PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)
 
 
 RICARDO BARBOSA FALA NO ABANDONO DE CÁSSIO, RÔMULO GOUVEIA E DE MANOEL LUDGERIO

Em entrevista ao Programa Politicando da TV-Master, conduzido pelo competente jornalista Tião Lucena, o deputado Ricardo Barbosa falou sobre os mais diversos assuntos, inclusive revelou que o computador que iria ser utilizado para a votação de escolha do presidente da Assembleia, já no dia seguinte ao pleito misteriosamente desapareceu. Falou também sobre o primeiro mandato de Ricardo Coutinho e disse que ele Barbosa, que ocupou duas importantes secretarias pode perceber a grandeza da gestão com cerca de 700 obras, número muito maior do que os últimos doze anos das gestões de José Maranhão e Cássio Cunha Lima. Volume de obras que deram a ele RC uma vitória maiúscula. Disse ainda que tem certeza que Ricardo fará uma segunda gestão bem melhor do que a primeira.

 

RICARDO BARBOSA FALA NO ABANDONO DE CÁSSIO, RÔMULO GOUVEIA E DE MANOEL LUDGERIO II

Ainda falando do último pleito, Ricardo Barbosa disse que Cássio Cunha Lima lhe revelou várias vezes que caso fosse candidato tinha certeza de sua vitória e que o seu rompimento depois de quase quatro anos, mesmo apoiando tudo que RC fazia, se deu em razão das pressões que ele vinha sofrendo das ‘viúvas do poder’, que adoram o empreguismo e os favores do Estado. Barbosa falou a mesma coisa com relação a Rômulo Gouveia e a Manoel Ludgerio, dizendo que até a véspera do rompimento Gouveia não cansava de elogiar Ricardo Coutinho e ele Ludgerio, ocupou importante espaço no governo que lhe deu 50 mil votos. Sobre as ações promovidas por Cássio contra a vitória de Ricardo Coutinho para lhe tomar o mandato, Barbosa achou que as mesmas são bem precárias e que certamente o mesmo não logrará êxito no seu intento e que seria decente reconhecer a derrota, pois a sua conduta no sentido contrário só servirá para diminuir a sua biografia.

CÁSSIO APRESENTA DECRETO LEGISLATIVO SUSTANDO EFEITO DO PIS E CONFINS SOBRE A GASOLINA

Por falar em Cássio Cunha Lima, o mesmo utilizando a tribuna do Senado, informou que protocolou decreto legislativo com a finalidade de sustar os efeitos do decreto presidencial, que aumentou o PIS e Confins sobre a gasolina onerando mais ainda o bolso da população. Alega o senador que o decreto não poderia ter efeito imediato, pois teria obrigatoriamente de cumprir a noventena, ou seja, só poderia entrar em vigor depois de 90 dias da sua publicação. Pois é o preço dos combustíveis teve redução no mundo inteiro e o Brasil literalmente andou na contramão reajustando os combustíveis e sacrificando mais ainda os brasileiros e a economia, já que praticamente tudo depende do petróleo.

PORTAL DENUNCIA QUE PREFEITO DE SOUZA ANDRÉ GADELHA, NOMEIA ‘FANTASMAS PARA A GUARDA MUNICIPAL

O portal Conexão PB, da cidade de Sousa, publicou uma séria denúncia envolvendo a administração do prefeito da cidade de Souza, André Gadelha. Segundo o portal, uma lista de funcionários fantasmas da prefeitura Municipal, “emprega” nos quadros da Guarda Municipal “radialistas, empresários, profissionais da imprensa escrita e até pessoas de site da cidade de Cajazeiras.” Pessoas que nunca usaram uma farda, estão recebendo de forma indevida dinheiro público. André Gadelha precisa vir urgente a público explicar se realmente existem ‘fantasmas’ na sua folha de pessoal.
MUITOS CANDIDATOS A PREFEITO DE JOÃO PESSOA EM 2016

 

A Prefeitura de João Pessoa é hoje a jóia da coroa, desejada por muitos partidos políticos e por diversas pessoas já que pode ser uma vitrine muito boa para alcançar objetivos políticos mais altos. Mesmo ainda distante do pleito, já se fala nos nomes de Raoni Mendes, Lucas de Brito, Manoel Junior, Wilson Filho, sem falar num eventual candidato do PSB, escolhido do bolso do colete de Ricardo Coutinho, que evidentemente vai querer retomar para o Grupo Girassol a prefeitura mais importante do estado.

