Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

RICARDO COUTINHO COORDENA MOVIMENTO QUE DENOMINOU ‘NORDESTINIDADE’ E CONSEGUE VISIBILIDADE

Aproveitando que os demais governadores dos Estados nordestinos são marinheiros de primeira viagem, ou seja, nunca ocuparam mandatos anteriores, o governador Ricardo Coutinho, habilmente vem se consolidando como uma espécie de porta-voz dos mesmos. Esta semana mais uma vez o governador coordenou a movimento que ele mesmo denominou de ‘Nordestinidade’, que segundo ele próprio não tem qualquer resquício de xenofobia e sim a pretensão de mostrar que existem coerência e identidade dos seus participantes. Na citada reunião que reuniu além dos governadores parlamentares de todo Nordeste, os governadores apresentaram uma lista contendo 25 projetos que tramitam há anos no Congresso e que são prioritários para nossa Região, entre eles o que define a divisão do ICMS no comercio eletrônico e a PEC da Irrigação. Dizem que a política é um jogo de xadrez e RC vem muito bem mexendo com as pedras do tabuleiro e assim obtendo reconhecimento e visibilidade, ao conseguir abrir espaços políticos bem importantes para ele e por consequencia para o nosso Estado.

SUDEMA A PASSOS DE TARTARUGA

Já os técnicos e dirigentes da Sudema andam na contramão do gestor maior que é o governador Ricardo Coutinho, pois a reclamação geral é de que quem procura aquele órgão para uma simples licença ambiental leva uma canseira de chorar, tanto que um grupo de empresários pretende procurar o governador Ricardo Coutinho para falarem do mau atendimento ali. Reclamam os interessados que aqueles que procuram tal órgão, que tempo é dinheiro e o progresso não pode esperar a boa vontade dos que ali trabalham. Para se ter uma ideia, no ano passado, o Grupo Marquise para uma simples limpeza do terreno aonde vem sendo erguido o seu shopping, teve que esperar meses, numa área já devidamente utilizada por outras empresas, inclusive por um grande condomínio residencial. Será que não tem ali alguém tentando atrapalhar a gestão de RC?

CÁSSIO DIZ QUE O PT QUER TRANSFORMAR A JUSTIÇA ELEITORAL EM ‘LAVANDERIA’

O tucano Cássio Cunha Lima não vem dando trégua a gestão de Dilma Roussef, bem como ao seu Partido o PT e esta semana o mesmo que é líder do PSDB no Senado, acusou o PT de transformar a Justiça Eleitoral em “lavanderia” ao tentar legalizar o dinheiro da propina por meio da prestação de contas da campanha. “O PT transformou a Justiça Eleitoral em lavanderia. É o segundo tesoureiro preso por envolvimento em corrupção”, lembrou. Ao arrematar a sua critica sempre contundente, o tucano disse que a prisão de Vaccari envolve diretamente o Partido dos Trabalhadores como um todo, que ficou “refém das informações privilegiadas do Vaccari”. Cássio lembrou que esse é o segundo tesoureiro do PT preso por envolvimento em desvio de recursos públicos, o que deixa o PT em uma “situação muito grave”. Pois é por mais que neguem tudo e gritem inocência todo tempo, fica cada dia mais difícil a situação do PT e dos seus dirigentes.

EX-DELEGADO SERÁ RELATOR DA PEC DA REDUÇÃO DA MENORIDADE PENAL

Não poderia ser melhor, já foi escolhido como relator da PEC 171/93, que trata da redução da maioridade Penal de 18 para 16 anos, o ex- delegado e diretor da Polícia Civil do Distrito Federal Laerte Bessa, que disputou com oito deputados tal indicação. Segundo Bessa o Congresso Nacional tem o dever de regulamentar e resolver uma situação que está sendo exigida pela sociedade brasileira. Esta semana a Datafolha publicou pesquisa em que 87¢ dos brasileiros concordam com a redução da maioridade penal, 11¢ são contrários, 1¢ são indiferentes e 1¢ não soube responder. Pois é já passou da hora de se dar um basta a tanta impunidade a menores que já votam inclusive para presidente da Republica e que muitos romanticamente acham puros e inocentes. A propósito é sempre bom lembrar oi grande Noberto Bobbio: “Quem declara guerra ao Estado não tem nenhum direito de exigir que o Estado não entre em guerra com ele”.
JOSÉ MARANHÃO SE ENCONTRA NO ESTALEIRO COM CHIKUNGUNYA

O governador José Maranhão já em idade bem avançada teve a infelicidade de adquirir a doença denominada de“Chikungunya”, que é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

