Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

WILSON SANTIAGO ENTENDE DE BANCO?

Alegando que pretende atrair para sua base os 26 deputados federais do PTB, circula a informação de que ainda esta semana o Governo Federal deve nomear o ex-senador paraibano Wilson Santiago, como vice-presidente do Banco do Brasil. Como Wilson Santiago entende tanto de banco, como este ignaro digitador do idioma japonês, fica difícil apostar em dias melhores para o nosso outrora grandioso BB. Nossos governantes não tomam jeito mesmo. Se existisse recall de políticos, com certeza a presidente Dilma Rousseff seria obriga a devolver a faixa presidencial.
LUCIANO CARTAXO E CÁSSIO CUNHA LIMA EM CONVERSAS RESERVADAS

Ninguém sabe exatamente o que conversam tanto, mas sempre evitando os olhares de curiosos e principalmente dos órgãos de comunicação, o Prefeito Luciano Cartaxo somente este ano já se encontrou duas vezes com o Senador Cássio Cunha Lima. Como tucanos e petistas são como gato e rato, ou seja, não se entendem em nenhuma hipótese, fica difícil adivinhar do que tratam tanto. Espera-se que não seja nenhuma confabulação para 2016, pois ai os eleitores irão passar a desacreditar de vez na seriedade dos nossos políticos.
POSTO DE SAÚDE SEM MÉDICOS ÀS 15 HORAS

Por falar em Luciano Cartaxo, o mesmo precisa dar uma mexida no seu corpo de secretários e assessores, pois a qualidade dos serviços prestados pela nossa prefeitura vai de mal para pior e o danado é que não se tem a quem reclamar. Já falei aqui neste espaço por duas vezes do PSF do Bairro Costa e Silva e recebi por parte da Ouvidora da Saúde, aquela resposta padrão que não serve para nada e nem resolve o problema denunciado. Ontem mais uma vez a minha secretaria do lar – que evidentemente não vou identificar – pediu para sair mais cedo do trabalho, pois por conta de dores na barriga, precisava fazer uma consulta de urgência no posto próximo de sua casa. Cerca de meia hora depois recebi um telefonema da mesma, denunciando que ao chegar ao citado posto, pouco antes das 15 horas, não encontrou nenhum médico dos três que ali trabalham, ou seja, no período da tarde apenas um deles apareceu, tendo chegado de plantão depois das 13h00min Horas e saído antes das 14h30min, antes do horário normal, ou seja, as 17 horas.

POSTO DE SAÚDE SEM MÉDICOS ÀS 15 HORAS

De posse do telefone 32189079 daquela unidade de saúde, liguei e falei com a recepcionista que se identificou como Jussara, que ao ser questionada por mim, constrangida confirmou que não existia realmente nenhum medico para atender, quando então solicitei o telefone da Ouvidoria da Saúde, tendo a mesma – não sei se de má-fé -dado o numero 163, que na verdade pertence a uma repartição do Estado. Daí então, procurei no portal da Prefeitura Municipal e ali encontrei os números 3214.7968 e 160 e mesmo tentando por mais de uma hora, foi em vão, pois ambos só davam toque de ocupado, ou seja, certamente os funcionários da Ouvidoria, já com ouvidos doendo com tantas reclamações, tiram o telefone do gancho. Tem gente na equipe de Luciano Cartaxo fazendo gol contra o tempo inteiro.Em tempo três aparelhos de ar condicionado daquele posto se encontram quebrados há meses.
GILVAN FREIRE DIZ QUE A SAÚDE FINANCEIRA DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA É MUITO RUIM

Não sei se a má qualidade dos serviços tem a ver com o que escreve nas redes sociais o advogado Gilvan Freire, que se intitula Vidente Cego que afirma que a situação financeira da nossa Prefeitura é muito grave. Gilvan Freire a partir deste ponto; ‘ O Secretário Municipal de Turismo da Capital, vereador Bruno Farias, ameaça deixar a pasta, em razão da crise financeira que se espalha por toda a administração. A situação está ficando insustentável e a quebradeira, decorrente de abusos políticos, vai arrastando o gestor e seus auxiliares. Os serviços públicos municipais estão aos frangalhos e a possibilidade de saneamento é próxima de zero. Muita gente está pensando em jogar a toalha’. Pois é, o vereador Bruno Farias só vai esperar um mês pela resposta do prefeito Luciano Cartaxo, de não diminuir as verbas da Secretaria de Turismo, da qual é titular caso contrário o mesmo pretende retornar a sua cadeira na Câmara Municipal.

