Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A PARAÍBA FIGURA COMO UMA ‘ILHA’ NUM CENÁRIO DE CRISE

O respeitado Jornal Correio Braziliense, em matéria sobre a queda dos indicadores econômicos do pais, colocou nosso estado, como uma ’ilha’ num cenário de profunda crise no Brasil, Tal reportagem traz analise da presidente da agencia de classificação de risco no Brasil, Regina Nunes, especialista que não revelou uma visão muito boa para do atual cenário brasileiro e aconselhou o governo federal a cumprir as metas do superávit fiscal, para assim recuperar a confiança dos investidores. No mesmo texto a especialista cita a nossa pequena Paraíba como um exemplo positivo com o crescimento de 4, 4% acima da média regional de (0,2%), da nossa atividade industrial que permitiu esse desempenho, sem ter como negar a atuação da gestão do governador Ricardo Coutinho na atração de investimentos privados.

CÁSSIO DIZ QUE O SEU PARTIDO O PSDB NÃO VOTARÁ UMA SÓ INICIATIVA DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF

O senador Cássio Cunha Lima, líder do seu partido o PSDB no Senado é dos mais ferozes críticos da gestão de Dilma Rousseff. O mesmo declarou que o seu partido não irá votar uma só iniciativa do governo com relação a ajuste fiscal sem que ela se reporte ao Brasil pedindo desculpas, bem como que a mesma aponte caminhos do crescimento econômico, do apoio à industria. Disse ainda o senador que o primeiro passo seria a presidente se dirigir à Nação e pedir desculpas., pois ninguém aguenta mais o PT culpar o PSDB, a crise internacional e até São Pedro pelos seus erros.

O EXÉRCITO VERMELHO DE STÉDILE E COM MAIS DE 30 MIL SEM-TERRA ACAMPADOS EM 22 ESTADOS

Já tratei aqui desse individuo João Pedro Stedile, que fora a costumeira agitação que pratica ninguém sabe mesmo em que trabalha o dito cujo. O danado é que na gestão petista ao longo dos anos, o movimento do Sem-Terra comandado por ele cresceu muito e hoje conta com 30 mil homens e mulheres armados e acampados em 22 estados brasileiros. Aqui mesmo as margens da BR 101, na estrada do Recife, um acampamento de tais figuras já se transformou num verdadeiro conjunto habitacional. São centenas de barracos, muitos em alvenaria, construídos nessa área invadida. Como ali absolutamente ninguém trabalha é bem possível que nós contribuintes otários estejamos pagando essa milionária conta e todas as outras dos acampamentos espalhados pelo país afora. A propósito o respeitável jornalista Reinaldo Azevedo com o titulo: ‘A boa vida de João Pedro Stedile o burguesão do capital Alheio’ Dentre outras coisas escreveu: “Digam-me: qual é o trabalho de Stedile? Quando ele acorda, qual é a sua agenda? Quando ele vai dormir e faz o balanço do dia, o que produziu para o país? Que contabilidade ele faz? Quantas propriedades ele invadiu? A quantas pessoas ele causou prejuízo? Que atraso teve a ciência naquele dia em razão da ação de seus seguidores? líder do maior latifúndio improdutivo do mundo, que são as terras sob o controle direto ou indireto do MST?.”

A PÉSSIMA REFORMA DA PRAÇA JOÃO PESSOA

Quem vem acompanhando a péssima reforma que vem sendo feita no mais importante logradouro de nossa capital a Praça João Pessoa custa a acreditar que o Prefeito Luciano Cartaxo e principalmente o IHGP, permita o verdadeiro absurdo que vem sendo feito ali descaracterizando totalmente aquele local com um piso feio e sem nenhuma qualidade que mesmo antes da entrega vive quebrando e sendo trocado pelos operários. Chega a informação de que a Construtora Alliance será obrigada a refazer pela terceira vez, a reforma daquele espaço que de tão ruim chega a ser ridículo que vem enfeando muito aquele que sempre foi o cartão postal da nossa cidade e o mais visitado pelos turistas. Diante de tantos erros, não seria o caso de rescindir o contrato com a referida construtora e abrir nova licitação?

