Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

ROMERO RODRIGUES SE AFASTA DE NOVO PARA VISIBILIDADE DE RONALDINHO

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) viajará à Brasília e a São Paulo no sentido de viabilizar projetos para o setor econômico para a Rainha do Borborema.  A informação foi divulgada pelo próprio Romero Rodrigues, nesta sexta-feira (5). Com nova ausência do gestor tucano, o vice-prefeito da cidade, Ronaldo Cunha Lima Filho ficará no comando da Prefeitura por mais 15 dias. Pois é, na realização do Maior São João do Mundo toda visibilidade tem que ser para Ronaldo Cunha Lima Filho. Pobre Romero Rodrigues no momento mais importante para qualquer gestor ele é obrigado a se a afastar, usando esfarrapadas desculpas.

 

CORONEL EULER DIZ QUE O SENADOR CÁSSIO ESTÁ EQUIVOCADO

 

Aqui neste espaço já tinha analisado como equivocada a intenção do senador Cássio de trazer para a Paraíba a Força Nacional, para segundo ele ajudar no combate ao crime e a violência que assustam os paraibanos, naquela oportunidade eu informava que o senador talvez não saiba – ou finge não saber – que a Força Nacional é um pequeno contingente recrutados nas policiais estaduais e, portanto a vinda dos mesmos só  traria despesas aos cofres públicos e nenhum efeito prático. Ontem o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, entrevistado no programa Rádio Verdade, na Arapuan FM, praticamente ratificou tudo que havia sido escrito aqui e  rebateu as declarações do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Para o coronel, o senador paraibano está equivocado. “A força nacional somos nós, policiais militares, bombeiros militares. Eu respeito à Força Nacional, mas isso não resolve o problema.

 

CORONEL EULER DIZ QUE O SENADOR CÁSSIO ESTÁ EQUIVOCADO II

 

 

Para o coronel, o senador paraibano está equivocado. “A força nacional somos nós, policiais militares, bombeiros militares. Eu respeito a Força Nacional, mas isso não resolve o problema. É só um paliativo, não é solução. “O problema é macro”.  Na mesma entrevista o coronel salientou que o aumento da violência decorre da frágil legislação  e citou o  exemplo de uma quadrilha fortemente armada que assaltou um banco em Campina Grande.  Eles vão responder por furto qualificado e porte ilegal de armas. Vão cumprir pena mínima e, em menos de um ano estarão nas ruas de novo”, lamentou o coronel. Pois é,  enquanto os nossos lustres legisladores não endurecerem o jogo as nossas polícias vão continuar enxugando gelo. 

 

NESTE SÁBADO AMOSTRA DA CULTURA CAIÇARENSE


 Neste sábado o poeta Lau Siqueira, secretário de estado da Cultura, estará em Caiçara com a finalidade de conhecer de perto o trabalho do grupo atitude e a cultura caiçarense. Sua visita deverá começar perto das 9 da manhã pela “Barraca da Leitura” na feira, seguindo pelas bibliotecas do grupo e a da Escola João Alves. Ele será o entrevistado do programa atitude a partir das 11 da manhã na rádio comunitária. Às 14 horas na fundação, lhe será apresentados uma amostra da cultura caiçarense, quando então o secretário Lau fará uso da palavra. Todos estão convidados para prestigiar esse evento, que possibilitará . que ele o secretário conheça os caiçarenses e saiba tudo de importante que o Grupo Atitude vem fazendo pela cultura daquela terra.