PROJETO PARAÍBA COM MEMÓRIA

O Sistema Correio de Comunicação, através de ideia do seu presidente Roberto Cavalcante, lançou o Projeto Paraíba com Memória, que pretende resgatar talentos paraibanos em todas as áreas e que infelizmente foram esquecidos pelas nossas autoridades e que agora terão os seus nomes difundidos para que assim sejam conhecidos pelas gerações futuras. No meu modesto espaço na internet, ou seja, no blog que leva o meu nome venho pacientemente fazendo tal trabalho, com um espaço denominado: ‘Gente da minha Terra’, cujos nomes desde já coloco a disposição do Sistema Correio.

GIUCÉLIA FIGUEIREDO CRITICA OS COMPANHEIROS PETISTAS

Quem conhece a vice-presidente do PT Giucélia Figueiredo, sabe bem do seu bom caráter e das suas posições políticas sempre firmes e corretas. Esta semana a mesma tornou pública através das redes sociais, uma resolução da tendência Articulação de Esquerda criticando os deputados petistas que votaram a favor das MPs 664 e 665 que retiram direitos daqueles que vivem de salário, que recebem seguro-defeso ou pensão. Que é isso companheiros?

O DEPUTADO JEOVÁ CAMPOS E O PALÁCIO DA REDENÇÃO

Parece que o deputado Jeová Campos, com essa sua idéia fixa de colocar o nome de Ariano Suassuna no Palácio da Redenção, na verdade se trata de busca de visibilidade, ou seja, ‘Falem mal, mas falem de mim’. Como nos ensina a historiadora e pesquisadora Lourdinha Luna, o nome Palácio da Redenção foi sugerido no ano de 1930, pela senhora de nossa sociedade Julia de Miranda Henriques, querendo assim exaltar a Paraíba altaneira naquele conturbado período da nossa historia. Ninguém acha que Ariano Suassuna não seja merecedor de todas as homenagens, mas – sem falar nos outros Estados da Federação – aqui na Paraíba, mais precisamente em nossa capital, o mesmo é lembrado no Teatro do Colégio Marista, no memorial e auditório do Tribunal de Contas do Estado e terá seu nome também no teatro de do Centro de Convenções no Altiplano, sem falar que ainda em vida, o mesmo foi lembrado através de uma de suas obras no belo monumento localizado no Parque Solon de Lucena.
ÁGUA COM ESCOLTA POLICIAL?

Cada dia a gente toma conhecimento da falta de água, principalmente no Nordeste, cujo povo já vem há quase cinco anos sofrendo com a seca. O chamado ‘liquido precioso’, nunca foi tão precioso como nos dias atuais. Tal liquido anda tão difícil, que onde se consegue água essa vale ouro. Esta semana rodando pelas nossas estradas, observei alguns caminhões, escrito nas suas laterais ‘água potável‘ e ai fiquei a imaginar, será que no futuro tais veículos, terão que ter escolta policial para evitar a atuação de ladrões de água? Quem sabe, poderemos muito em breve assistir tal cena é esperar para ver.

A INSEGURANÇA REINANTE E O DESARMAMENTO DOS CIDADÃOS

Tem gente que milita na área policial e do MP, que inexplicavelmente se rebelam contra a diminuição da idade penal e até mesmo são contra ao endurecimento das penas para os maiores. Tais pessoas parece se encontram em Marte ou na lua e que não verificam que o nosso país não pode mais continuar assim com os cidadãos desarmados e acovardados, sendo vitimas a cada instante da sanha dos bandidos – diga-se de passagem, os maiores e aqueles menores de idade que empunham uma arma e saem por ai matando desenfreadamente, certos que o Tal Estatuto dos Menores, em tese, lhes deu o direito de fazer tudo, inclusive matar, como o famoso James Bond, que tinha licença para tanto.

.

