Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedromarinho4@hotmail.com
 
 VAVÁ DA LUZ CONSEGUE JUNTO AO GOVERNO ESTRUTURA PARA ACOMODAR TURISTA

O meu amigo e irmão poeta Walter da Luz, mais conhecido como Vavá da Luz,que é secretário de Turismo e Esportes da cidade de Ingá, conseguiu depois de incansáveis viagens a nossa capital e muitas audiências com várias autoridades, que o governo do estado construa uma estrutura para recepção e acomodação dos turistas que vão aquela cidade visitar as famosas Pedras de Itacoatiaras, Já manifestei a minha alegria a esse meu querido amigo e disse ao mesmo que com perseverança e muito trabalho as coisas vão acontecendo.Lembrei ainda que preciso não esquecer que as Itacoatiaras existem há milhões de anos e que já passaram pelo Ingá, dezenas de secretários e prefeitos e só agora na gestão de Manoel da Lenha e com Vavá como secretário, se consegue tal avanço. Palmas para Manoel da Lenha, palmas para Vavá da Luz e principalmente palmas para a população daquela cidade, por pode contar com gestores assim. Em tempo: Vavá da Luz não descansa nunca e agora irá continuar o seu trabalho para levar o trem a sua querida Ingá.

 
 

O PREFEITO DE SOUZA  ANDRÉ GADELHA É ACUSADO DE PAGAR GAROTAS DE PROGRAMA COM RECURSOS PÚBLICOS

Esses dias vereadores denunciaram o prefeito de Souza André Gadelha dizendo que o mesmo estaria ilegalmente colocando na guarda municipal, parentes e amigos, para apenas receberem os salários a cada final do mês. Agora através do programa FM Alerta da 104 FM em Sousa, o presidente do PT da cidade, Gervásio Bernardo, não economizou nas críticas ao prefeito do município, André Gadelha (PMDB), que segundo ele André estaria pagando propina para radialistas da emissora de rádio que pertence à família Gadelha.Além do caso dos fantasmas da prefeitura sertaneja, Gervásio também acusou André de estar pagando com dinheiro público, agenciadores de garotas de programa.”Uma senhora chamada Adelma Ferreira está na lista (de funcionários fantasmas da prefeitura da cidade) e metade da cidade sabe que é uma agenciadora de mulheres. É um absurdo. Quero saber como o gestor vai explicar a sociedade toda essa safadeza” disparou o presidente do PT.O MP precisa urgentemente apurar a grave denúncia e o próprio prefeito Gadelha precisa se explicar junto ao povo paraibano.

BUBA GERMANO DIZ QUE RC PODERÁ ATRAIR MAIS SEIS DEPUTADOS

O deputado Buba Germano um dos seis que foram eleitos pelo PSB surpreendeu a todos ao revelar que o governador Ricardo Coutinho poderá nos próximos dias atrair mais seis deputados para sua base na Casa de Epitácio Pessoa. Buba citou Raniery Paulino e Trocolli Junior peemedebistas ainda resistentes, Frei Anastácio e João Henrique do DEM, além de Edmilson Soares e Branco Mendes ambos do PEN, partido presidido por Ricardo Coutinho apeado do poder por Adriano Galdino. Qual será o mel que irá atrair esses novos ricardistas?

 

NONATO BANDEIRA AMEAÇA ABANDONAR A POLÍTICA
O Jornalista Nonato Bandeira, ora ocupando interinamente a cadeira de Prefeito de João Pessoa, revelou que anda completamente desiludido com o modelo político brasileiro) admitiu pela 1ª vez a possibilidade de desistir da vida pública e impôs uma condição: só disputará mandato se existir uma profunda reforma política.“Confesso a você, que nesse atual quadro da política brasileira eu estou fora!”, desabafou, demonstrando desencanto com a possibilidade de submeter novamente seu nome ao aval popular. Essa sua desilusão não será por conta da sofrível votação recebida pelo mesmo para deputado estadual?

