Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

ALIADO DE CÁSSIO O DEPUTADO MANOEL LUDGÉRIO É CONTRA CPI, POIS ACHA QUE SERVIRÁ APENAS DE PALANQUE PARA ALGUNS

O deputado Manoel Ludgério que foi secretário da gestão anterior de Ricardo Coutinho e no pleito apoiou o então candidato Cássio Cunha Lima, sendo ele Ludgério sido eleito o mais votado para a Casa de Epitácio Pessoa, disse no final de semana ser que é contrário a instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar supostas irregularidades do programa Empreender Paraíba. Para Ludgério, a CPI proposta pelo deputado Dinaldinho Wanderley (PSDB) servirá apenas como “palanque político” para a oposição.

ARTUZINHO VEM AI

Dias desses o presidente do Tribunal de Conta do Estado, Arthur Cunha Lima, fez uma visita ao governador Ricardo Coutinho, informando naquela ocasião que se tratava tão somente de um encontro meramente institucional e nada mais do que isso. Acontece que imediatamente a nossa imprensa já ventilou que sendo Arthur Cunha Lima Filho, primeiro suplente de deputado na coligação comandada pelo PSB, Arthur o pai teria ido ali na verdade para pedir pelo seu rebento, que hoje ocupa o mandato de vereador na cidade de Cabedelo. Esta semana apressadamente a Câmara de Cabedelo aprovou alteração na lei orgânica, permitindo que o vereador assuma provisoriamente o mandato de deputado, sem prejuízo do seu mandato de vereador. Por outro lado o deputado socialista Jeová Campos já fala em um pedido de licença, alegando fortes dores no braço, que segundo ele, impediria o seu trabalho parlamentar. Algum tem duvida que Arthuzinho sentará numas das cadeiras da AL?

AL – COMO FALAR EM NOVA SEDE EM MOMENTO DE CRISE

Por falar em Assembleia Legislativa, ninguém conseguiu entender até agora a insistência do presidente Adriano Galdino em construir no Altiplano do Cabo Branco, bem distante do povo. .o novo prédio da Assembleia, alegando falta de espaço no atual endereço para abrigar dos deputados e todos os serviços daquela Casa de Leis. A estranheza se amplia, pois estamos vivenciando no país grave crise financeira e o presidente da AL fala na cara construção, dizendo que se dará na sempre questionável parceria publica-privada. O pior de tudo é contatar agora que a demolição do antigo e belo prédio do Jornal a União foi em vão, com essa estapafurdia idéia de Adriano Galdino, quando poderia, por exemplo, obter até mesmo por doação o prédio que foi do Ipase, ali bem próximo e colocar ali diversos serviços e assim resolver tal problema, sem descaracterizar o quadrilátero, já denominado pelo povo de Praça dos Três Poderes.
ADRIANO GALDINO E QUEIXA DO AUXILIAR DO GOVERNADOR
Por falar em Adriano Galdino, o Chefe de Gabinete do governador Fábio Maia, pegou o bonde errado, pois resolveu afrontar exatamente o presidente do Poder Legislativo, amigo e correligionário do governador Ricardo Coutinho. “Segundo Galdino, o mesmo vem abusando do cargo para pressionar e substituir prestadores de serviço”. Como RC já atravessou momentos bem difíceis no legislativo é bom ele se movimentar rapidamente e dar um basta em possíveis abusos do seu subordinado, evitando assim que ocorra um estremecimento entre ele e o presidente do Legislativo.

ROMERO RODRIGUES DEU RÉ E FICA NO PSDB

Romero Rodrigues imaginando beneficiar a sua gestão com recursos oriundos do Governo Federal imaginou mudar de mala e cuia para um partido da base governamental, mas essa sua idéia o tempo todo foi rechaçada pelo seu guru o senador Cássio Cunha Lima. Agora o prefeito campinense que não anda muito bem das pernas, para o próximo ano que terá adversários de peso resolveu ficar quieto, ou seja, decidiu ouvir a voz do senador Cássio,, e deve mesmo permanecer no PSDB. Nos bastidores da política, comenta-se que o tucano ficou com receio deixar o PSDB e tentar a sua reeleição sem o apoio do senador Cássio.
HUGO MOTA: ‘TIME QUE NÃO JOGA NÃO TEM TORCIDA’

O deputado Hugo Mota, que adquiriu muita visibilidade nos últimos meses em razão de assumir a presidência da CPI da Petrobras, andou se posicionando sobre a política local e sobre os pleitos futuros e cravou: ‘Time que não joga não tem torcida”. Na visão de Hugo o PMDB Tem bons nomes, tanto que elegeu no último pleito um senador, o maior número de deputados federais e a segunda bancada na Assembleia Legislativa. O mesmo entende que em 2016 a legenda pode lançar aqui na capital Manoel Junior e Veneziano Vital em Campina Grande, ganhando assim musculatura para a disputa ao governo do estado em 2018. Sem duvida uma boa leitura do jovem parlamentar.