A INSEGURANÇA REINANTE E O DESARMAMENTO DOS CIDADÃOS II

Nem me venham com essa cantilena que cadeia não recupera e que os mesmos irão sair dali pior do que entraram. Essa mentira é pregada todos os dias na mídia pelo governo e tem endereço certo, incutir essa mentira na cabeça dos cidadãos. Ora, o que existe na verdade é o medo que a redução da maioridade aconteça e que os governantes tenham que arcar com a despesa de novos presídios e pessoal, sem falar na caríssima manutenção dessa legião de fora da lei, que sairiam das ruas para a paz e tranquilidade das pessoas honestas deste país. Só para citar um exemplo, bem aqui nas vizinhanças, na Argentina o crime de homicídio leva o sujeito a prisão perpetua. Por fim, é bem estranho que o governo gaste bilhões na construção de verdadeiros elefantes brancos que são os estádios de futebol e não tenha dinheiro para oferecer a devida segurança aos seus cidadãos.

CHICO PINTO SOFRE TENTATIVA DE ASSALTO

A propósito da insegurança reinante, o jornalista e empresário Chico Pinto, postou nas redes sociais, um vídeo do edifício onde reside, que mostra ele Chico sendo abordado por dois ladrões, que o seguiram numa motocicleta, depois que ele deixou a agencia do Bradesco na Avenida Flávio Ribeiro, onde foi sacar dinheiro para pagar os seus empregados. Ao lamentar tal fato envolvendo esse meu prezado amigo, observo que o governo que ai se encontra, utilizando uma mídia pesada, tenha informado e convencido que com o desarmamento das pessoas honestas, nosso país iria se transformar na 8ª Maravilha do mundo. Puro engodo. Ferindo a própria legislação penal que nos autoriza a reagir utilizando as armas que dispuser, até mesmo um canhão o governo nos ensinou a sermos, covardes, ou seja, não reaja, até morra se preciso for e nem pense em defender a sua família. Fique quieto, deixe a marginalidade tomar conta das ruas e no futuro das nossas próprias casas. O danado e difícil de entender é que a polícia veja dois indivíduos numa motocicleta, um fungando no cangote do outro e tais pessoas não sejam abordadas por diversas viaturas a cada 200 metros. Se a polícia agisse assim essa modalidade de crime rapidamente acabaria. Difícil mais ainda, é imaginar que os policiais da área, vendo tais imagens não saibam quem são esses delinquentes. Tomara que não seja que o estou pensando e infelizmente não posso falar.

ROMBO DOS FUNDOS DE PENSÃO É MAIOR DO QUE DA PETROBRAS
O doleiro Alberto Yossef, disse em novo depoimento, que o Planalto tinha conhecimento da baderna na Petrobras. Dar para acreditar? Mas a esculhambação e a safadeza não param por ai não, roubo mesmo é nos Fundos de Pensão. Somente nos Correios, segundo a Revista Istoé, que se encontra nas bancas, o rombo ultrapassa R$ 5 bilhão e quem vai pagar tal conta são os empregados da empresa, que estão com suas aposentadorias comprometidas. Diz a revista que a empresa se encontra sucateada e hoje vive uma triste realidade, marcada por apadrinhamento político e uma série de acusações de desvio de recursos e pagamentos de propina. De acordo com investigações da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc – a má administração e operações pouco usuais fizeram com o que o Postalis, o Fundo de Previdência dos funcionários dos Correios, registrasse um rombo de incríveis R$ 5,6 bilhões.
ROMBO DOS FUNDOS DE PENSÃO É MAIOR DO QUE DA PETROBRAS II

No levantamento realizado nos últimos seis meses, o órgão ligado ao Ministério da Previdência encontrou tantas irregularidades na gestão dos recursos dos funcionários dos Correios que chegou a pedir ajuda à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para entender o que exatamente foi feito com o dinheiro desviado. “A Previc está preparada para pegar inaptidão, erros, mas não para lidar com atitudes criminosas”, afirmou o chefe da superintendência, Carlos de Paulo, em uma reunião com o sindicato dos trabalhadores dos Correios. A maioria dos gestores dali é indicação de Jose Sarney e Edison Lobão. Em tempo: Estamos falando apenas do Postalis, tem ainda os fundos do Banco do Brasil e Caixa Econômica.

PENSAMENTO

Do livro Invenções e descobertas em estilo cordel de Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas:

‘O ARCO e a FLEXA são usados pelos humanos, antes da era cristã, mais de cinquenta mil anos; um instrumento de caça que serviu a toda raça nos mais infalíveis planos.’

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em quatro portais.