A NÃO RENOVAÇÃO DOS MANDATOS

Mesmo sendo muito difícil a sua aprovação no Congresso Nacional, o instituto Res Novaes, difunde a ideia da inelegibilidade automática dos ocupantes de todos os cargos eletivos. A ideia é que o político ao encerrar o seu mandato retorne a sua atividade profissional abrindo espaço para outras pessoas. Considerando a exig3encia dos movimentos sociais pela melhoria de nossa representatividade a mudança e a oxigenação constante se adotada seria com certeza uma boa idéia.
LUCAS DE BRITO PODE SER CANDIDATO A PREFEITO DA CAPITAL
Por falar em mandatos chegou ao nosso conhecimento de que o competente vereador Lucas de Brito, uma das gratas revelações da atual legislatura, estaria sendo sondado pelo PSL (Partido Social Liberal) para sair candidato a prefeito da capital no próximo ano e a legenda já teria até iniciado as articulações para lançá-lo candidato.Informações dão conta que o vereador Lucas de Brito (DEM) já foi convidado para que ele que exerce o seu o primeiro mandato se filie a agremiação e consequentemente seja o nome do partido na disputa contra o prefeito Luciano Cartaxo (PT) que disputará a reeleição.
QUANDO SERÁ QUE A PREFEITURA VAI INTERVIR NA BARREIRA DO CABO BRANCO

O prefeito Luciano Cartaxo, há quase quatro meses com o maior estardalhaço decretou estado de emergência na barreira do Cabo Branco, se pressupondo que o mesmo iria agir de imediato naquele local, salvando assim o ponto geográfico mais importante do nosso estado. Ledo engano, tal decreto não teve nenhum utilidade e foi somente de efeito midiático. Vai ver o nosso alcaide está esperando que a barreira venha toda abaixo, quando então não mais será mais necessário a intervenção, pois o mal já estará feito e seremos todos ridicularizados por não dar o devido valor aquela beleza que a natureza nos ofertou.

A REFORMA DA PRAÇA 1817 E A INVASÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

Há alguns dias não ia até o centro de nossa cidade e o fiz ontem e verifiquei que finalmente com quase dois anos de atrás, o a Prefeitura resolveu iniciar a obra do imóvel localizado na Praça 1817 e que abrigava engraxares que antes trabalharam durante anos no Viaduto Damásio Franca. O prédio em questão foi totalmente demolido e agora se espera que a Prefeitura construa um prédio decente e confortável para servir aos velhos engraxates e aos clientes que os procuram, sem se esquecer de deixar a passagem da parte baixa até a parte alta, que sempre atendeu aos pedestres. Por falar nos engraxates, uma pessoa estranhamente sem ser incomodada pelos guardas da Emlur, resolveu se instalar em pleno Ponto de Cem Réis e ocupar um dos bancos como se fosse de sua propriedade, num precedente muito perigoso, pois outras pessoas podem entender de fazer o mesmo e aquele local como ocorreu na gestão de Cícero Lucena, se transformar mais uma vez num verdadeiro mercado persa.

A LAMBANÇA FEITA PELA PREFEITURA NA PRAÇA JOÃO PESSOA

Na inauguração da Reforma da Praça João Pessoa um locutor de uma emissora de rádio gritava a cada instante que o Prefeito Luciano Cartaxo estava inaugurando uma grande obra, ignorando tal radialista o que na verdade é uma obra de vulto, ou quem sabe querendo apenas agradar o nosso alcaide. O fato é que as pedras colocadas ali são de péssima qualidade e logo estarão todas quebradas. A reforma não atingiu nem mesmos os postes, conforme demonstra a foto, restando ali apenas um pedaço de um poste de iluminação. No monumento central se observa claramente desenhos antigos de grafites, e bancos sem restauração, sem falar e, postes totalmente tortos. Realmente com a tolerância do IPHAEP, – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba foi feita uma verdadeira lambança na praça mais importante de nossa cidade e agora o Prefeito Luciano Cartaxo ameaça intervir na também importante Praça da Independência, mas tem muita gente torcendo que ele esqueça tal ideia para não estragar aquele belo logradouro da capital.

SEGUNDO PESQUISA, A PARAIBANA RAQUE L SHEHERAZADE É A APRESENTADORA MAIS CONFIÁVEL

Quase metade dos presentes no ato antigoverno realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, 12, declarou que “confia muito” em Rachel Sheherazade, âncora do ‘SBT Brasil’. A jornalista, que também atua na Jovem Pan, foi apontada como a comentarista política em que 49,4% dos manifestantes mais acreditam. Em segundo lugar, o blogueiro da Veja, colunista da Folha de S. Paulo e apresentador da Jovem Pan, Reinaldo Azevedo, teve 39,6% dos votos. O pódio fica completo com Paulo Henrique Amorim, da Record e do blog Conversa Afiada, apontado por 28% dos participantes como confiável. Os dados são da pesquisa coordenada pela socióloga Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pelo filósofo Pablo Ortellado, da USP, que ouviu 571 manifestantes.

.

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em quatro portais