PEDRO CUNHA LIMA DEFENDE MUDANÇAS NO ESTATUTO DOS MENORES
Mesmo estando debutando na Câmara, como deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), começa bem, pois defendeu o tema relacionado a punibilidade dos menores, o que também é defendida por 93¢ da população brasileira. Pedro quer mais rigor para jovens infratores (PL 5454/13). O parlamentar lamentou e destacou como exemplo, os três adolescentes apreendidos após participarem do estupro coletivo a cinco mulheres na cidade de Queimadas (PB) e do assassinato de duas delas, em 2012, que já estão em liberdade. O caso chocou o Brasil e ficou conhecido como a “barbárie de Queimadas”. . Eles participaram ativamente do estupro de cinco mulheres e do assassinato de duas delas. Após três anos, eles voltaram ao convívio em sociedade e são considerados réus primários. Como podemos aceitar?”, indagou o deputado, acrescentando: “Esses fatos indignam a sociedade. A mudança no ECA é imperiosa e urgente porque o ECA hoje é de dar nojo!”.
VEREADOR RAONI MENDES DENUNCIA QUE PREFEITURA JOGOU FORA MILHARES DE LIVROS
Depois de denúncia do vereador Raoni Mendes, com direito inclusive com direito a vídeo feito no local onde foram deixados os livros, pelo menos se depender do denunciante, o Ministério Público Federal deve abrir procedimento para investigar descartes de livros pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. De acordo com o vereador Raoni Mendes (PDT) denúncia neste sentido deve ser feita ao Ministério da Educação. Ainda segundo o vereador, a Prefeitura enviou para o processo de reciclagem mais de caminhões carregados de livros. “Eu fui informado que os livros teriam sido vendidos” relatou. O vereador Raoni Mendes lamentou que a Prefeitura da Capital estivesse jogando no lixo livros novos. “O caso precisa ser investigado. Não quero crer que a prefeitura seja colocada agora como se fosse balcão de negócios”.

JOSÉ MARANHÃO RECLAMA DE ESPAÇO NO GOVERNO E INFORMA QUE O PMDB TERÁ CANDIDATO EM 2016

O senador José Maranhão, presidente estadual do PMDB, confirmou em entrevista ao Sistema Arapuan, que o partido terá candidatura própria para prefeito de João Pessoa no pleito de 2016. Maranhão ainda lamentou os poucos cargos oferecidos pelo governo do Estado e reconheceu que a legenda mereceria um espaço maior. Pra a disputa municipal o peemedebista lembrou os nomes do deputado federal Manoel Júnior e do deputado estadual Gervásio Maia, para a disputa na Capital, mas revelou que esse debate só deve ser afunilado no ano que vem. Sobre os espaços para o PMDB no governo do Estado, Maranhão evitou fazer uma reclamação mais explicita, mas reconheceu que pela importância do partido na vitória do governador no segundo turno e pela dimensão da legenda, poderia ocupar cargos mais relevantes. Na verdade a adesão se deu no segundo turno depois da derrota de Vital do Rego e para quem conhece a nossa política, sabe perfeitamente que aqueles que votaram em Vitalzinho viriam naturalmente votar em RC, ou seja, não votariam em Cássio Cunha Lima de jeito nenhum. Espera-se que o senador espertamente na esteja utilizando tal reclamação para assim ter tema para romper antes de 2016, como já fez no passado.

 

RAIMUNDO LIRA DIZ NO SENADO QUE A CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA É INVIAVEL E DESESTIMULANTE

Ontem ao fazer um aparte no plenário do Senado, o senador paraibano Raimundo Lira revelou que vendeu a sua última concessionária de veículos, e apelou que se faça urgentemente uma reforma tributária em nosso país. Disse Lira que alguém já juntou as legislações tributárias do governo federal dos estados e municípios o total chega a 11 mil páginas, o que inviabiliza qualquer empreendimento, pois o empresário tem que contratar um verdadeiro exército de funcionários, fora da atividade fim da empresa, – que o mesmo classificou como improdutivos – para ficarem atentos a essa vasta legislação. Exemplificando o mesmo disse que ouviu do famoso empresário da Jorge Gerdau, que tem empresas, aqui no Brasil, Chile e EUA, todas com a mesma finalidade, exemplificando ele Gerdau que só que no Brasil precisa de 150 funcionários para a parte tributária, no Chile 30 e nos EUA apenas 15. Tem razão o senador Lira, precisamos de uma mudança drástica na legislação tributária.
SERVIDOR DO PODER JUDICIÁRIO RECEBE PREMIAÇÃO NACIONAL POR INCENTIVAR A LEITURA