A GREVE DOS CORREIOS E SUA LENTIDÃO QUE PREJUDICA A TODOS

A empresa Correios e Telégrafos foi criada ainda na época do Império por Dom João VI, mas os tempos mudaram muito de la para cá e tal empresa comprovadamente já não atende mais um país com a dimensão continental como o nosso, tanto que a empresa que no passado era considerada de ótima qualidade, hoje é criticada por tudo e por todos, pois até mesmo o famoso Sedex, já perdeu toda a credibilidade levando dias para o documento chegar ao seu destino, prejudicando pessoas e até negócios comerciais. Agora para prejudicar de vez os usuários do sistema os mesmos ameaçam greve a partir de hoje, o que vai piorar ainda mais, o que já é bem ruim. Não seria o caso de o governo quebrar tal monopólio e fatiar por região tal empresa, entregando a gestão na mão de empresas comerciais já com bastante experiência na entrega de cartas e encomendas? Só pra citar um exemplo no bairro do Bessa e Jardim Oceania um amigo desta coluna informa que suas faturas vencem todas no dia 5 de cada mês e o carteiro aparece sempre uma semana depois, por volta do dia 10 e entrega a ele dezenas de faturas para pagamento, todas evidentemente já vencidas. É ou não é de revoltar?

MAIS UMA REVISTA FECHA NA PARAÍBA

Realmente gente a crise chegou com força total, pois além do famoso Jornal Contraponto, bem como a Revista ‘A Semana’ de Neno Rabelo que já circulava há mais de 10 anos, eis que chega a noticia que até mesmo a Revista ‘Nordeste’ do Jornalista Walter Santos deixou de circular. Todos dizem que vão esperar tempos melhores e suas publicações voltaram a circular. A conferir.

LUIZ COUTO O ENGAVETADOR DA CÂMARA

O deputado Luiz Couto, por quatro anos de forma ilegal e até irresponsável, segurou no seu gabinete a PEC que trata sobre a redução da maioridade penal, naturalmente com dó das criancinha que na sua visão praticam poucas violências nas nossas ruas, ou seja, os estupros, assassinatos, matarem uma criança boliviana com um tiro na cabeça e queimarem e matarem com álcool e fogo uma dentista nada disso sensibilizou o deputado Couto. Seu golpe protecionista chegou ao fim, o presidente daquela Casa de Leis Eduardo Cunha, prometeu retirar da gaveta do Padre Couto tal PEC. Vai ver Luiz Couto vive em outro planeta e sequer sabe das violências acontecem diariamente nas nossas ruas, a maioria praticadas por adolescentes certos da impunidade disposta na lei dos menores, que por acaso é denominada Eca, caindo tal denominação como uma verdadeira luva, pois ela verdadeiramente é uma eca.

ADALBERTO FULGÊNCIO MAIS UMA VEZ SE REUNE COM VEREADORES
Nos últimos tempos o prefeito Luciano Cartaxo, que voava em céu de brigadeiro, passou a ser assediado pelos vereadores de sua folgada base inconformados com o corte de cargos comissionados, que deixou muitos afilhados deles vereadores desempregados. Mais recente o prefeito anunciou mais cortes e a insatisfação dobrou, tendo o presidente daquela Casa de Leis, Durval Ferreira, sido convocado para apaziguar os ânimos. Esta semana, mais precisamente na sexta-feira o secretário de Articulação Política Adalberto Fulgencio, teve uma reunião reservada com o nosso edis, não se sabendo o que foi conversando entre o emissário do prefeito e os vereadores.Vamos aguardar os próximos capítulos.

LANÇAMENTO E NOITE DE AUTÓGRAFOS DE BRÁULIO TAVARES .

“Hoje (terça, 17) em João Pessoa, no Empório Café (na Faixa de Gaza, em Tambaú), a partir das 19:00. Quarta, dia 18, em Campina, na Livraria Nobel (Rua Irineu Joffily, em frente ao antigo Cine Babilônia, vizinho ao La Suissa), a partir das 19:00. Quinta, dia 19, em Natal, no Na Goela Rock Bar (Rua São José, 2202-A, Lagoa Nova, quarteirão entre as avenidas Miguel Castro e Lima e Silva), a partir das 19:00. O livro é uma coletânea de 78 crônicas publicadas no Jornal da Paraíba e no meu blog Mundo Fantasmo, falando de cinema, literatura, MPB. poesia, rock, política, Brasil, ficção científica… o de sempre. Apareçam! Pois é realmente imperdível, pois o livro deve ser muito bom, como tudo que Bráulio Tavares faz.

