Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

HUGO MOTTA: NÃO CONFUNDAM GENTILEZA COM GENTE LESA

O deputado paraibano Hugo Mota, com apenas 25 anos de idade e já no seu segundo mandato como deputado federal, tem sido uma revelação à frente da CPI da Petrobras. No primeiro dia dessa sua difícil missão, alguns deputados de cabelos brancos tentaram partir para cima do mesmo que reagiu a altura e disse aos mesmos que cabelo branco não era sinônimo de respeito, cunhando ainda naquela ocasião a seguinte frase; ‘Da terra de onde venho homem não me grita”. Numa outra oportunidade, quando soltaram alguns ratos na sala da referida CPI, um deputado quis tomar a cena e passou a dizer a Hugo Mota o que ele deveria fazer, tendo Hugo de bate pronto respondido; Deputado quando o senhor for presidente dará as ordens, hoje quem manda aqui sou eu.”A Revista Istoé já nas bancas fala de Hugo Mota e diz que o mesmo vem orgulhando os paraibanos e até faz o trocadilho: ‘Não confundam gentileza com gente Lesa’, querendo assim dizer que o deputado, apesar de jovem e tratando com gente mais tarimbada, não vai levar desaforo para casa.
PREFEITO RECEBE DOIS SALÁRIOS E SENAI CRIA DIFICULDADES PARA O ESCLARECIMENTO

O deputado Genival Matias e o vereador presidente da Câmara de Juazeiro Admilson Gonçalves, solicitaram ao SENAI esclarecer se porventura o prefeito daquela cidade Jonilton Cordeiro, que também é funcionário do Senai estaria recebendo por aquele órgão, ou seja estaria açulando dois cargos e dois salários, tendo os dirigentes do Senai se recusado a esclarecer a duvida sob a alegação equivocada de que não poderia fazê-lo em virtude de se tratar de dados sigilosos. Ou se trata de muita ignorância ou pura ma-fé pois o que é sigiloso é apenas o valor do salário do cidadão, jamais esclarecer se ele trabalha ali, acumulando com o cargo de prefeito. Por q ue será que as coisas erradas no Brasil são sempre difíceis de esclarecer?

 

SECRETÁRIO FALA EM RESSUSCITAR ‘TREM DAS ITACOATIARAS
Desde que assumiu a Prefeitura de Ingá o prefeito Manoel da Lenha, bem como o seu secretário de Turismo Vavá da Luz têm trabalhado muito para desenvolver o turismo, fazendo ora Manoel ora Vavá verdadeiras peregrinações aqui na capital em busca de agregar valores as Pedras das Itacoatiaras, tanto que o importante marco pode ser reconhecido pela Unesco. Outro trabalho da dinâmica dupla é levar o trem até lá e tal parece que vai finalmente acontecer, pois o secretário executivo do Turismo na Paraíba, Ivan Burity, revelou que existe um projeto de ressuscitar o ‘trem das Itacoatiaras’ que levaria a população e os turistas de Campina Grande até Ingá e também construir um museu paleontológico na Paraíba. De acordo com o secretário, já existe o trem do forró que outrora foi até Ingá e agora está nascendo o trem das Itacoatiaras. “Queremos ressuscitar esse trem. Que saia de Campina Grande todo domingo e visitaria os pontos turísticos”, afirma lembrando que é preciso revitalizar a estrutura que no momento só funciona uma vez por ano e criar um roteiro ferroviário.
PT MUNICIPAL VAI SE REUNIR NO SÁBADO
O PT da capital vai se reunir no próximo sábado. A pauta vai priorizar a atualização do projeto partidário, que inclui a discussão sobre novas formas de organização e os desafios que o partido enfrenta na atual conjuntura política. De acordo o presidente municipal, Lucélio Cartaxo, esse é o momento do Partido dos Trabalhadores olhar para a história, mas, principalmente, planejar um futuro. A pauta vai priorizar a atualização do projeto partidário, que inclui a discussão sobre novas formas de organização e os desafios que o partido enfrenta na atual conjuntura política. Será feita uma análise em níveis nacionais, estaduais e municipais, com apresentação e discussão de teses. Como a legenda atravessa um dos seus piores momentos, os companheiros terão muitos assuntos na citada reunião.