O Técnico Judiciário Jocelino Tomaz de Lima, da Comarca de Caiçara, foi responsável por um dos projetos campeões do prêmio denominado “VIVALEITURA”, promovido pela Organização dos Estados Íberoamericanos (OEI) em parceria com o Ministério da Cultura. A cerimônia de premiação aconteceu recentemente, no Congresso Nacional, em Brasília.O objetivo do prêmio é valorizar projetos de incentivo a leitura com resultados comprovados. Na edição de 2014, foram inscritos 998 projetos divididos em quatro categorias. Os cinco finalistas de cada categoria foram para cerimônia de premiação onde foi anunciado o campeão de cada uma delas. Na categoria “Promotor de Leitura” o vencedor foi o projeto “Grupo Atitude, por uma Cidade Leitora”. Com isso, Jocelino recebeu R$ 25 mil para investir no projeto. O prêmio existe desde 2006 e nunca um projeto paraibano havia sido vencedor. Entre os finalistas de 2014 também havia um projeto da cidade de Picuí(PB). O Grupo Atitude desenvolve voluntariamente projetos educacionais em Caiçara desde 2005, enfocando, principalmente, o acesso e o incentivo à leitura. O grupo administra três bibliotecas comunitárias, uma delas funciona em parceria com uma lanchonete (“Lanchoteca”).Além disso, promove cursinho pré-vestibular; programa semanal de rádio; pesquisa e divulgação da história e da cultura da cidade; eventos culturais e de promoção da leitura; “Natal Rural”, com o Papai Noel levando brinquedos e livros para as crianças da zona rural; “Natal Literário”, doação de livros para crianças da cidade; curso de desenho; projeto “Escolas Leitoras”, parceria entre escolas e bibliotecas para promover a leitura. Jocelino para executar esse extraordinário projeto conta com a participação de 60 voluntários da cidade de Caiçara.

 

OS NÚMEROS DO BLOCO MURIÇOCAS DE MIRAMAR – IVALDO GOMES

Ivaldo Gomes é um cidadão preocupado com tudo aquilo que aflige a nossa sociedade e sempre utiliza com muita propriedade as redes sociais onde assim registrar as suas opiniões. Agora o mesmo falar sobre os números de foliões do Bloco das Muriçocas sempre super avaliados, por alguns comunicadores, não se sabe com que intenção e qual a razão dessa mania de grandeza. Ivaldo Gomes a partir deste ponto: “Essa polêmica do número de participantes nos blocos me parece risível. Só rindo mesmo. É preciso que se diga que uma lei da física explica que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo em um mesmo espaço. Basta medir em metros quadrados o local por onde desfila o bloco e você percebe a furada e as viagens que muitos embarcam em números que nunca correspondem a realidade. Dizer, por exemplo, que o desfile das Muriçocas do Miramar consegue juntar quinhentas mil pessoas, só se ampliar e muito o espaço por onde acontece o desfile. É só uma questão de espaço, verdade e bom senso. Mas nós temos outras questões mais importantes pra tratar sobre o carnaval fora de época de João Pessoa. Segurança, privilégios, falta de respeito com os vizinhos a festa, prestação de contas sempre mal explicadas e muita, muita bebedeira, etc, etc e tal. Voltaremos ao tema. “ Caro Ivaldo, o amigo tem razão o jornalista Rubens Nóbrega matematicamente no há cerca de sois anos num artigo seu, desmentiu matematicamente esses números. Tal mania de grandeza deve ser em razão do maior São João do Mundo e outras festas locais sempre superestimadas. Daqui a pouco vamos ser chamado de Itú do Nordeste, onde tudo é maior do que em qualquer lugar. Tenha dó.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais