preservação ambiental, inclusive destinada a criação do Parque Municipal Parahyba , que mesmo autorizado em Reunião Plenária da Prefeitura, não saiu do papel nesta gestão, conforme esperam os moradores do Bessa e Jardim Oceania. A bem da verdade, ainda no início da sua gestão, Luciano Cartaxo determinou que os dois canais fosse inteiramente limpos, mas por falta de fiscalização e com a inexplicável retiradas das placas que ajudavam a inibir os sujismundo e vândalos, a área vem sendo diariamente degradada, inclusive por construtoras, que na calada da noite despejam ali restos de construção. Verdadeiramente o caos.
ARLINDO CORRÊA FALA DA INTERVENÇÃO NA LAGOA E DA RETIRADA DA PLACA DA OBRA

A placa não existe mais, arrancada que foi por funcionários da Prefeitura Municipal de João Pessoa, como tantas outras que indicavam o início e o término das obras. Nada em homenagem ao princípio da transparência é usual na PMJP! Registrei, prevendo que isso aconteceria! As obras do Parque Solon de Lucena não andam e um dos cartões postais de João Pessoa encontra-se destruído. O prazo inicial para a conclusão das já escoou há muito tempo! Pois é caro Arlindo Corrêa, alem de arvores ele o prefeito vem se especializando em derrubar e sumir como as placas. Sumiu com a placa do Projeto Moradouro e o mais grave todas as placas do Parque Parahyba certamente com vergonha de não ter feito nada ali. O grave de tudo é que sem as placas agora que a sujeira e o desrespeito acontece na área que é de preservação. Realmente lamentável essa estranha e repetitiva atitude do nosso alcaide.

CLÉVENIS MARANHÃO SARMENTO – FALA DA PROTEÇÃO QUE ALGUNS DÃO AOS BANDIDOS

Quando deputados, entidades de direitos humanos, imprensa e até o Ministério Público se preocupam mais com a exposição de marginais assassinos em carro aberto do que com a morte covarde de um policial, podemos ter certeza de que a capacidade de indignação e de valoração de nossa sociedade foi completamente corrompida. Clévenis, o amigo tem razão, conheço gente bem situado na sociedade, que vai que assistir filmes só para torcer pelo bandido, comportamento que nem mesmo Freud explica. O Brasil e o único lugar do mundo que bandido tem admiradores e defensores. É lamentável.

 
Do livro Invenções e descobertas em estilo cordel de Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas:
‘Depois da água e do chá, a CERVEJA é a bebida alcoólica mais popular, no mundo, a mais consumida; há dez ou onze mil anos, por sumérios e romanos…ela era conhecida.
.”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em outros quatro sites.