BANDA OSORNO e BANDA IMPERADORES DO RITMO
Nik Fernandes é uma carioca da gema, mas filha de paraibano e que deixou a Cidade Maravilhosa e veio com a sua família se radicar aqui entre nós, trabalhando com música. Artista super talentosa e empresária do ramo musical criou as Bandas Osorno e Imperadores do Ritmo e faz com tais grupos muito sucesso em todo Nordeste. Mas Nik não para nunca e já anuncia a criação da Banda Batom Vermelho composta apenas por mulheres que vai trabalhar preferencialmente com Samba-Rock. Nik Fernandes já incorporou o espírito guerreiro da mulher paraibana e vai com certeza fazer ainda muito mais sucesso como cantora e empresária.
LOURDINHA LUNA FALA SOBRE A CONCENTRAÇÃO DO ÚLTIMO DOMINGO.

Por curiosidade acompanhei a mineira MICHELE FERRARI à concentração no busto de Tamandaré a poucos passos de minha residência, na praia do Cabo Branco, O motivo da movimentação, é o mesmo do – FORA COLLOR – que renunciou ao posto maior da Nação, para não ser cassado. A carga pesada sobre seus ombros, não foi óbice para se candidatar a Senador, pelo Estado de Alagoas!…. A CORRUPÇÃO no Brasil, era um acidental, hoje está INSTITUCIONALIZADA. É Baraúna que os vendavais não conseguem derrubar, mesmo com a exigência da FICHA LIMPA, em vigor, para os candidatos a cargos eletivos. Eu não sou Historiadora, mas fiz minha formação funcional na Casa do Povo (Poder Legislativo) e continuo me interessando pelo que se passa nas esferas políticas da Nação. FHC foi o Presidente da República de quem mais se esperou uma administração isenta de fraudes, por ter sido, no Ministério da Fazenda, um dos autores do Plano Real, que deu fôlego aos brasileiros, em suas modestas receitas. E contribuiu decididamente para sua eleição à Presidência da República. No entanto fez “vista grossa” para os 46 escândalos que surgiram em sua administração. Depois foi a vez do OPERÁRIO, cuja pregação contra a grassante perversão do país o levou ao PODER. .Dispenso-me de comentar o que tem sido o governo da “ESPERANÇA” como José Américo o apelidou, porque os cartazes que estão na rua, são os mensageiros das más noticias.

ADNA MÉRCIA FALA SOBRE O PT E SOBRE SUA MANIFESTAÇÃO NO DIA 13

Adna Mércia é minha cunhada, casada com meu irmão Edson e por conta do seu trabalho como empresária, pouco opina sobre política ou mesmo outros assuntos, já que o seu tempo é dedicado aos seus negócios, com os quais luta com as dificuldades próprias do mercado bastante disputado, mas desta fez a mesma se manifestou sobre as movimentações do final de semana, razão pela qual resolvi reproduzir o seu texto.. Adna Mércia a partir deste ponto: “Muitas vezes prefiro manter-me em silêncio em total respeito aos amigos e pessoas queridas que pensam diferente relativo aos desmandos cometidos por este grupo que se instalou no poder do vale- tudo para se perpetuar nele, realmente ” nunca na história deste país” houve um cinismo e incentivo ao ódio como vemos hoje. Li esta semana que as pessoas que fizeram o “panelaço”, o fizeram de suas varandas gourmet. Com toda humildade gostaria de dizer que no apto que moro não tem uma varanda gourmet, e sim duas, mas que para isto ralei e ralo muito junto com os meus, e que minha vida de trabalho iniciou-se aos quinze anos, então não sou elite e sim uma lutadora, e posso manifestar-me por direito. Não fiz o “panelaço” e ninguém no prédio que moro fez, mas na segunda feira duas funcionárias sendo uma doméstica e outra da Empresa, que são pessoas simples e moram em lugares simples chegaram me contando do “panelaço” em seus bairros. Ontem em um ato de pura “cara de pau” reuniram-se sindicalistas principalmente e pessoas contratadas para fazer manifestação em prol da Petrobrás e do governo, tudo patrocinado, é só ver as bolas, camisas, coletes , gente é muito descaramento. Eles saqueiam a Petrobrás e depois vem com um ato em prol da mesma!!! Trabalhadores mesmo é que não haviam, pois os mesmos num dia como ontem estavam trabalhando!!!”

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em quatro portais.