EDVALDO ROSAS GARANTE MANUTENÇÃO DA ALIANÇA PSB E PT ATÉ 2018

Quem não pensa assim é o presidente do PSB Edvaldo Rosas, que garante e jura de pés juntos, que a unidade do grupo vitorioso em 2014, será preservada pelo menos por mais oito anos, ou seja, deverá ser repetida em 2016 e 2018. Pensa Edvaldo que os interesses de RC e Cartaxo não são divergentes, pois enquanto Cartaxo deverá buscar o governo do estado, Ricardo Coutinho tentará uma das duas vagas para o Senado e ainda sobrará a vaga de vice-governador e a segunda vaga para o senado, para as inevitáveis negociações.

 

VEREADOR MARMUTHE ANUNCIA A SUA SAÍDA DO SOLIDARIEDADE E CRITICA O PRESIDENTE BENJAMIM MARANHÃO

Em resposta à divulgação de um processo que responde por infidelidade partidária, cujo motivo foi não ter apoiado a candidatura de Benjamin Maranhão a deputado federal, o vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti, declarou que deverá apresentar seu pedido de desfiliação da legenda. Ele afirmou ter ficado insatisfeito com a agremiação partidária porque nela não teria tido direito a voz. Além disso, fez críticas ao presidente estadual da sigla, Benjamim Maranhão que não disse até hoje a que veio, tanto que no último pleito foi o menos votado, ou seja ficou na lanterninha declarou. Disse também que além dele já saiu da legenda o vereador Eduardo Carneiro e o próximo será o Professor Gabriel, que já se manifestou com tal intenção.Ao ser questionado se, comparando a relação partidária a uma ação de consumo, poderia cobrar seus direitos no Procon por “propaganda enganosa”, Marmuthe disparou:”Eu iria direto à fábrica porque seria um grande defeito de fábrica envolvendo esse produto, se referindo segundo explicou ao Partido Solidariedade.

 

BENJAMIM MARANHÃO ‘EMPLACA’ PARENTE NUM ALTO CARGO NA PREFEITURA DA CAPITAL

Por falar em Benjamim Maranhão, o mesmo pode até não ser muito jeitoso com os membros do seu partido, mas com o pessoal de sua família o dito cujo é bem preocupado, tanto que com a legenda praticamente esvaziada com a saída de vários vereadores, o mesmo depois de perder a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Capital, conseguiu a proeza de emplacar um seu parentes. O presidente da legenda nem brigou pela Sedurb e pelo vereador João Almeida e já tratou de indicar Eduardo Jorge Rocha Pedrosa, o Dudu, que é seu primo, para a Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, cujo salário é de R$ 11 mil/mês. Sem querer entrar no mérito de tal nomeação, alguém saberia me dizer para que serve um secretário adjunto?
SEDURB VAI RECADASTRAR TÚMULOS EM JOÃO PESSOA

Aqui neste espaço há alguns meses, tratei sobre os túmulos abandonados nos nossos cemitérios, muitos há décadas, pois aparentemente aqueles cujos corpos foram ali sepultados não têm mais parentes que cumpram com os devidos cuidados, permanecendo os túmulos destruídos e sujos. Hoje ó grande problema é a falta de espaço nos cemitérios, ai depois da convocação a Prefeitura poderá desocupar aqueles túmulos, cujos parentes não compareceram ao recadastramento, colocando os ossos em ossuário públicos e assim reutilizando os túmulos. Este aprendiz de digitador entende que os dirigentes municipais, considerando o número de habitantes e a reconhecida falta de espaços, poderiam pensar na criação de um crematório público, que teria com certeza boa acolhida por parte das pessoas.

 

CURSINHO DE MEDICINA EM MIRAMAR CERCA A CALÇADA E ALUGA O ESPAÇO PARA OS CARNAVALESCOS

Por falar em Prefeitura, a coisa está tão sem dono, que um curso de medicina localizado em Miramar, armou um barraco sua calçada que tem mais de seis metros de largura e está alugando para terceiros e o transeunte que ande pela rua e brigue com os carros da perigosa ladeira de quem sai de Miramar para a Epitácio Pessoa. Aliás, nunca entendi o tamanho exagerado dessa calçada com essa largura e a via de rolamento onde trafegam todos os veículos vindo do Castelo Branco bem estreita.

VEREADORES DENUNCIAM PRESIDENTE DA CÂMARA DO CONDE
Após as denúncias de irregularidades na Câmara Municipal de Conde, os vereadores da cidade se uniram e estão pedindo o impeachment do presidente da Casa, o vereador Denys Pontes de Oliveira, que teria contratado a própria filha para ser tesoureira da Câmara. Além disso os vereadores estão investigando contratos de empresas que prestaram serviços para o legislativo, além de viagens pelas quais ele recebeu diárias mas que sequer viajou pois os seus colegas sabem que ele recebia diárias e permanecia na cidade de Conde.A diária em questão seria em relação a uma viagem para participar de um congresso na cidade de Maceió, em Alagoas. O simpósio aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio de 2013. No entanto, no dia 25 o vereador foi fotografado em um festival de forró na própria cidade de Conde. O vereador Fábio Melo de Souza, que comanda as acusações contra Denys e é mais conhecido como Tatu e com certeza com um apelido desses, vai fuçar muito a vida do presidente do legislativo mirim daquela cidade.