PT DISCORDA DOS ANISIO MAIA E FREI ANASTÁCIO QUE ASSINARAM PEDIDO DE CPI
Por falar em PT o presidente Charlinton Machado não gostou nadinha da atitude dos deputados Anísio Maia e Frei Anastácio que assinaram o pedido de CPÍ para apurar possíveis irregularidades no Projeto Empreender do Governo do Estado.A direção estadual do PT divulgou uma nota nesta terça-feira (21) afirmando que a executiva do partido discordava da posição dos deputados estaduais Frei Anastácio e Anísio Maia, que foram favoráveis a criação de uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar irregularidade no programa Empreender PB, do Governo do Estado.O deputado Anísio respondeu a declaração oficial do partido através de uma nota e indaga se o presidente do partido, Charliton Machado, quer que o deputado seja incoerente no plenário. Desde que assumi o meu primeiro mandato afirmei que votaria a favor de qualquer CPI ou cobrança de transparência. Ele agora cobra que eu quebre esse compromisso e jogue por terra o que falta a muitos parlamentares que é a coerência política. Tem razão Anísio Maia toda e qualquer CPI será sempre bem vinda, pois tanto pode condenar o gestor desonesto, como revelar para a opinião pública que tudo não passou de armação dos seus opositores, esclarecendo assim a verdade. Já dizia um velho amigo deste aprendiz de digitador: ‘Quem não deve não teme e também não treme.’
O PERIGO DE ACIDENTE NA CÂMARA MUNICIPAL DA CAPITAL

Quem anda pela parte superior do prédio da Câmara Municipal vindo dos gabinetes que se situam na parte contrária do gabinete do presidente onde ficam os gabinetes do vereador Corujinha e Fuba, corre sério risco de cair pela vão da escada totalmente desprotegido que leva ao térreo, sendo o risco muito maior se for uma criança ou cadeirante, pois entre o chão e o cano de apoio das mãos existe pelo menos um metro de altura, sem uma grade de proteção, conforme acontece na parte contrária de quem vem do gabinete da presidência, onde tiveram o cuidado de fechar o vão muito menor com uma tampa de madeirite, menor. Um vigilante que pediu para não ser identificado, revelou que já por duas vezes ali neste espaço pelo menos duas pessoas quase despencaram, o que não aconteceu graças a intervenção de terceiros, inclusive desse vigilante, que segurou uma criança que já ia caindo no vazio, com risco inclusive de morte.

O MAU ATENDIMENTO DO PSF DO COSTA E SILVA
Dias atrás tratei aqui sobre a reclamação de uma usuária com relação ao atendimento do PSF do Bairro Costa e Silva. Depois da denúncia a Ouvidoria da Prefeitura, nos enviou uma resposta padrão que não nos convenceu e novamente recebemos da mesma usuária o que se segue: “A farmácia da unidade de saúde que presta serviços aos usuários distribuindo medicamentos, encontrava-se sem os seus principais fármacos. Faltavam antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos, obrigando aos usuários terem que comprar esses medicamentos se quisessem obter a cura de suas doenças. Um caos.Os aparelhos de ar condicionados dos dentistas da unidade ainda encontram-se sem funcionar, apesar de serem novos.A luz do refletor de um dos dentistas ainda não foi substituída.Ainda tem médico que trabalha até uma da tarde e depois desaparece.Era para ser 3 médicos trabalhando os dois expedientes. Atualmente só existem dois e um deles, não sabe nada da profissão que abraçou. Uma negação. A articuladora deste Blog não conseguiu informações sobre o lanche dos idosos, mas tudo indica que ainda encontra-se faltando.Agora o lixo, além de predominar em um depósito contaminado, lançando toxinas para os trabalhadores de uma oficina de bicicletas que foi instalada irregularmente no terreno da unidade, encontra-se também depositado nas laterais do prédio. Uma pena, pois o prédio tem um pouco mais de um ano de uso.Como se não bastasse tamanho meio de proliferação para infecções para os usuários que procuram aquela unidade de saúde, soube-se que um gato vive pelos corredores da unidade, dia e noite.A articuladora deste Blog presenciou ainda uma mulher que se encontrava sentada na recepção falando mal dos médicos e dos funcionários que por ali transitavam em uma altura tal que chegava a incomodar os usuários que procuravam aquela unidade de saúde para atendimento.
O MAU ATENDIMENTO DO PSF DO COSTA E SILVA II