ONDE ANDAM OS GUARDAS DA SEMOB

Os guardas da Semob sempre foram muito atuantes em gestões anteriores eram tão presentes nos acidentes e em locais onde ocorriam abusos de motoristas que muitas vezes causavam até antipatia de algumas pessoas que não aceitam muito bem que se faça o correto, porém eram bastante aplaudidos pela população de um modo geral.Na atual gestão, ninguém sabe bem o que vem acontecendo se os mesmos vêm sendo praticado o chamado ‘corpo mole’ em raz~]ao do salário mas o fato é que a atuação dos mesmos caiu muito e se percebe uma participação bem discreta desses profissionais no transito da cidade que vem se transformando um verdadeiro caos principalmente no centro da cidade onde não se acha um guarda nem rezando muito.Os motoristas sabe tanto disso que agora na Praça 1818 tanto na parte superior quanto na parte inferior sem cerimônia pararam em fila dupla prejudicando assim o já conturbado transito ali no centro. Com a palavra do Superintendente da Semob.

TERCEIRIZANDO DO SEXO

O Brasil realmente é um país surreal, pois imaginem que uma presidente de uma tal associação de prostitutas de Altamira & Alto Xingu, procurou um gerente do canteiro de obras da usina de Belo Monte com um pedido inusitado: que as empresas pagassem aos milhares de empregados em parcelas, pois elas não estão dando conta de atender à demanda. Se a moda pegar e chegar lá em Brasília, o presidente de um determinado Poder da Republica, vai ter que fazer a mesma coisa e pagar aos seus pares de forma parcelada, pois a farra anda solta nos mais diversos hotéis da capital da Republica.

VOTO DISTRITAL VAI REUNIR CÂMARAS DA CAPITAL E DE CAMPINA GRANDE

As Câmaras Municipais de João Pessoa e Campina Grande devem se reunir na próxima semana para discutir a aprovação do voto distrital na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado por meio do PLS 25/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), o qual prevê o sistema de eleição distrital para vereadores em cidade com mais de 200 mil eleitores. Esse foi o principal encaminhamento da última audiência pública para discutir a Reforma Política na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), realizada nesta segunda-feira (27), e que promoveu um debate intenso acerca de vários pontos do projeto para fazer parte de um relatório encaminhado pelo legislativo pessoense ao Congresso Nacional. O assunto ainda gera controvérsias entre os parlamentares e deverá ser amadurecido até a finalização do relatório. “O argumento dos que defendem o voto distrital é muito forte, porque coloca o cidadão mais perto de seus representantes, mas isso também pode estimular o ‘paroquialismo’ dentro da política e prejudicaras minorias”, ressalta o Lucas de Brito, que é relator da Comissão Especial de Estudos sobre a Reforma Política da CMJP.

FOLCLORE PESSOENSE – PETRÔNIO SOUTO

Petrônio Souto, meu amigo de infância no Bairro do Roger é com certeza um dos mais respeitados jornalistas do nosso Estado, ora afastado das redações dos jornais, por vontade própria, para desgosto Da sua legião de admiradores, dentre eles este modesto aprendiz de digitador, mas Petrônio não para e sempre preocupado com os problemas que nos cercam usa com muita competência as redes sociais e faz suas observações e criticas, sendo que desta feita o mesmo trata sobre as repetidas promessas dos nossos políticos. Petrônio a partir deste ponto: “Revendo velhos guias eleitorais e coleções de jornais antigos, verifico que quase todos os prefeitos de João Pessoa, nomeados ou eleitos, na campanha ou no início da administração, prometeram o seguinte: 1 – Revitalização do Centro Histórico, especialmente a área do Porto do Capim. “O Porto do Capim voltará a ser um cartão postal da cidade. O pessoense voltará a ter olhos para o Rio Sanhauá”; 2 – Reforma da Lagoa. “A lagoa voltará a ser um parque, simplesmente um parque, jamais favela, mercado persa e estacionamento de veículos”; 3 – Remoção ou reforma do Mercado Central. “O Mercado Central será uma extensão da Lagoa, um parque aprazível que orgulhará o pessoense”; 4 – Revitalização do Rio Jaguaribe. “O pessoense voltará a desfrutar da beleza do Rio Jaguaribe, da nascente à foz”;5. Proteção ao Cabo Branco. “Vamos devolver ao Cabo Branco toda a sua exuberância natural”. Qualquer pesquisador verificará, sem muito esforço, que isso virou uma espécie de folclore pessoense.”.
MARCELA SITÔNIO FALA SOBRE A NOVA MODALIDADE DE LAVAGEM DE DINHEIRO

Nem sempre um pasto cheio de gado quer dizer que o proprietário é um criador nato. Há um certo tempo, o Ministério da Justiça vem tentando criar mecanismo para coibir a lavagem de dinheiro com a compra de bois. Primeiro, não tem como mensurar o lote vendido ou comprado porque não existe nada regulamentado no setor. Conforme investigações, “inventa-se o nascimento de novilhos e depois com a simulação de venda dessas cabeças, o que, em hipótese, garantiria uma origem legal para o dinheiro”. E eu vivi muitos anos acreditando que lavagem mais comum era de roupa e de pratos…
Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em quatro portais