ANÍSIO MAIA DIZ QUE SE MINISTRO NÃO TROUXER RECURSOS PARA A PARAÍBA É MELHOR NEM APARECER POR AQUI

Enquanto os deputados os estaduais Jeová Campos (PSB) e Daniella Ribeiro (PP), brigam por conta da vinda do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para participar de uma sessão especial sobre a crise hídrica na Paraíba e anunciar a liberação de R$ 18 milhões para obras na área, o deputado petista  Anísio Maia, bem ao seu estilho esnoba ao vinda do ministro  que é do PT,  afirmando que o ministro Gilberto Occhi não precisa voltar à Paraíba se não trouxer novas verbas para enfrentamento dos efeitos da seca. O ministro virá a Paraíba no dia 12 deste mês e se reunirá com lideranças políticas para discutir a estiagem em maior parte dos municípios.  “Se até a véspera da vinda do ministro não houver recursos novos, não vou participar da reunião. Vou procurar algo mais interessante para fazer. Na serei um inocente útil. Se for para vir a Paraíba sem trazer recursos novos, economize o dinheiro da passagem de avião, ministro! Melhor ficar em Brasília mesmo!”, disse Anísio

 

NONATO NÃO CRER EM ALIANÇA COM O PT NO PRÓXIMO ANO

Com a mesma cantilena de outros dirigentes partidários de que discussão sobre eleições só no ano que vem O vice-prefeito de João Pessoa e presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira, revelou não acreditar na fusão do seu partido com o PSB, devido a reforma política não ter prosperado e segunda ele, não fazer sentido qualquer fusão partidária. Nonato falou ainda sobre a possibilidade de manutenção da aliança com o PT nas eleições do próximo ano, e não confirmou a continuidade da parceria com o prefeito Luciano Cartaxo. Ora, ora, ora, se Nonato Bandeira vice- prefeito na gestão Cartaxo, já dar dicas de que não seguirá com Cartaxo em 2016 o quadro fica realmente preocupante, principalmente em razão do violento desgaste do PT em todo Brasil, que conseqüentemente terá reflexos do projeto de reeleição do nosso alcaide. Vamos aguardar.

 

FREI ANASTÁCIO QUER BANHEIROS NOS BANCOS

 

O deputado Frei Anastácio apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei, que obriga os estabelecimentos bancários da Paraíba a ofereçam banheiros para atendimento aos seus clientes, justificando o parlamentar que às vezes o cliente fica um bom tempo aguardando atendimento e em caso de necessidade – muitas vezes pessoas de idade –  não conta com um banheiro para atender as suas necessidades fisiológicas. A intenção do deputado pode até ser muito boa, mas será muito difícil os bancos atenderem tal lei, basta ver a lei  municipal que fala do tempo de  atendimento,  jamais foi respeitada pelas nossas agências bancárias. Por falar me desrespeito, o Banco Itaú é um exemplo clássico como se tratar mal a clientela, que fica exposta a sol e chuva do lado de fora de suas agências ate o horário de abertura e no interior de suas agencias só existem seis cadeiras para atender às vezes três dezenas de pessoas. Banqueiro no Brasil faz o que quer.

 

ELIZA VIRGINIO E O MOVIMENTO LGBT DA PARAÍBA

A campanha de Dia dos Namorados do Boticário mostrando  casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, virou alvo de protestos e ameaça de boicote à marca por parte de evangélicos, a exemplo da vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PSDB).Como sempre a  postura da parlamentar revoltou o Movimento LGBT da Paraíba, com o presidente do MEL (Movimento do Espírito Lilás), Renan Palmeira, anunciando que está estudando mover processo contra Eliza. Eliza não demonstrou o menor receio com a ameaça e afirmou que vive num país democrático, com direito a liberdade de expressão. Ela acrescentou que não defendeu um boicote a marca, mas sim ao ativismo que ela está fazendo. “Espero que o movimento LGB tem a decência de respeitar o contraditório. O processo também é um direito deles, mas vivemos num estado democrático de direito e todos devem ter direito a expressar suas opiniões”. Tem razão a vereadora  Eliza, esses grupos falam muito em perseguição, discriminação e sempre expõem suas ideias sempre sem nenhuma censura, mas basta alguém discordar dos mesmos e esses  intransigentes com relação ao contraditório já ameaçam com processo na Justiça. Assim fica difícil.