Soube-se depois que a mulher já foi funcionária da farmácia da unidade e que se achava com o direito de fazer o que quisesse lá porque era ela “quem mandava”, segundo falou uma das usuárias.Ao sair, a articuladora deste Blog tomou um susto quando se deparou com um casal de certa idade, tomando banho na torneira da frente da unidade. Ao procurar saber quem eram o casal, soube por alguns usuários que o casal mora ali mesmo, na frente do prédio da unidade, onde tomam banho, se alimentam de doações e fazem necessidades fisiológicas nos arredores do prédio. Uma verdadeira lástima a saúde deste bairro e vem comprovar apenas que as criticas, mesmo as construtivas que fazemos aqui, não surtem nenhum efeito é como na própria gestão de Luciano Cartaxo existisse gente trabalhando contra ele, querendo assim prejudicá-lo. O pior de tudo é que essa tal de ouvidoria é um órgão literalmente mouco, já que não ouve e não resolve os problemas que lhes são apresentados, ou seja, se contenta com uma mera resposta do órgão acusado e envia essa resposta padrão que ninguém mais aguenta receber, quando deveria ir até o local dos fatos e ali comprovar ou não tudo aquilo que fosse denunciado e ai comunicar ao titular da Pasta e até mesmo ao Prefeito. Imagino que essas pessoas são nomeadas e sequer sabem realmente quais são as suas atribuições como ouvidores. Em tempo; Como o PSF do Costa e Silva não deve ser exceção, o mau atendimento deve ocorrer em todos os PSFs de nossa capital.
CORONEL KELSON: ‘BANDIDO É PARA SER RECEBIDO A BALA
Ontem um carro com vários bandidos, sendo um deles menor de idade, tentaram abordar familiares do Coronel Kelson, defronte a residência do mesmo, localizada no Bairro dos Estados. Os marginais só não contavam que na casa do Coronel Kelson se encontrava a espera dele um sargento da Polícia Militar, que ao perceber a ação sacou sua arma e afugentou os delinqüentes, disparando contra os mesmos. Kelson ao ser ouvido pela imprensa que os bandidos têm que ser recebidos assim mesmo na bala. O Interessante que Kelson ainda anteontem tratava no Facebook, sobre a covardia e enganação do Governo Federal , que massificou via imprensa que o desarmamento seria um fim da violência no Brasil, induzindo o povo a erro, tendo assim votado no plebiscito a favor do desarmamento. Essa lei do desarmamento na verdade deixou desprotegido apenas nós os homens de bem, sob a cantilena de que o nosso Brasil iria se tornar um paraíso. O fato é que ficamos a mercê dos bandidos, que continuam armados do mesmo jeito, matando e afrontando a sociedade brasileira. A coisa foi tão sem lógica, que parece que foi encomendada e elaborada no sub-mundo do crime, pois até mesmo o policial aposentado – pasmem os leitores – ficou proibido de portar arma, como se ele na reserva deixasse de ter os mesmos inimigos que adquiriu no combate ao crime e defendendo a sociedade. Vá entender nosso país.

CORIOLANO SÁ FILHO FALA DO DESARMAMENTO

A propósito ainda do desarmamento do cidadão, Coriolano Sá Filho, sempre antenado nos problemas que afligem a nossa sociedade, se posicionou nas redes sociais sobre a questão do desarmamento, Coriolano a partir deste ponto: “Amigos, a legítima defesa, é para o cristão uma obrigação antes de ser um direito. O beneplácito da dúvida acerca da existência de arma em uma residência tem que ser um elemento inibidor da ação de marginais. Ninguém do movimento sou da paz, nascido no Rio de Janeiro, aceitou colocar na frente de sua casa ou do seu apartamento, este símbolo junto com a frase” Sou da Paz, Nesta Casa Não Temos Armas”. O símbolo que Coriolano se refere são duas mãos entrelaçadas formando as asas de uma pomba e com a inscrição ‘Sou da paz’.

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em quatro portais.