 

SUMIÇO DO BUSTO DO POETA AUGUSTO DOS ANJOS SIMBOLIZA O DESLEIXO DO GOVERNO CARTAXO

O pedestal que trazia o busto, em bronze, do ilustre sapeense que dá nome a uma galeria no centro da Capital, o poeta Augusto dos Anjos, sumiu.O abandono da galeria é a imagem vergonhosa da administração do prefeito/festeiro Luciano Cartaxo (PT).O sumiço do busto do poeta foi notado pelo jornalista Cristiano Machado que chamou a atenção do inquilino da sede de Água Fria, através das redes sociais: ‘ADMINISTRAÇÃO DA PMJP!! Nem o busto do nosso poeta maior e nem o piso da galeria‘.Caro Cristiano o pior, é que sem nenhuma razão já que a galeria é particular técnicos da Prefeitura foram ali e retiraram a cerâmica do piso, prometendo voltar e nunca mais aconteceu, enfeando o espaço e dificultando a mobilidade das pessoas que usam aquela via para atravessar da Rua Duque de Caxias para a Visconde de Pelotas e vice versa. Realmente os técnicos da Prefeitura da Capital vêm prestando um verdadeiro desserviço a nossa população.
DODA DE TIÃO – ASSIM NÃO VALEU O BOI

O deputado Doda de Tião teve uma passagem bem apagada na legislatura que terminou em janeiro último, ficando conhecido apenas em razão de ter apresentado um projeto instituindo a ‘Vaquejada’ como esporte na nossa Paraíba. Esta semana um grupo resolveu protestar na porta da Assembleia Legislativa e Doda de Tião de fininho escafedeu-se dali, escapando dos manifestantes. Pelo menos desta vez não valeu o boi, conforme se grita nas vaquejadas.
BIRA DELGADO E BEBÉ DE NATÉRCIO COMPÕEM O HINO DO BLOCO PIRA NA FOLIA

Com dois compositores do porte de Bira Delgado e Bebé de Natércio a letra e música do hino do Bloco Pira na Folia, do vereador Bira Pereira (PT) PT), foi um verdadeiro sucesso ontem quando o bloco desfilou junto com O Bloco Muriçocas de Miramar. Bira Pereira além de suas atividades parlamentares incursiona também no Reinado de Momo com o seu bloco.

PETRÔNIO SOUTO FALA SOBRE O CARNAVAL

O Carnaval era só um dia, a Terça Feira antes da Quarta-Feira de Cinzas, que abre a Quaresma. Depois, festeiros e espertalhões de todo o gênero, dando um show de ignorância, já de olho na grana e no feriadão, acrescentaram mais três dias (Sábado, Domingo e Segunda). Agora o carnaval não tem período certo. No Brasil, todo dia é dia de carnaval. Micaretas e carnavais fora de época se proliferam pelo Brasil afora, ao som das máquinas de contar dinheiro. Resultado: não tem verba do SUS que cubra o tratamento das vítimas dessa zorra total. Verdade Petrônio Souto, o Carnaval se transformou numa mina de ouro para alguns e prejuízos para nós contribuintes, pois se utiliza toda rede hospitalar pública, todo aparelho policial, a segurança pública, aluguem de palcos, banheiros químicos, limpeza das ruas e outros serviços pagos por nós pobres contribuintes.

 

ALBERGIO GOMES MEDEIROS – AS MANIFESTAÇÕES DE MARÇO

Albergio Gomes Medeiros escreveu nas redes sociais sobre as manifestações programadas para o mês de março. Albergio a partir deste ponto: ‘ Estão programando uma manifestação para o dia 15 de março e etc e tal. Não irei nem compactuarei com esse nem nenhum movimento de impedimento para Dilma nem nenhum governante. Não fui favorável ao de Fernando Collor nem serei nesse movimento vindouro. Isso não fortalece a democracia; ao contrário, a enfraquece; pois findará propiciando uma instabilidade institucional a cada pleito. A forma de repudiar a Presidente e trupe é por meio do voto; no mais; seria mero golpe travestido de “legalidade”. Façam movimentos e criem grupos de pressão por reformas profundas nesse sistema político partidário; tributário; etc., mas suscitar “impeachment” não levaria a caminho seguro algum.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.