 
Alegando que o governo municipal tem feito pouco caso com a grave situação da falésia do Cabo Brando a Associação dos Amigos da Barreira do Cabo Branco (GAB) entregou, nesta semana, ao Ministério Público Federal (MPF), representação contra a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O documento pede uma intervenção urgente do Poder Executivo, para recompor a falésia. Ainda pede a instauração de procedimento contra a PMJP e seus representantes legais, a fim de acompanhar e investigar as irregularidades no local. Solicita ainda, a demolição de toda obra na área que se encontrar em desacordo com a Legislação Municipal e Federal vigente, além de que seja estabelecido prazo para a Prefeitura apresentar o projeto de revitalização da Barreira, que pretende implementar, permitindo-se cópia a qualquer cidadão interessado, bem como a realização de audiência pública para discussão do mesmo.Interessante é que o Prefeito Luciano Cartaxo há mais de seis meses, decretou estado de emergência com relação a Barreira do Cabo Branco o que levou a crer que o mesmo longe das amarras burocráticas iria agir imediatamente para conter a erosão. Ledo engano, pois até hoje absolutamente nada foi feito ali e pelo visto o nosso alcaide deve estar esperando a barreira ruir completamente.

 

A FAVELIZAÇÃO DO CENTRO DA CAPITAL

Por falar em Prefeitura, andar hoje no centro da cidade de João Pessoa é de chocar até mesmo aquelas pessoas menos sensíveis. O fato é que o nosso centro da cidade nunca esteve tão sujo e maltratado, sem falar na invasão dos ambulantes e até mesmo de comerciantes que não respeitam e avançam com suas mercadorias sobre o passeio público, certos da falta de fiscalização. Na Praça 1817 onde se en contravam acomodados os engraxates, a própria prefeitura em setembro de 2013 desalojou os mesmos e os colocou sob umas horrorosas tendas alugadas, que ocupam toda calçada defronte ao Banco do Brasil. Mais recentemente para piorar mais ainda o cenário,  técnicos da Prefeitura estiveram ali e derrubaram o prédio,  dificultando o acesso das pessoas entre a parte alta e baixa do local, já tendo ocorrido ali diversos tombos,  inclusive de pessoas idosas.

A FAVELIZAÇÃO DO CENTRO DA CAPITAL II

A circulação de pedestres na verdade é um verdadeiro malabarismo, para não trombar com os ambulantes, que ocupam inclusive os locais históricos impedindo até mesmo uma simples fotografia, basta ver a invasão deles defronte a Igreja da Misericórdia, bem como se safar dos inúmeros buracos em todo centro. Com o descaso da fiscalização dos agentes da Sedurb, pessoas engraxando em pleno Ponto de Cem Réis, inclusive usando o banco como apoio, prejudicando aqueles que porventura necessitem sentar e pode até parecer brincadeira, mas ainda nesses mesmos bancos, um grupo de pessoas sentam ali, para – pasme os leitores -debulhar feijão verde, sendo tudo solenemente ignorado pelos agentes de fiscalização.

 

PTB FILIA RITA CADILLAC QUE SERÁ CANDIDATA EM 2016

Quando a gente imagina que a nossa atividade política já tinha chegado ao fundo do poço se surpreende com as novas noticias que chegam. Esta semana com pompas e circunstancia o deputado estadual Campos Machado, presidente do diretório paulista do PTB apresentou a nova filiada da legenda a ex-chacrete Rita Cadillac, a quem chamou de grande artista brasileira. Dentre outras coisas disse o mesmo. “Eu sempre admirei a história de uma mulher guerreira, que soube enfrentar todos os obstáculos da vida e conseguiu ser vitoriosa numa carreira árdua e difícil. Sempre respeitei a caminhada da Rita Cadillac e daí vem meu orgulho de, hoje, tê-la no PTB”, afirmou Machado. Segundo se comenta,  Rita poderá ser candidata em 2016.  Em 2008, quando era filiada ao PSB, Rita disputou uma vaga na Câmara dos Vereadores na cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo e deu com os burros n’água.

 

ELIZEU CALISTO CRITICA FALA DA VIOLÊNCIA EM NOSSO ESTADO

O cidadão Elizeu Calisto nas redes sociais demonstrou toda sua indignação com uma violência sofrida por sua filha e lamentou a enganação que foi o programa do desarmamento realizado pelo governo central. Elizeu Calisto a partir deste ponto: Às sete horas, ou seja, 15 minutos atrás, dois bandidos de moto tentaram assaltar minha filha Rute é uma colega, na calçada da minha casa. Rute conseguiu entrar, a colega não, a menina estava sem celular e levou um soco na barriga, quando Rute gritou me chamando corri puxei o portão e eles subiram na moto e foram embora. Esta é a segunda vez, estão viciados. Estou pensando em comprar uma arma, vou tentar de forma legal, se não for possível, será de forma ilegal, pois se estiver armado, se não me matarem, morrem. Vai chegar um ponto em que a população vai se armar, legal ou ilegalmente.’

 

ELIZEU CALISTO CRITICA FALA DA VIOLÊNCIA EM NOSSO ESTADO II

 

 E continua Elizeu: ‘A nossa polícia é tão vítima do sistema quanto nos civis, ela está de mãos amarradas, enxugando gelo, prendendo, marginais que são protegidos pelos direitos desumanos e pelo código penal arcaico, por um país em que seus mandatários não estão nem aí, cada um que se lasque. Esse é o nosso Brasil’. Pois é, Calisto, Esse foi outro engodo do PT desarmar os cidadãos dizendo que o Brasil iria se transformar na oitava maravilha do mundo. O que aconteceu foi que os cidadãos ficaram vulneráveis, já que os bandidos –  esses jamais desarmados – entram na sua casa ou comercio do cidadão, na certeza de que terão apenas  moleza, pois ninguém hoje pode portar um canivete. Agora mais uma vez temeroso de mais despesas com mais bandidos atrás das grades, vem o Governo utilizando  poderosa mídia, tentar tirar da cabeça das pessoas a ideia da redução da maioridade penal e pior é que já tem tonto se deixando levar pela mentiras pregadas, tanto que tínhamos 93% pela redução e na última pesquisa já estamos com 87%.

 

MESMO SENDO EVANGÉLICO DURVAL DECRETOU PONTO FACULTATIVO NO DIA DE CORPUS CHRISTI – WALMIR UCHOA

 

Quando a “FÉ” interessa a TODOS. O Estado é laico, mas seu povo não! Principalmente os funcionários públicos. Explico: Até onde sei, o presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa é evangélico, mas isso não impediu que ele Decretasse “ponto facultativo” (outra aberração jurídica) na sexta-feira. Com esse “ATO CRISTÃO” o chefe do parlamento mirim não somente RATIFICOU o feriado CATÓLICO ( Corpus Christi) , como o prorrogou….Dai porque nós, cidadãos de segunda classe, temos QUE trabalhar quase seis meses por ano apenas para “sustentar” esses “religiosos”…E continua Walmir: “Sem adentrar na sua religiosidade, o presidente Durval, está completando 179 anos na Câmara municipal de João Pessoa, e não se ver nenhuma ação em benefício da cidade e nem cobranças de investimentos para a mesma. Nada contra o Durval, mas, é um “ZERO” a esquerda, como vereador e presidente perpétuo. Além de omisso nas constantes ausências de vereadores na Câmara, e na cobrança de desenvolvimento da cidade. Quanto a distribuição a revelia, sem nenhum critério, senão bajulações, de títulos pessoenses e muitos dado a quem nunca pisou ou fez por João Pessoa, é uma Festa!!. A nossa capital está órfão de uma Câmara de vereadores há décadas!. Estamos votando errado!”.

 

Do livro Invenções e descobertas em estilo cordel de Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas:

‘PREGO de madeira e cobre, vem do Oriente Médio, usado na construção de móvel, cancela, prédio… com cabeça, bico agudo, se não serve para tudo, mas no todo é um remédio.”
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em outro s quatro sites